Existem sim, doses recomendadas de Coenzima Q10 para diferentes necessidades, especialmente porque cada caso que deseja obter um resultado efetivo necessita de um acompanhamento com profissional de saúde e uma dosagem suficiente para o tratamento do problema.
Conheça, logo abaixo, alguns fatos relevantes sobre a Coenzima Q10 e o quanto é necessário ingeri-la para obter bons resultados.
Índice:
ToggleO que é Coenzima Q10?
Antes de saber quais são as doses recomendadas de Coenzima Q10, é necessário compreender o que é essa substância. Também conhecida como CoQ10, ela muito se assemelha a uma vitamina que está presente na maior parte das células do corpo.
Seu papel principal é produzir energia dentro das mitocôndrias, que nada mais são do que espécies de usinas de energia para as células. A Coenzima Q10 auxilia na conversão de nutrientes em trifosfato de adenosina, sendo a principal fonte de energia para todos os processos celulares.
As doses recomendadas de Coenzima Q10 para diferentes usos
Existem, sim, doses recomendadas de Coenzima Q10 para os seus diferentes tipos de uso, tornando a absorção ainda mais eficiente para o organismo. Veja, abaixo, quais são elas.
Energia e saúde cardiovascular
Para dar mais energia e melhorar a saúde cardiovascular, o ideal é de 30 a 100mg por dia.
Deficiência de CoQ10
Para quem possui deficiência de CoQ10 e está em tratamento, a dose indicada é de 100 a 300mg por dia.
Doenças neurodegenerativas
Entre as doses recomendadas de Coenzima Q10, para quem possui doenças neurodegenerativas e faz tratamento, a dosagem ideal fica entre 200 a 1.200mg diários.
Melhoria de desempenho atlético
Para os atletas que desejam alcançar um desempenho mais amplo durante os seus treinos, a dose fica entre 60 a 200mg diários.
Enxaqueca
Para quem está em tratamento contra a enxaqueca, as doses variam entre 100 e 300mg por dia.
Quando a suplementação de Coenzima Q10 pode ser recomendada?
Fazer a suplementação de Coenzima Q10 pode ser recomendado em uma série de situações, principalmente se há uma redução considerável da substância em seu organismo. Suplementar significa manter os níveis daquele elemento em uma quantidade saudável no corpo.
Dentre as principais circunstâncias em que essa suplementação é recomendada, temos:
- Envelhecimento: é muito comum que a quantidade de CoQ10 diminua com o passar dos anos. Sendo assim, suplementar pode auxiliar na manutenção dos níveis adequados dessa substância, o que contribui para uma manutenção da energia celular e, potencialmente, retarda os efeitos do envelhecimento;
- Uso de estatinas: as estatinas são medicamentos comumente prescritos para quem precisa reduzir o colesterol. Essa substância pode acabar reduzindo os níveis de CoQ10 dentro do organismo, tendo em vista que interferem diretamente na mesma via bioquímica que produz ambas as substâncias;
- Doenças cardiovasculares: a Coenzima Q10 é indispensável para a saúde do coração, podendo ser recomendada para pessoas que passam por quadros de insuficiência cardíaca, hipertensão, cardiomiopatia ou que estejam se recuperando de um ataque cardíaco;
- Condições neurológicas: a suplementação dessa substância tem sido estudada em doenças neurodegenerativas, com ênfase no Parkinson e no Alzheimer. Há muitas evidências que mostram que ela pode ser útil para melhorar a função mitocondrial e reduzir o dano oxidativo;
- Fadiga crônica e falta de energia: quando há casos de síndrome da fadiga crônica ou outras condições que acabam por causar falta de energia, a suplementação da CoQ10 é recomendada e pode ser benéfica, tendo em vista que aumenta os níveis de ATP e, por consequência, os níveis de energia do corpo como um todo.
É por isso que, observando as recomendações acima, também é importante se atentar às doses recomendadas de Coenzima Q10 para cada caso.
Principais benefícios da Coenzima Q10
Ao entender que existem doses recomendadas de Coenzima Q10 para diferentes tipos de caso, também é necessário entender quais são os benefícios por trás de uma substância tão versátil e poderosa, que atua em diferentes quadros médicos e para pessoas que desejam maior disposição.
Dentre os principais benefícios, não podemos deixar de falar sobre:
- Melhora da saúde cardiovascular: a CoQ10 é indispensável para melhorar a função cardíaca, tendo em vista que contribui para a produção de energia das células do coração;
- Ação antioxidante: essa substância é potente enquanto antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres, protegendo as células do estresse oxidativo, muito comum em pessoas de várias idades;
- Aumento da energia e redução da fadiga: graças ao seu auxílio em relação à produção de ATP, a suplementação pode ajudar a aumentar os níveis de energia, especialmente em pessoas que acabam sofrendo com fadiga crônica.
Onde comprar suplemento de Coenzima Q10?
Para fazer uma boa suplementação da CoQ10, sabendo que existem doses recomendadas de Coenzima Q10 para diferentes casos, é importante procurar um site seguro e que possa oferecer qualidade.
Na Nature Center, você pode encontrar, com facilidade, uma suplementação completa, com preço acessível e certificado de qualidade. Clique aqui para conhecer mais sobre essa suplementação.
Conclusão
As doses recomendadas de Coenzima Q10 são apenas uma amostra do quão poderosa essa substância pode ser para o nosso organismo. Ao seguir com a suplementação de forma adequada, o tratamento se torna cada vez mais eficaz.