Pesquisar
Fonte: Freepik.com

O que são vitaminas e sua bioquímica

O que são vitaminas ?

Você sabe o que são vitaminas? Com certeza já ouviu falar delas, que elas fazem bem para a saúde e são essenciais ao organismo, mas você sabe o que realmente é uma vitamina?

 

o-que-sao-vitaminas-02
Fonte: Freepik.com

Hoje vamos falar sobre isso, e explicar em maiores detalhes o que são vitaminas, vitaminas hidrossolúveis e vitaminas bioquímicas, para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Acompanhe.

Definição

As vitaminas são um grupo de substâncias necessárias para o funcionamento, crescimento e desenvolvimento normal das células. E possuem funcionamentos semelhantes em diferentes grupos de animais.

 

o-que-sao-vitaminas-03
Fonte: Freepik.com

Existem 13 tipos essenciais. Isso significa que todos eles são necessários para o corpo funcionar corretamente. São eles:

Cada uma das vitaminas listadas acima tem uma função importante no corpo. Uma deficiência de vitamina ocorre quando você não recebe o suficiente de uma determinada vitamina para que ela possa manter a sua função no corpo eficientemente. A deficiência de vitamina pode causar problemas de saúde.

Assim como, altas doses de certas vitaminas podem ser tóxicas e causar diferentes problemas no nosso organismo. Não é bom exagerar, mas sim é necessário ingerir a dosagem necessária de cada vitamina no organismo.

Em consequência, antes de fazer uma suplementação com vitamina ou qualquer coisa assim sempre consulte seu médico e faça uma avaliação médica para saber exatamente as vitaminas que precisa repor ou diminuir. As vitaminas são agrupadas em duas categorias, conheça elas agora:

Vitaminas lipossolúveis:  que são armazenadas no tecido adiposo do corpo e as nove vitaminas hidrossolúveis.

  • Lipossolúveis 

As lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Essas são absorvidas mais facilmente pelo organismo na presença de gordura na dieta.

  • Hidrossolúveis

Já a maioria das vitaminas hidrossolúveis não são armazenadas no corpo. Quaisquer uma dessas vitaminas em excesso deixam o corpo através da urina.

Embora o corpo mantenha uma pequena reserva dessas vitaminas, elas devem ser tomadas regularmente para evitar escassez no organismo. A vitamina B12 é a única vitamina solúvel em água que pode ser armazenada no fígado por muitos anos.

Vamos entender melhor as vitaminas hidrossolúveis no tópico a seguir, mas antes confira algumas dicas sobre vitaminas  e a função delas em nosso organismo.

Porque as vitaminas são tão importantes para o organismo humano?

Vitaminas e minerais são nutrientes essenciais porque desempenham centenas de papéis no corpo relacionados ao nosso metabolismo e a nossa fisiologia. Por isso, há uma linha tênue entre consumir o suficiente desses nutrientes (que é saudável) e consumir demais (o que pode acabar prejudicando você).

Qual é a melhor forma de obter  os nutrientes certos e as vitaminas para o nosso organismo?

Comer uma dieta saudável continua sendo a melhor maneira de obter quantidades suficientes de vitaminas e minerais necessários.

O que são Vitaminas Hidrossolúveis?

Vitaminas solúveis em água são embaladas nas porções aquosas dos alimentos que você come. Elas são absorvidas diretamente na corrente sanguínea à medida que os alimentos são decompostos durante a digestão ou quando um suplemento se dissolve.

 

o-que-sao-vitaminas
Fonte: Freepik.com

 

Como grande parte do seu corpo é constituído por água, muitas das vitaminas solúveis em água circulam facilmente em seu corpo. Seus rins regulam continuamente os níveis de vitaminas hidrossolúveis, evitando excessos do corpo na urina.

As vitaminas B6, B12 e ácido fólico metabolizam aminoácidos (os blocos de construção das proteínas) e ajudam as células a se multiplicarem.

Várias vitaminas B são componentes-chave de certas coenzimas (moléculas que auxiliam enzimas) que ajudam a liberar energia dos alimentos.

E um dos muitos papéis desempenhados pela vitamina C é auxiliar na fabricação de colágeno, favorecimento da cicatrização, suporte das paredes dos vasos sanguíneos e formação da base para dentes e ossos.

Embora as vitaminas solúveis em água tenham muitas tarefas no corpo, uma das mais importantes é ajudar a liberar a energia encontrada nos alimentos que você come. Outros ajudam a manter os tecidos saudáveis.

Quais são as vitaminas hidrossolúveis?

As vitaminas hidrossolúveis são em total de 9, como segue:

Vitaminas  do complexo B - Biotina (vitamina B7); vitamina B9 (Ácido fólico ou folato); Niacina (vitamina B3); Ácido pantotênico (vitamina B5); Riboflavina (vitamina B2); Tiamina (vitamina B1); Vitamina B6; Vitamina B12 e a vitamina C.

O que acontece com as vitaminas hidrossolúveis que desaparecem do organismo rapidamente?

Ao contrário da crença popular, algumas vitaminas hidrossolúveis podem permanecer no corpo por longos períodos de tempo. Você provavelmente tem vários anos de suprimento de vitamina B12 no fígado. E mesmo as reservas de ácido fólico e vitamina C podem durar mais de alguns dias. Porém, as vitaminas hidrossolúveis devem ser reabastecidas frequentemente.

Bioquímica

A grande maioria das vitaminas atua no organismo como enzimas. Ela tem um papel fundamental no metabolismo do corpo humano.

Algumas vitaminas, como a D, funcionam como hormônios ou participam diretamente em catalises, sem ação de proteínas como a vitamina E.

 

o-que-sao-vitaminas-01
Fonte: Freepik.com

 

As vitaminas lipossolúveis se destacam por serem capazes de se acumularem no nosso corpo, no fígado e no tecido adiposo. Entre estas a vitamina D, encontrada em peixes e óleos, é essencial para a absorção de cálcio e fósforo.

Já a vitamina A garante a saúde dos olhos e faz parte do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções. Ela é encontrada em alimentos como fígado, espinafre, acelga e cenoura, entre outros.

A vitamina E tem como função principal função prevenir a contração de doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, fortalecer a imunidade do nosso organismo. Essa vitamina pode ser encontrada em verduras, peixes, gema de ovo, germe de trigo e óleos vegetais.

Já a vitamina B é do tipo hidrossolúvel que atua principalmente na proteção das artérias, no tratamento de anemia e previne também a úlcera intestinal.

Algumas vitaminas do complexo B têm funções específicas que ajudam a produzir neurotransmissores e células de defesa para o organismo.

E a vitamina C, talvez a mais famosa de todas, atua principalmente na prevenção do desenvolvimento de tumores e de problemas cardíacos. Ela é encontrada em limões, laranjas, tomate, batatas e, folhas verdes e outros alimentos. A mesma também atua na fabricação de anticorpos para o organismo e como antioxidante para as células.

Por que é tão importante manter uma boa alimentação para termos todas as vitaminas que precisamos no nosso corpo?

Importante destacar que as vitaminas não são sintetizadas pelos organismos vivos ou são em quantidades inadequadas para atender as demandas das suas funções vitais. Em consequência, as substâncias precisam ser obtidas através da dieta ou de suplemento de vitaminas.

Qual a principal causa da falta de vitaminas no organismo?

A principal causa da falta de uma quantidade adequada dessa substância no organismo é uma dieta pobre de nutrientes, ou seja, por uma alimentação pouco variada e que pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças graves pela falta de vitaminas essenciais ao corpo.

Últimas dicas

No Brasil, o  consumo alimentar e alimentação saudável  ainda é um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Para não termos deficiência de vitaminas no organismo é essencial que tenhamos uma dieta saudável e balanceada!

Visite nossa loja Nature Center

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Alimentação no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.