O magnésio é um nutriente importante e indispensável para o bom funcionamento do organismo e, pelo fato de não ser produzido naturalmente pelo corpo, torna-se necessário incluí-lo de diferentes formas na rotina, seja através dos alimentos em sua dieta ou pela suplementação.
Isso não significa que você precise deixar de comer os alimentos gosta, pelo contrário! No entanto, é necessário dosar o quanto deve ser consumido por dia. O excesso de gordura, sódio e açúcares refinados causam muitos malefícios ao corpo, além do aumento de peso que é mais uma das consequências dos alimentos processados.
Ao ter uma dieta desbalanceada, é possível desenvolver doenças cardíacas, diabetes, obesidade, hipertensão ou problemas respiratórios, que só podem ser evitados com uma rotina de alimentação equilibrada e que tenha inclusa o mineral no cotidiano.
Saiba mais sobre magnésio:
- Benefícios do magnésio para saúde
- Mineral essencial para a vida
- Fontes alimentares de magnésio
- Deficiência de magnésio
- Suplementação de magnésio
- Magnésio e doenças cardíacas
- Interações medicamentosas
- Magnésio e diabetes
- Magnésio e osteoporose
- Magnésio e função muscular
Índice:
ToggleBenefícios do Magnésio para a Saúde
Cuidar do corpo com ajuda do magnésio e sua suplementação é de grande importância, pois é através desta atenção que você garante que a sua saúde permaneça forte e que seu corpo não tenha problemas graves, como falta de apetite, tremores ou enjoos.
Lidar com doenças não é fácil, causa estresse, desgaste, gera mais ansiedade e irritabilidade, além de atrapalhar toda a rotina. Por razões como estas que o mineral é tão importante e deve estar nas quantidades adequadas no seu organismo para garantir os seguintes benefícios:
Prevenção contra problemas ósseos
Doenças como a osteoporose ou osteopenia são ocasionadas pela falta do mineral na quantidade correta no corpo. Se o adoecido não procurar um tratamento eficiente, os sintomas podem ser agravados, como o risco de sofrer fraturas com mínimos impactos.
Suplementar com o magnésio possibilita que você tenha uma rotina mais saudável, pois o mineral atua desde a formação óssea até a produção de células que compõem o sistema esquelético. Sendo fundamental também para pessoas que não consomem leite, devido a alergias ou intolerância à lactose.
Menos chances de desenvolver a diabetes
Há poucas chances de você desenvolver diabetes através da ingestão diária de magnésio, pois você repõe as quantidades necessárias do mineral tanto por bons alimentos, como por uma suplementação adequada.
Um estudo menciona que as possibilidades de apresentar o problema no futuro são reduzidas para 15% se houver a ingestão do mineral. Esta é uma alternativa segura e eficaz para prevenir problemas graves de saúde, pois a diabetes tipo II é uma das versões mais graves da doença.
Redução da pressão alta
Conforme dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, o Brasil é um dos países que apresenta um percentual de pressão alta elevada, atingindo 30% dos brasileiros. Através da suplementação, pode-se evitar doenças como hipertensão, derrame cerebral, insuficiência cardíaca ou infarto.
Maior controle em doenças psiquiátricas
Por meio de dados da OMS, cerca de 9,3% da população do Brasil é acometida pela ansiedade. E, segundo o Governo Federal, a quantidade de pessoas que desenvolveram depressão nos últimos anos atingiu o marco de 15,5%.
Em casos como estes, a hipomagnesemia causa problemas na saúde mental, como o estresse, por exemplo. Pessoas que sofrem de ansiedade em graus elevados ou que tiveram diagnóstico de depressão precisam conversar com seu profissional da saúde para entrar com a suplementação e reduzir os sintomas de desânimo, nervosismo e medo constante.
Redução da dor de cabeça
A agitação do dia-a-dia causa muitos sintomas indesejados de dores de cabeça, em que você e muitas pessoas precisam lidar com este desconforto por várias horas ou dias, dependendo da rotina profissional e familiar.
O método mais adequado de prevenir a incômoda dor durante o semana é tomar o magnésio em suplemento regularmente, conforme instruções da fabricante. Ao fazer isso, você ajuda a controlar os níveis de cortisol presentes no organismo, garantindo que o seu dia seja mais tranquilo e ativo.
Lista de Alimentos Ricos em Magnésio
Existem alimentos e dieta que devem ser conciliados em seu cotidiano para garantir que o corpo absorva a quantidade necessária de mineral. Dentre as várias opções, você pode consumir:
- Sementes de abóbora;
- Peixes gordurosos: salmão, cavala ou arenque;
- Amêndoas;
- Leguminosas: feijão, grão-de-bico ou ervilhas;
- Nozes;
- Chocolate amargo;
- Abacate;
- Brócolis;
- Espinafre ou acelga;
- Feijão-preto;
- Tofu;
- Banana;
- Leite, iogurte ou queijo;
- Frutas secas: figos, passas ou os damascos;
- Soja-verde.
Além de você selecionar os alimentos e dieta para todos os dias, não esqueça da importância de verificar no rótulo da garrafinha se consta a informação de magnésio presente na composição, porque é mais uma forma de você ingerir o mineral enquanto se mantém hidratado.
No caso do chocolate amargo, a opção adequada é a que apresenta 70% de cacau na composição. Esta versão pode contar também com o flavonoide, um fenólico antioxidante fundamental para proteger o coração e diminuir o percentual de inflamação corporal, de acordo com dados da Revista Médica de Minas Gerais.
Dicas para Incorporar Mais Magnésio na Sua Dieta
Monte um cronograma para ingerir o magnésio todos os dias e não ter o risco de esquecer por causa da correria do trabalho, de atividades familiares, dos estudos ou do cansaço excessivo presente no cotidiano.
Cuidar da saúde é um fator beneficial, pois você obtém longevidade e energia para realizar as suas atividades ao mesmo tempo que se sente mais disposto nos locais que tem o hábito de frequentar. Conheça as principais dicas para aplicar em sua vida:
Suplementação de magnésio
Suplementar o magnésio na quantidade correta proporciona benefícios fundamentais em sua vida, como o controle da pressão alta, redução das dores de cabeça e prevenção da diabetes.
Através da Nature Center, você encontra a categoria completa do mineral que apresenta a opções de produtos para acrescentar em sua rotina, segundo as características benéficas, funções e a sua importância à saúde.
Alimentação e dieta
Os alimentos e dieta devem ser avaliados por um profissional da saúde de sua confiança, com base em exames clínicos para avaliar as necessidades do organismo e o quanto por dia você precisa consumir.
As dietas não podem ser baseadas em experiências de outras pessoas, justamente pelo fato de que os corpos funcionam de maneiras diferentes. Existem alimentos que podem ser consumidos com frequência e outros que devem ser reduzidos para não causar malefícios.
Observe as instruções da fabricante
Antes de ingerir o magnésio, leia o método de uso apresentado no rótulo do suplemento. A Nature Center especifica a quantidade adequada para você tomar diariamente, entre uma a duas vezes, dependendo do tipo de mineral adquirido.
É recomendado tomar as cápsulas trinta minutos antes das principais refeições do dia, como, por exemplo, almoço ou jantar. Consuma sempre acompanhado de água e evite misturar com álcool ou bebidas industrializadas, ricas em açúcares e corantes.
Resumo
Incluir alimentos ricos em magnésio proporciona uma rotina mais saudável, pois você se sente disposto em qualquer ambiente que esteja, além de permanecer de bom-humor por um tempo maior.
O suplemento ajuda na prevenção de doenças graves, como as cardíacas ou a própria diabetes que, quando estão ativas no organismo, causam muitos problemas em órgãos fundamentais, como os rins e o cérebro.
A aquisição do produto só pode ser realizada em lojas de qualidade, que estejam há mais tempo no mercado e possuam longa experiência em manipulação suplementar, que é o caso da Nature Center.
Obter o mineral em qualquer local não garante que os ingredientes mencionados na composição sejam verdadeiros, pois é muito comum encontrar versões alteradas de suplementos. Este é um problema que pode acontecer ao comprar de um local desconhecido ou com avaliações extremamente negativas na internet.
Referências
Foram usadas informações validadas por órgãos de saúde, comprovando os dados apresentados para garantir a você mais segurança, credibilidade e confiança. Saiba quais as fontes trabalhadas para mostrar a importância do magnésio ao organismo:
- Barbagallo M, Veronese N, Dominguez LJ. Magnesium in Aging, Health and Diseases. Nutrients. 2021 Jan 30;13(2):463. doi: 10.3390/nu13020463. PMID: 33573164; PMCID: PMC7912123.
- Pickering G, Mazur A, Trousselard M, Bienkowski P, Yaltsewa N, Amessou M, Noah L, Pouteau E. Magnesium Status and Stress: The Vicious Circle Concept Revisited. Nutrients. 2020 Nov 28;12(12):3672. doi: 10.3390/nu12123672. PMID: 33260549; PMCID: PMC7761127.
- Fiorentini D, Cappadone C, Farruggia G, Prata C. Magnesium: Biochemistry, Nutrition, Detection, and Social Impact of Diseases Linked to Its Deficiency. Nutrients. 2021 Mar 30;13(4):1136. doi: 10.3390/nu13041136. PMID: 33808247; PMCID: PMC8065437.
- Serefko A, Szopa A, Poleszak E. Magnesium and depression. Magnes Res. 2016 Mar 1;29(3):112-119. doi: 10.1684/mrh.2016.0407. PMID: 27910808.
- Dolati S, Rikhtegar R, Mehdizadeh A, Yousefi M. The Role of Magnesium in Pathophysiology and Migraine Treatment. Biol Trace Elem Res. 2020 Aug;196(2):375-383. doi: 10.1007/s12011-019-01931-z. Epub 2019 Nov 5. PMID: 31691193.
- Boyle NB, Lawton CL, Dye L. The effects of magnesium supplementation on subjective anxiety. Magnes Res. 2016 Mar 1;29(3):120-125. English. doi: 10.1684/mrh.2016.0411. PMID: 27869100.
- Liamis G, Hoorn EJ, Florentin M, Milionis H. An overview of diagnosis and management of drug-induced hypomagnesemia. Pharmacol Res Perspect. 2021 Aug;9(4):e00829. doi: 10.1002/prp2.829. PMID: 34278747; PMCID: PMC8287009.
- ELDerawi WA, Naser IA, Taleb MH, Abutair AS. The Effects of Oral Magnesium Supplementation on Glycemic Response among Type 2 Diabetes Patients. Nutrients. 2018 Dec 26;11(1):44. doi: 10.3390/nu11010044. PMID: 30587761; PMCID: PMC6356710.
Quando você sentir qualquer desconforto, como dores ou contrações musculares, câimbras, problemas mentais, sensação frequente de cansaço ou fadiga, saiba que são características próprias da deficiência do mineral.
O consumo diário ajuda a controlar os incômodos e prevenir que apareçam futuramente. Inclua o magnésio em sua rotina através dos alimentos e suplementos que somente a Nature Center possui.
Recomendação
5x Magnésio Nature Center é um suplemento diferenciado e único no mercado, composto por 5 apresentações do Magnésio que contribuem para vários benefícios ao corpo. Ingredientes: Magnésio L-Treonato, Magnésio Quelato, Magnésio Dimalato, Magnésio Taurato (Taurina) e Citrato de Magnésio.
NÃO CONTÉM GLÚTEN.