Pesquisar
Depressão não é frescura, saiba mais e entenda os sintomas

Depressão não é frescura, saiba mais e entenda os sintomas

Infelizmente, a depressão é uma doença que está presente no cotidiano de grande parte da população mundial e, quase sempre, chega de forma silenciosa. Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é considerada como o “grande mal do século”, justamente pela grande parcela de pessoas acometidas por esse mal.

Se engana quem pensa que é frescura ou, apenas, coisa da cabeça de quem sofre com esse mal, pois a depressão, além de trazer inúmeros sinais e sintomas psicológicos, pode alterar também o organismo e o corpo de quem é acometido por ele. A doença pode, inclusive, evoluir para diferentes condições, como queda na imunidade, doenças cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio, AVC ou hipertensão.

Isso nos aponta que a depressão é muito mais do que quadros de tristeza, sensação de vazio ou sintomas que levam o indivíduo a ter pensamentos negativos. E, se não cuidarmos, a condição pode piorar e ocasionar outras que são ainda mais graves.

A depressão não é frescura, ela é um mal que deve ser combatido diariamente com bons hábitos rotineiros, acompanhamento profissional e suporte emocional, feito pela família e pelos amigos.

Que tal cuidarmos da nossa saúde física e mental? Para isso, separamos todas as informações a respeito da depressão, junto de dicas que envolvem hábitos e alimentação ideais para combater esse grande mal.

O que é

Reconhecido pela própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, como “o grande mal do século XXI”, a depressão é uma doença psicológica cujo sinal mais comum é o surgimento de uma tristeza ou apatia que persiste por um longo período. O que pode acontecer sem causa específica, aliado a falta de disposição e ânimo para realizar tarefas cotidianas ou que antes gerava prazer na pessoa.

Por mais que se sentir cansado mentalmente ou triste sejam sintomas comuns, nem sempre a depressão se apresenta assim. Nessa condição, esses sentimentos são tão fortes, que duram por dias ou meses e afetam diretamente a rotina do indivíduo.

Ou seja, uma pessoa que antes era extremamente ativa, realizava suas tarefas todos os dias com bastante ânimo e energia, já não encontra forças para fazer aquilo que precisa ou mesmo o que gosta. Isso também afeta a alimentação e o sono, por exemplo, o indivíduo pode ficar horas sem conseguir adormecer ou acordar antes de completar o tempo de descanso.

Mas, não precisa se preocupar! A depressão tem tratamento, com mudança nos hábitos alimentares, na rotina e com o correto acompanhamento profissional. Além disso, o apoio de familiares e de amigos é fundamental para recuperar-se desse quadro.

Causas

A depressão não surge apenas com um motivo em específico, muito pelo contrário: esse problema aparece, geralmente, quando temos diversos fatores associados que podem ser genéticos, psicológicos, ambientais ou então biológicos. Tudo isso, em conjunto, pode tornar a doença mais presente na vida de um indivíduo.

Entretanto, por mais que não tenha uma causa em específica, temos diversos motivos que geralmente são gatilhos para desencadear a depressão. São eles:

  • Histórico de depressão na família;
  • Episódios traumáticos no passado, como abusos sexuais, perdas familiares ou outros traumas;
  • Fases pessoais, como mudanças de estilo de vida;
  • Abuso do uso de drogas, álcool ou medicações;
  • Doenças crônicas ou graves, como as terminais;
  • Alimentação indevida.

Diversos estudos também relatam a associação de distúrbios fisiológicos com o surgimento da depressão, como, por exemplo, desequilíbrios nas concentrações dos neurotransmissores relacionados ao bem-estar e ao bom humor, como a noradrenalina, serotonina ou a dopamina.

Sintomas

Por mais que a depressão não tenha uma causa específica e possa ser desencadeada por inúmeros fatores, os seus sintomas são bem característicos. Geralmente, o indivíduo acometido por essa condição sente um forte desânimo, sentimento de tristeza, solidão e um vazio muito grande, e um forte pessimismo.

Sintomas
Fonte/Reprodução: originalF

O indivíduo fica também irritado com facilidade, quando está com depressão, além de não sentir ânimo para realizar atividades cotidianas, que antes eram prazerosas, percebe a falta de energia e cansaço em excesso, o que o leva a dormir em excesso ou ter dificuldades para dormir, ter falta de concentração, falhas na memória, aumento ou falta de apetite e pensamentos suicidas.

Geralmente, quem tem depressão, apresenta esses sintomas por vários dias seguidos e de modo recorrente. Por isso, sempre que observar esses sinais, o indivíduo deverá procurar ajuda psicológica profissional imediatamente.

Como lidar

Lidar com a depressão pode parecer uma missão complicada, mas há diversas formas interessantes de combater essa doença e conquistar uma melhora significativa. Comportamentos cotidianos podem ser bem úteis para isso.

Mas, o primeiro passo é montar uma rede de apoio com família, amigos, etc. Qualquer pessoa que seja íntima e em quem você confie deve estar ciente da condição, para que você possa contar com eles sempre que precisar, seja de atenção ou para falar sobre seus sentimentos.

Como lidar
Fonte/Reprodução: original

Com uma boa rede de apoio montada, lidar com essa tarefa se torna bem mais simples. Depois disso, a iniciativa depende de você, ainda que seja muito difícil, para buscar atendimento psicológico e procurar adotar uma rotina que favoreça o bem-estar de seu corpo e mente.

Junto a isso, procure tentar lidar com todos os pensamentos negativos que surgirem. Entenda que eles irão passar e reconheça que isso é fruto da depressão, além de saber que você não precisa enfrentar esse momento difícil sozinho e que quando não for possível para você suportar a pressão, sempre haverá alguém com quem conversar. Esses são ótimos passos para não se autossabotar.

Vale lembrar que se você não consegue perceber uma rede de apoio ao seu redor, sempre poderá conversar com o Centro de Valorização da Vida, que conta com pessoas preparadas para te ouvir e acolher da melhor maneira possível.

Formas de melhorar

Lidar com a depressão pode ser mais fácil quando se tem apoio. Há diversos tratamentos para isso, com psicologia, formas naturais ou, até mesmo, medicamentos prescritos pelo psiquiatra.

Mas antes de chegar a esse ponto, há formas bem mais simples que podem nos ajudar a melhorar sintomas da depressão. Além de saber lidar com os pensamentos negativos, precisamos também produzir serotonina de forma natural. Como podemos fazer isso? Simples, estabeleça pequenas metas diárias e cumpra de acordo com a sua vontade.

Mas não deixe a procrastinação vencer! Isso aumenta a culpa, o medo e faz com que você se sinta mais desanimado. Para evitar isso as metas devem ser menores. Se você tem uma atividade que abarca pequenas ações, defina, para suas metas iniciais, as ações e não a atividade como um todo. Isso irá possibilitar sua percepção da progressão de suas metas.

Tratamentos

Há várias vertentes para realizar o tratamento da depressão. Geralmente, ele é indicado por um psicólogo ou por um psiquiatra e vai variar de acordo com a idade do paciente e com os sintomas apresentados, além da duração da condição. Em casos mais leves podemos indicar apenas acompanhamento psicológico, enquanto em casos mais graves pode ser necessário o uso de medicamentos diários.

Os tratamentos mais utilizados, na maioria dos casos, são a psicoterapia, em que o paciente é devidamente acompanhado por um psiquiatra ou pelo psicólogo, uso de medicamentos controlados, terapias alternativas como acupuntura, homeopatia ou medicação e tratamentos naturais, como o uso diário de Ginkgo Biloba.

Exames

Apesar da medicina sempre está em constante evolução, ainda não existem exames que detectem a depressão no organismo, no máximo seus sintomas são avaliados para descartar outras doenças. O diagnóstico é feito em consulta pelo médico psiquiatra, que orienta o paciente em relação ao tratamento.

Exercícios físicos

Exercícios físicos são uma excelente forma de movimentar o corpo, produzir serotonina de forma natural e combater a depressão diariamente.

Escolher algum esporte ou exercício que você goste, como futebol, natação, corrida ou ciclismo é fundamental para a produção de serotonina e outros mediadores químicos que estimulam alegria e bem-estar ao sistema nervoso.

Remédios

Como dissemos acima, há muitas opções para tratarmos a depressão propriamente dita. Temos tantas formas que promovam bem-estar físico e mental do paciente através de hábitos rotineiros, como medicamentos que podem ser usados para estimular o sistema nervoso central.

Geralmente, os remédios antidepressivos são indicados para casos em que a depressão é mais grave ou severa. Mas lembre-se: o uso desses medicamentos deve ser feito somente sob orientação do médico especialista, pois podem ser perigosos se consumidos na quantidade errada, além de poderem causar dependência.

Recomendados

Usualmente, é recomendado, para tratar a depressão, remédios que inibem a serotonina e a norepinefrina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou antidepressivos tetracíclicos. A escolha depende do grau de depressão do paciente, assim como sua idade e o tempo em que os sintomas perduram.

Alimentos

Um estudo demonstrou que uma dieta deficiente em Zinco pode desencadear os sintomas da depressão, de forma que até mesmo piore o quadro. Por isso, devemos nos atentar a ter uma dieta equilibrada para evitar que isso aconteça.

Recomendados

Dentre os alimentos recomendados para combater a depressão, podemos citar as hortaliças de cor verde escura, como brócolis ou espinafre, laranja, melancia, limão, mel, leite, iogurtes, carboidratos complexos como lentilha, batata doce ou pão integral, soja, peixes, frutos do mar e castanha do pará.

Não recomendados

Já os não recomendados, já são bem famosos pelos prejuízos que podem causar no organismo. E, sim, falamos dos fast foods! Gorduras, frituras, refrigerantes, doces, bebidas alcoólicas, lanches, processados e ultraprocessados no geral.

Suplementos

Outra forma de tratamento da depressão é através de suplementos naturais, que contém nutrientes essenciais para ajudar no combate dessa doença e no estímulo da produção de serotonina e outros mediadores químicos do bem-estar no organismo.

Suplementos ou plantas medicinais como o ginkgo biloba, magnésio, valeriana ou damiana são grandes aliados no combate da depressão. Seu uso deve ser feito sob o acompanhamento do profissional.

Ginkgo Biloba

Erva medicinal bastante famosa ao redor do mundo, o ginkgo biloba é um grande aliado contra a depressão. Composto por terpenoides e flavonoides, essa planta apresenta ações antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam o organismo a se defender de diversos problemas.

Bastante utilizado pelos chineses e outros asiáticos, o ginkgo biloba atua em diversos benefícios para a nossa mente e ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo do nosso corpo, reduzir o estresse e a fadiga e melhorar a disposição. Estudos recentes demonstram seu papel na luta contra a depressão, justamente por suas propriedades.

 

Indicado para

O Ginkgo Biloba é bastante indicado para combater a depressão e o alzheimer, ajudar na concentração, no foco e memorização, além de atuar na saúde dos olhos e ajudar a reduzir a pressão arterial.

Contra indicado para

O ginkgo biloba é contra indicado apenas para o uso em menores de 12 anos, em gestantes, lactantes ou em pacientes com histórico de hemorragias.

Onde comprar

Aproveite agora mesmo as condições exclusivas da nossa loja Nature Center e adquira o seu Gingko Biloba com entrega para todo o Brasil. Com produtos de qualidade garantida e facilidade de aquisição fica fácil cuidar de sua saúde física e mental. Confira as nossas ofertas e venha fazer parte da família!

A depressão tem tratamento! Por mais que pareça difícil lidar com a situação, há diversas formas de manejar da melhor forma possível e melhorar o quadro e seus sintomas. Nunca desista, se cerque de boas pessoas e procure sempre cuidar de ti nesse momento tão delicado!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.