A preocupação com o colesterol tende a ser maior com o avanço da idade. Mas hoje, principalmente pela alimentação rápida e muito processada, diversas crianças, adolescentes e até mesmo adultos mais jovens sofrem com as alterações no colesterol.
Esse tipo de alteração, apesar de comum, é muito prejudicial e deve ser tratada quanto antes, para evitar maiores problemas no futuro. Entenda quais são as alterações mais comuns no colesterol, os sintomas, formas de tratamento, e como o Magnésio Taurato pode auxiliar.
Índice:
ToggleO que é?
Para explicar de uma forma mais simples e fácil de ser compreendida, podemos resumir que o colesterol é um dos tipos de gordura presentes naturalmente no nosso organismo. Ele é um dos componentes da estrutura das membranas das células do nosso corpo, e pode ser encontrado em diversos órgãos como coração, fígado, intestinos e cérebro, além dos músculos, nervos e também da pele.
Mais da metade do colesterol produzido pelo nosso corpo tem origem no fígado, enquanto o restante é ingerido através da nossa alimentação. O colesterol é classificado em 3 tipos diferentes:
HDL: Também chamado como o colesterol “bom”, pois por ter uma densidade maior, ele consegue remover o colesterol das artérias e levá-lo até o órgão responsável por retirá-lo do corpo, que é o fígado.
LDL: Esse é o colesterol “ruim”, pois vai se acumulando nas paredes das artérias, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Normalmente, esse tipo de colesterol é o que tem maior circulação no nosso sangue.
VLDL: Com a densidade muito baixa, o colesterol VLDL também pode ser considerado um tipo de colesterol “ruim”.
Causas
Quando falamos em colesterol alto, diversos fatores podem contribuir para que ele ocorra. Além do fator hereditariedade, outros podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição, como, veremos nos tópicos abaixo.
Alimentação
O consumo excessivo de alimentos com teor calórico alto, comidas industrializadas, alimentos ricos em açúcar, fast foods e comidas gordurosas são um dos principais responsáveis para aumentar o colesterol ruim do nosso organismo.
Não significa que esses tipos de alimentos estão proibidos, mas eles devem ser consumidos com bem menor frequência, e devem ser a exceção no seu prato. Fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis como alimentos grelhados, frutas e legumes fazem com que o colesterol bom aumente e o corpo consiga funcionar melhor.
Tabagismo
O fumo é o responsável pelo desenvolvimento de diversos problemas relacionados ao coração. O tabagismo também contribui para o aumento do colesterol ruim, pois ele tem a capacidade de destruir as paredes das artérias, deixando-as mais propensas ao acúmulo do colesterol LDL.
Obesidade
O aumento do peso sobrecarrega o funcionamento do corpo como um todo. Além de prejudicar a circulação do sangue, também pode ter os níveis de colesterol aumentados, principalmente por conta da alimentação e da falta de exercícios. O recomendado é que pessoas obesas realizem um acompanhamento semestral de suas taxas.
Hereditariedade
Uma das causas do colesterol alto, é a hereditariedade. Normalmente, se os pais têm problemas com colesterol alto, os filhos também são mais propensos a desenvolver esse tipo de problema. Por isso, nesses casos é recomendado começar o acompanhamento desde cedo para evitar problemas futuros.
Sintomas
Normalmente, os sintomas do colesterol alto são muito sutis no começo e quando aparecem de forma mais significativa, é que o problema já está um pouco maior. Alguns sintomas como dor no peito, palpitação, falta de ar, formigamento, fadigas e sudorese podem indicar problemas mais graves como angina, AVC e infarto.
Por isso, o recomendado é não aguardar que os sintomas apareçam, e realizar exames de sangue e acompanhamento com médico anual ou semestralmente, dependendo da indicação do caso. Assim é possível identificar as alterações logo no começo e iniciar o tratamento quanto antes, evitando problemas maiores no futuro.
Como lidar?
A melhor forma de lidar com o colesterol alto, é evitar que ele tenha essa elevação. Por isso, ter uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e praticar atividades físicas é fundamental para manter o colesterol ruim bem longe do seu corpo.
Mas, caso seja um problema hereditário ou que já esteja presente, o ideal é identificá-lo quanto antes, iniciar o tratamento e mudar os hábitos. Dessa forma, o tratamento poderá ser feito por um tempo determinado, até que o corpo consiga funcionar de forma adequada novamente.
Formas de melhorar
O tratamento para o colesterol alto, é feito com um conjunto de mudanças de hábitos e acompanhamento médico. Para te auxiliar no tratamento e a melhorar as taxas do seu colesterol, confira a seguir como pode ser realizado o tratamento.
Tratamentos
Hoje é possível acompanhar o colesterol alto, e começar o tratamento até mesmo antes dele alcançar um pico que pode prejudicar a saúde. Porém, para identificar o problema, será necessário consultar seu médico, que pode ser um clínico geral, um endocrinologista ou um cardiologista.
Exames necessários
Para identificar se seu colesterol está alto, o médico irá pedir um exame de sangue normal, normalmente com um jejum de 8 ou 12 horas. Através desse exame, será possível acompanhar as taxas de todos os tipos de colesterol e triglicerídeos. A partir disso, o médico conseguirá avaliar os resultados e conduzir para o melhor tratamento de acordo com seu caso.
Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é uma das formas de manter seu corpo no funcionamento adequado e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. As atividades aeróbicas ajudam a melhorar a oxigenação muscular, acelera o metabolismo e ajuda a transportar o oxigênio de uma forma melhor.
Remédios
Em alguns casos, os médicos podem receitar medicamentos por um período, até que as taxas de colesterol se normalizem. É importante não realizar a automedicação, pois ela pode prejudicar outras áreas do corpo. Por isso, consulte sempre um médico, realize os exames e siga o tratamento indicado para seu caso.
Recomendados
Existem diversos medicamentos que ajudam a tratar o colesterol alto. Mas os mais utilizados nesses casos, são as estatinas ou fibratos, que ajudam a diminuir o LDL e o VLDL, diminuindo drasticamente o risco de algumas doenças cardiovasculares.
Não recomendados
Normalmente, os remédios são recomendados em casos em que apenas a mudança de hábito e o cuidado com a alimentação não conseguem fazer o colesterol baixar. Como os remédios podem acabar sobrecarregando o funcionamento de outros órgãos, eles devem ser tomados apenas com orientação médica.
Alimentos
Como a alimentação é fundamental para quem deseja manter as taxas de colesterol nos níveis recomendados, alguns alimentos são verdadeiros coringas que podem ajudar e outros que devem ser evitados. Confira:
Recomendados
Para quem deseja cuidar da alimentação e combater o colesterol ruim, é necessário apostar em uma alimentação rica em peixes, aveia, azeite, alcachofra, laranja, linhaça, soja, canela, abacate, morango, leguminosas, oleaginosas e para quem não abre mão de um docinho, o mais indicado é o chocolate amargo.
Não recomendados
Além de investir na alimentação saudável, também é indicado retirar alguns alimentos da sua dieta, como chocolate ao leite, manteigas, margarinas, carne de porco, carnes gordurosas, leite integral e derivados, frituras, comidas congeladas, óleo vegetal, queijos amarelos e embutidos em geral.
Suplementos
O controle do colesterol também pode ser feito com auxílio de suplementos, de acordo com a recomendação médica. Alguns dos suplementos recomendados com essa finalidade podem ser o Óleo de Peixe, Psyllium, Coenzima Q10 e a Niacina.
Magnésio Taurato
Porém, um dos suplementos mais conhecidos quando falamos em colesterol alto, é o Magnésio Taurato.
Esse suplemento traz uma mistura de taurina com magnésio, que tem a capacidade de aumentar a proteção neural e prevenir diversos tipos de doenças cardíacas. Seu poder antioxidante e anti-inflamatório ajuda a regular o colesterol, tem efeito anti-hipertensivo e auxiliam a regular também a glicose e os lipídios.
Indicado para
O Magnésio Taurato é indicado para diabéticos tipo 2 e para quem deseja proteger o sistema cardiovascular e nervoso. Essa suplementação ajuda a prevenir diversos tipos de doenças crônicas e mantém o funcionamento do corpo de forma adequada.
Para quem segue uma vida mais fitness, a suplementação com Magnésio Taurato pode ajudar a melhorar o desempenho, com uma alimentação saudável e acompanhamento com nutricionista.
Contra indicado para
Apesar de todas as vantagens e benefícios do Magnésio Taurato, mulheres gestantes, lactantes e crianças somente sobe orientação profissional, devem realizar essa suplementação.
Onde comprar
Para usufruir de todos os benefícios do Magnésio Taurato e garantir o colesterol em taxas adequadas, a Nature Center oferece o melhor da suplementação, com agilidade na entrega e segurança ao seu pedido.
Preço
Na Nature Center você tem o melhor preço para realizar sua suplementação com Magnésio Taurato. Você pode optar pela embalagem com 60 cápsulas que sai por R$ 75,90 ou ainda melhores condições no combo com 3 unidades, ou com 5 unidades. Lembrando que todas elas podem ser parceladas em 3x sem juros ou possuem desconto com pagamento por Pix.
Nature Center
A Natura Center é um e-commerce focado em promover saúde e bem-estar, se tornou referência nacional por conta da qualidade de seus produtos e atendimento diferenciado.
Com isso, procure manter suas taxas de colesterol dentro do recomendado e usufrua de todos os benefícios com a suplementação do Magnésio Taurato.