Pesquisar
Sal integral Saiba o que é e seus benefícios

Sal integral: Saiba o que é e seus benefícios

Desde sempre, um dos principais ingredientes das cozinhas do mundo é o sal e, atualmente, o sal integral vem se popularizando por ser uma alternativa mais saudável em relação ao tradicional sal refinado. Isso ocorre devido à presença de diversos minerais presentes nesse sal que se perdem durante o processo de refinamento.

Porém, o excesso de sal em qualquer organismo pode ocasionar diversos problemas de saúde, principalmente nos rins. Além disso, muitas pessoas não podem consumir esse ingrediente por conta de doenças. Mas será que o sal integral é mesmo mais saudável do que o sal que conhecemos? Confira a seguir os benefícios dessa alternativa e quando utilizá-la.

O que é o sal integral?

O sal integral é considerado uma variedade que difere do sal marinho tradicional por não passar pelo processo de refinamento. A obtenção desse ingrediente é feita de maneira menos processada, geralmente utilizando a evaporação da água presente no mar e de minas de sal.

Por não passar em um processamento industrial, o sal integral mantém mais nutrientes e minerais naturais. Essa composição é considerada bem mais completa do que o sal tradicional refinado, passando a ser uma alternativa mais saudável para a mesa.

O que é o sal integral
Fonte/Reprodução: original

O sal, principalmente o refinado, passa por processos que visam o branqueamento e retirada de impurezas do produto, com isso os minerais importantes também são eliminados. Por isso, o sal integral tende a ser mais escuro do que o convencional. Quanto mais escuro for o sal, mais natural é o ingrediente.

Por ser uma ótima fonte de minerais, o sal integral tornou-se um ingrediente fundamental para a manutenção da saúde. Ele consegue atuar no transporte de oxigênio nas células e também no funcionamento das enzimas do organismo.

Porém, até mesmo esse tipo de sal pode trazer problemas de saúde quando consumido em excesso, principalmente por pessoas que sofrem de algumas doenças como hipertensão e problemas nos rins.

Para que serve?

O sal integral serve como um substituto do sal que conhecemos hoje. Por isso, pode ser utilizado no preparo de diversas receitas, dando sabor para saladas e legumes. Além de fazer o papel do sal tradicional, há o benefício do integral ser inteiramente livre de aditivos químicos e diversos conservantes, ideal para quem pretende mudar o consumo do sal tradicional e deseja ser mais saudável no dia-a-dia ou não deve se alimentar com sal em excesso.

Geralmente, o sal integral apresenta um sabor um pouco menos forte quando comparado ao tradicional, porém bem mais marcante. Mesmo assim, quando colocado em receitas, ele cumpre o mesmo papel do sal refinado e não perde nada em sabor.

Quais os benefícios do sal integral?

Por estar livre de um processo de refinamento, o sal integral tem em sua composição nutrientes e minerais, como potássio, zinco e ferro, o que o sal comum não apresenta. Além disso, ele oferece uma menor porcentagem de sódio, o que ajuda no balanço eletrolítico e não sobrecarrega os rins com facilidade. Com isso, é possível usufruir dos benefícios de prevenção de câimbras e da osteoporose e ajuste da glicose no organismo.

O sal integral também é considerado bem mais natural e auxilia diretamente no movimento de oxigênio pelas células do corpo e funcionamento das enzimas. Isso tudo torna o seu consumo algo fundamental para manutenção do organismo, porém sempre mantendo o equilíbrio.

Quais os benefícios do sal integral
Minerais, clique e saiba mais +

Qual a diferença entre sal integral e sal comum?

A principal diferença entre sal integral e sal comum de mesa está no processo de obtenção desses ingredientes. Mesmo também sendo retirado de depósitos de sal, o integral não passa pelo processo de refinamento, apresentando menos teor de sódio em comparação ao tradicional.

Além disso, o sal comum também sofre com o processo de branqueamento e aquecimento químico, que resulta na perda de muito do seu valor nutricional e aumento da taxa do sódio, coisa que também não acontece com o sal integral.

No sabor, os dois tipos são parecidos. A única coisa perceptível, como mencionado anteriormente, é que o integral apresenta um sabor menos salgado, mas ainda assim pode ser utilizado normalmente em receitas, principalmente como tempero para carnes e saladas.

O sal integral é mais saudável?

De acordo com especialistas da área, é possível considerar o sal integral mais saudável do que o sal tradicional. Isso por conta dos minerais que ele possui e por não conter aditivos químicos em sua composição. Ao que se sabe, o integral é capaz de oferecer mais de 20 minerais benefícios ao organismo, mas ainda assim possui o cloreto de sódio.

Mesmo sendo mais saudável e com diversos benefícios ao organismo, é preciso ingerir o sal integral com cuidado. Assim como o tradicional, o consumo em excesso é capaz de trazer malefícios para a saúde.

Por isso, mesmo utilizando somente o integral na alimentação, é importante usar somente a quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. De acordo com a agência, uma pessoa deve ingerir no máximo duas gramas de sal ao dia, o que equivale a uma colher de chá.

Como saber se o sal integral é verdadeiro?

Para saber se o sal integral é verdadeiro é importante olhar o rótulo. Normalmente, o sal oferece menos sódio que o refinado, mesmo que a diferença seja mínima. Os que mais sofrem com falsificações são os chamados de sal do himalaia e para identificá-los é preciso prestar atenção no formato de seus cristais e em sua cor, que deve ser clara e não muito avermelhada. Caso tenha um pacote em casa, basta colocar um pouco na água e verificar se a cor sai. Se o pigmento começar a sair aos poucos significa que o sal é falso.

Como saber se o sal integral é verdadeiro
Fonte/Reprodução: original

Uma grande dica é verificar se há iodo em sua composição. Geralmente aqueles que possuem esse nutriente são os mais indicados para consumo diário. Opte também por marcas que vendam o sal em embalagens de vidro ou de plástico duro. Essas embalagens são capazes de conservar melhor os nutrientes do sal e também torna mais fácil identificar o verdadeiro.

Quem tem pressão alta pode usar sal integral?

Pessoas que são hipertensas recebem a recomendação de moderar a ingestão de sal no dia-a-dia. Mesmo tendo o título de mais saudável e com diversos benefícios ao organismo, o consumo do sal integral por hipertensos deve ser totalmente moderado conforme a recomendação do médico ou profissional de saúde responsável.

Além de moderar no uso do sal nas refeições, essas pessoas também devem evitar os alimentos industrializados por conta do grande volume de sódio. Nesse caso, os maiores vilões são as comidas congeladas, molhos prontos, comidas enlatadas, hambúrgueres que são vendidos congelados e queijos processados.

O melhor a se fazer é procurar consumir mais alimentos naturais e prestar atenção no rótulo de tudo que for industrializado. A troca do sal tradicional para o sal integral é algo indicado, mas deve ser utilizado somente o necessário do ingrediente.

Pode tomar sal integral com água
Benefícios dos minerais, clique e saiba mais +

Pode tomar sal integral com água?

Para pessoas saudáveis, beber água com sal integral não oferece nenhum malefício, desde que a quantidade de sal esteja dentro do recomendado pela OMS. Segundo as pessoas que incorporaram a água com sal em sua rotina, essa mistura ajuda a manter o equilíbrio de toda a pressão sanguínea. Entretanto, esse benefício ainda não foi alvo de nenhum estudo científico que comprovasse a sua eficácia.

Agora, para pessoas que sofrem de alguma doença onde o consumo do sal deve ser moderado, essa mistura pode ser perigosa. O melhor a se fazer é consultar a opinião de médicos antes de incorporar a água com sal em sua rotina.

Onde comprar sal integral?

O sal integral está disponível em todos os supermercados, mas também é encontrado com facilidade em lojas especializadas em produtos naturais e saudáveis. Por isso, o produto é considerado algo fácil de ser comprado. É preciso ressaltar somente que o rótulo deve ser verificado antes da compra. O ideal é optar por marcas conhecidas e que ofereçam produtos de qualidade.

De fato, o sal integral é considerado mais saudável quando comparamos com o sal tradicional de mesa. Porém, por mais que possua uma série de minerais e sem adição de componentes químicos, seu consumo ainda deve ser moderado e conforme o indicado por médicos. Mesmo natural, ele ainda continua sendo responsável por malefícios no organismo, como a hipertensão e por isso o seu consumo deve ser equilibrado.

Recomendação

5x Magnésio Nature Center é um suplemento diferenciado e único no mercado, composto por 5 apresentações do Magnésio que contribuem para vários benefícios ao corpo.
Ingredientes: Magnésio L-Treonato, Magnésio Quelato, Magnésio Dimalato, Magnésio Taurato (Taurina) e Citrato de Magnésio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Complexo Magnésio 5x 60 Cápsulas

Complexo Magnésio 5x - 60 Cápsulas - Nature Center
Complexo Magnésio 5x 60 Cápsulas Nature Center

 

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.