Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

Muitas pessoas têm retenção de líquido e quando estão numa dieta isso pode ser um obstáculo para o processo de emagrecimento.

Esse problema muitas vezes se torna um pesadelo na vida de qualquer pessoa, pois, o inchaço causado pela retenção de líquido, não afeta apenas o abdômen, mas também as pernas, braços e até mesmo o rosto.

Mas, antes de te mostrar algumas alternativas para evitar esse incômodo, vamos te explicar o porquê isso acontece. Veja a seguir:

O que é retenção de líquido?

Sabemos que a retenção de líquido é um inchaço causado em algumas regiões do corpo, mas muitas vezes as causas são ignoradas e a falta de informação faz com que as pessoas não tomem o devido cuidado.

Sabe quando você sente suas pernas inchadas no final do dia? Ou até mesmo um inchaço abdominal e fica sem entender o motivo disso acontecer?

Pois então, isso significa que está retendo líquido. Esse fenômeno acontece quando ocorre um desequilíbrio na eliminação da água no corpo e, então, os líquidos saem do vazo sanguíneo e extravasam para o tecido subcutâneo que fica embaixo da pele.

Alguns motivos que podem levar a isso, são:

  • Sedentarismo
  • Muito tempo na mesma posição
  • Período pré-menstrual ou durante a própria menstruação
  • Calor
  • Alimentação
  • Remédios hipertensivos
  • Reações inflamatórias
  • Problemas cardíacos, renais e hepáticos

O ideal é sempre consultar um médico quando percebe alguma mudança no seu organismo, mesmo que seja algo comum entre as pessoas, pois, pequenos problemas podem se tornar enormes no futuro.

No caso, este tipo de inchaço pode ser tratado de várias formas, quando estão relacionados com problemas no coração, fígado ou sangue, seu médico deve orientá-lo da maneira adequada.

Mas, quando não está associado a nenhuma patologia, o acúmulo de líquido pode ser tratado de forma mais natural, como mudança de alimentação, drenagem linfática e alguns chás que podem ser inclusos no seu cardápio.

Sendo assim, separamos 5 chás diuréticos que agem contra o inchaço:

Chá de urtiga:

Este chá se tornou muito popular para quem quer perder peso, pois, ele ajuda a eliminar o excesso de água no corpo. Além disso, também elimina o excesso de sódio – que contribui para a retenção de líquido.

O chá de urtiga possui vitaminas e minerais, como B12, vitamina C, vitamina A, vitamina K e cálcio. Ajudando a combater a anemia, reumatismo, úlceras, pedras nos rins e diabetes. Ou seja, é um dos melhores diuréticos para passar a consumir.

Chá de salsa:

Bastante usada como tempero na comida, a salsa é ótima para quem quer diminuir a quantidade de água que está retida no corpo. Além de seu poder diurético, a salsa pode ajudar em casos de pedras no rim e na vesícula. E é também fonte de ferro e de enxofre.

Chá verde:

Este é bastante conhecido entre as pessoas e consumido com mais naturalidade. Auxilia na perda de peso com suas propriedades antioxidantes, acelerando o metabolismo e queimando calorias. Muito poderoso, este chá emagrecedor ajuda a eliminar a água do corpo e algumas outras toxinas que causam inflamações, agindo contra o inchaço.

Chá de hibisco:

Também bastante conhecido por auxiliar na dieta, este diurético além de evitar o acúmulo de água no corpo, ele possui propriedades que facilitam a digestão, tem ações anti inflamatórias, estimula a queima de gordura no organismo e regulariza o intestino. Ou seja, é um ótimo aliado para a saúde.

Chá de gergelim:

Não é muito comum entre as pessoas, mas possui propriedades poderosas para a saúde. Este chá diurético ajuda a eliminar o excesso de água no corpo e também as toxinas, fazendo com que ele seja uma ótima alternativa para quem deseja perder peso. Ao contrário dos outros chás, ele pode ser consumido com mais frequência, produzindo resultados a longo prazo.

Existe uma variedade de chás que ajudam a eliminar o acúmulo de água no corpo e também outras toxinas que fazem mal ao organismo. Entretanto, esses chás precisam ser consumidos com cautela, pois, por serem diuréticos, podem causar deficiências de minerais.

Gostou das nossas dicas? Fique de olho no nosso blog para ler mais sobre saúde e qualidade de vida!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.

Deixe um comentário