Praticamente todo ser humano já teve alguns problemas inflamatórios. Esse quadro é muito comum, pois ele pode advir de algum ferimento, algum processo do organismo ou até mesmo de algumas práticas cotidianas e do dia a dia como alimentação, sono, estresse e uma gama de inúmeras variáveis. E claro, até mesmo doenças sejam causadas por agentes externos e infecciosos, ou por doenças autoimunes.
Os problemas inflamatórios certamente podem ocorrer com qualquer um, e alguns organismos estão mais propensos a alguns quadros, do que outros. Hoje iremos conhecer mais sobre esse mal e também alguns tratamentos, especialmente como o suplemento de cúrcuma com pimenta preta pode te ajudar a lidar com os problemas inflamatórios. Confira!
Índice:
ToggleO que é
Todo processo inflamatório é uma ação do corpo bastante natural contra um agente infeccioso, ou para tratar de algum dano ao tecido, seja a pele ou até mesmo lesões internas e mais profundas.
É natural que nessas situações o corpo acabe inflamando, porém há alguns casos de problemas inflamatórios mais recorrentes que podem ser realmente prejudiciais a qualquer indivíduo, mesmo que a inflamação em si seja natural.
Os problemas inflamatórios costumam causar um inchaço, devido ao acúmulo de líquido, seja o sangue que geralmente aumenta em tecidos inflamados ou de secreções como a linfa. Essa inflamação visa atender a um chamado do organismo para tratar esse agente inflamatório ou até mesmo para cicatrizar a região lesionada. Recentemente os problemas inflamatórios cresceram com a descoberta da inflamação de baixo grau.
A inflamação de baixo grau é nada mais do que problemas inflamatórios silenciosos, crônicos, que ocorrem por uma série de fatores que iremos estudar a seguir, e podem contribuir para o aparecimento de inúmeras doenças e pelo mau funcionamento do organismo.
Causas
Como comentamos, existem algumas causas clássicas de inflamação, como uma lesão, um agente infeccioso e outras características que podem acabar ocasionando essas inflamações mais aparentes e óbvias. Porém existem os problemas inflamatórios de baixo grau, que são menos aparentes, praticamente silenciosos, mas ainda assim bastante nocivos.
Os problemas inflamatórios de baixo grau são causados principalmente por estresse, poluentes e má alimentação.
Sintomas
Entre os principais sintomas relacionados aos problemas inflamatórios está o inchaço, a vermelhidão da área inflamada, uma leve coceira na região, dor, e até o mau funcionamento do tecido ou região afetada. Em caso de inflamações internas ou crônicas a pessoa também pode apresentar baixo rendimento e até urina escura.
Como lidar
A primeira dica para lidar bem com quadros de inflamação é procurar um especialista, e observar atentamente a inflamação com a qual está lidando. Uma vez feito o diagnóstico de qual tipo de inflamação o seu organismo está sofrendo, basta então, iniciar com o tratamento adequado!
Para casos de inflamações crônicas há uma série de atuações que você pode promover sozinho na tentativa de lidar com o problema. Vamos conhecer alguns a seguir.
Formas de melhorar
Caso esteja lidando com problemas inflamatórios, tomar alguns cuidados e práticas para reverter e preservar seu corpo de possíveis outros quadros do tipo é essencial. Há alguns tratamentos específicos para lidar com o mau, mudanças na dieta, suplementos específicos como a cúrcuma com pimenta preta e até mesmo alguns exercícios. Vamos conhecer todos eles de maneira mais completa abaixo!
Tratamentos
Uma vez consultado o médico no caso de suspeita ou já com um certo grau de certeza a respeito do quadro de problemas inflamatórios, então geralmente, é iniciado um processo utilizando algum anti-inflamatório do mercado.
Essas drogas servem ou para reverter o quadro ou para aplacar pelo menos temporariamente a inflamação dando alívio para a pessoa ou para a região afetada. Quando esse quadro inflamatório se concretiza em um quadro infeccioso, há também a entrada de antibióticos.
Exames
Os problemas inflamatórios quando são levados a um especialista médico, devem ser estudados para se entender melhor o grau do problema, e até onde vão os níveis da inflamação. Para isso, a medicina utiliza dois exames: o PCR e o VH.
Exercícios físicos
Há alguns exercícios físicos recomendados para quem sofre com problemas inflamatórios, porém eles são de menor carga e de menor intensidade. Geralmente se recomenda exercícios aeróbicos, sem impacto e mais leves como uma caminhada, natação ou até mesmo andar de bicicleta. Esses exercícios aumentam a força dos músculos e facilitam bastante a lidar com problemas de natureza inflamatória.
Remédios
Há alguns remédios que podem entrar para tratar casos de problemas inflamatórios mais graves. Vamos conhecer quais são esses remédios de ação anti-inflamatória, e quais aqueles que não são recomendados.
Recomendados
Os remédios recomendados para quadros inflamatórios são naturalmente os anti-inflamatórios. Porém essa classe de remédio existe em praticamente duas categorias, a classe dos anti-inflamatórios hormonais, corticóides, e os não-esteróides. Para saber qual é o recomendado para cada situação é necessário se consultar com um especialista.
Não recomendados
Não é indicado para quem sofre com problemas inflamatórios a automedicação, mesmo que seja uma automedicação com remédios anti-inflamatórios. Cuidar da nossa saúde corretamente é muito importante, por isso para qualquer um que desconfie de problemas inflamatórios é muito recomendado que não consuma remédios por conta própria, seja anti-inflamatórios ou seja analgésicos.
Alimentos
A alimentação é uma peça importante em nossa saúde, e também no combate a problemas inflamatórios. A importância da alimentação, ficou ainda mais notável desde a recente descoberta da inflamação crônica silenciosa. Vamos conhecer alguns alimentos a serem consumidos e alguns que devem ser evitados por quem sofre com a inflamação.
Recomendados
Entre os alimentos recomendados para quem está sofrendo com alguma inflamação estão os seguintes grupos:
- Frutas: laranja, limão, abacate, acerola, tangerina, coco, romã;
- Peixes;
- Ervas: orégano, tomilho, coentro;
- Tempero e especiarias: curry, canela, alho, cravo;
- Nozes;
- Fermentados;
- Legumes: couve-flor, brócolis, alface, repolho, cenoura, espinafre;
- Algumas gorduras como óleo de coco e azeite de oliva.
Claro, mesmo esses alimentos devem ser consumidos de maneira moderada e dentro de uma dieta equilibrada.
Não recomendados
Já entre os alimentos inflamatórios a serem evitados estão principalmente embutidos, frituras, industrializados, alimentos muito doces e refrigerantes.
Suplementos
Suplementos são grandes aliados da saúde, e, como não podia deixar de ser, há um suplemento ideal para quem sofre com problemas inflamatórios. Um desses é a cúrcuma com pimenta preta!
A cúrcuma com pimenta preta é um suplemento poderoso contra a inflamação e tem uma série de outros benefícios. Vamos conhecer mais a seguir.
Cúrcuma com Pimenta Preta
A cúrcuma com pimenta preta tem o benefício da cúrcuma com a curcumina, e da pimenta preta, com seu alcalóide piperina. Essa combinação tão especial é o que dá a cúrcuma com pimenta preta uma série de benefícios para o organismo humano, sendo o principal um poder anti-inflamatório.
Indicado para
A cúrcuma com pimenta preta é indicada especialmente para quem sofre com problemas inflamatórios, quadros de inflamação, é capaz de reduzir a dor, e até mesmo auxiliar a saúde do estômago e o processo digestivo.
Contra indicado para
A cúrcuma com pimenta preta não é indicada para quem toma remédios com efeitos anticoagulantes, também deve ser consumida somente com recomendação médica por lactantes e gestantes e crianças menores de 3 anos.
Onde comprar
Se você sofre com problemas inflamatórios quer começar a fazer uso da cúrcuma com pimenta preta, não perca tempo e corra já para a Nature Center, uma loja de suplementos especializada e pronta para atender você com aquilo que precisar!
Preço
A cúrcuma com pimenta preta custa na faixa de R$ 67,90; uma unidade com 60 cápsulas e ainda você pode comprar combos com mais unidades para assim aproveitar ainda mais os benefícios do suplemento.
Nature Center
A Nature Center é referência quando o assunto é suplemento e oferece os melhores produtos do mercado a um preço acessível.
Não deixe de navegar na loja e descobrir quais as opções de cúrcuma com pimenta preta disponíveis para você!