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Sabe aquela sensação de estar pesando mais do que o normal? Nem sempre essa impressão está relacionada ao ganho de peso, mas sim à uma quantidade desequilibrada de líquidos e sais minerais que ficam no seu organismo e causam uma sensação desconfortável de “inchaço” e estufamento.

Comum, principalmente, nos dias mais quentes, em que ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e acúmulo de água nas células, a retenção de líquidos pode ser causada por problemas hormonais, mau funcionamento do organismo e, também, pela alimentação. Por isso, é importante sempre estar atento aos alimentos que está ingerindo na sua dieta habitual e a quantidade de líquidos que toma por dia. De fato, o inchaço no corpo é um grande vilão dos regimes e do bem-estar, mas existem maneiras de diminuir esse desconforto com passos simples. Quer saber como? Então confira:

Por que você tem inchaço?

Muitas vezes no final da tarde ou após uma refeição, é comum nos sentirmos mais estufados e com uma retenção de líquido maior que também faz com que você “ganhe mais peso”. Mas, você já se perguntou o por quê que isso acontece? Na verdade, o inchaço ocorre pelo simples fato da proporção de água do corpo ficar em menor quantidade que os sais minerais. Isso faz com que os rins sejam forçados a compensar a falta de água, retendo o líquido para diluir o excesso de sódio no organismo. Por isso, quando estamos inchados, sentimos um desconforto em diversas partes do corpo.

Inchar é um processo natural do corpo, mas, as mulheres tendem a sofrem mais com o problema, especialmente em períodos como o ciclo menstrual e a gravidez. Isso porque as flutuações hormonais próprias desses períodos favorecem a retenção de líquidos. Mas, dentre os fatores externos, a alimentação é, sem dúvida, um agravante. Perceber um inchaço acima do normal nesses dias e, principalmente, nos demais, pode significar que a alimentação está prejudicando o bom funcionamento do organismo. Por isso, quem quer evitar o inchaço nas pernas, barriga e pés, precisa ficar atento a dieta, especialmente no diz respeito ao consumo de sódio.

Como evitar o inchaço no corpo?

Evite bebidas gaseificadas e alcoólicas

Tomar refrigerantes e outras bebidas gaseificadas faz com que você sofra ainda mais com o inchaço. Isso porque, os gases dilatam o estômago, o que causa desconforto e uma sensação de “satisfeito”. Outra opção de bebida, a alcoólica, também provoca uma inflamação momentânea que causa o inchaço que, por mais que seja temporário, pode agravar uma possível retenção de líquido que você já tenha. Isso porque, esses tipos de bebidas são ricas em sódio e carboidratos refinados, um vilão que também influencia no inchaço das pernas, barriga e pés. Para evitar esses efeitos, opte por beber mais água sem gás e sucos diuréticos que ajudam na eliminação de líquidos.

Modere o consumo de certos alimentos

Alguns tipos de comida são mais difíceis de serem digeridas pelo organismo, justamente por não se quebrarem com tanta facilidade na hora da absorção do intestino. E é exatamente essa fermentação que produz gases que podem levar a um corpo inchado e a um ganho de peso momentâneo. Por isso, é importante equilibrar o consumo de repolho, brócolis, todos os tipos de couve, batata doce, feijão, ovo, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar, que são os causadores de flatulência. Lembrando que, por mais que favoreçam o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem muito para uma dieta saudável.

Beba mais água

A água também pode atuar como um diurético natural durante o dia, por isso, deve ser bastante consumida junto com uma refeição balanceada para diminuir a sensação de pernas inchadas e abdômen volumoso. Caso não consiga beber muita água, experimente colocar alimentos diuréticos na bebida, como folhas de hortelã e pedaços de gengibre. Além disso, existem chás para retenção de líquido que são desintoxicantes e ajudam na diminuição do inchaço como, por exemplo, o verde, de hibisco, cavalinha, gengibre, dente de leão, hortelã e alecrim.

Coma mais proteínas magras

Para aprender como acabar com a retenção de líquido em excesso, é importante se atentar ao que está comendo. Normalmente, para diminuir o inchaço, é necessário incluir na sua dieta proteínas com menor teor de gordura e que atuam como diuréticos naturais como, por exemplo, queijos magros, carne branca (peixes e aves) e soja. Desta forma, a água em excesso do organismo é eliminada junto com a creatinina e ureia, elementos que, quando retirados, ajudam a aliviar a retenção de líquido. Porém, apesar de serem muito benéficas, é importante não exagerar no consumo das proteínas, pois, isso levará a uma superprodução de componentes que podem fazer mal ao organismo. Por isso, sempre que for seguir uma dieta, procure um profissional como um nutricionista para te ajudar a criar uma dieta especial e te ensinar corretamente como eliminar a retenção de líquido do corpo.

Viu só como seguindo esses passos você pode diminuir sua retenção de líquido e melhorar sua qualidade de vida? Então continue acompanhando o blog da Nature Center para ficar por dentro de dicas que podem ser muito benéficas para sua saúde!

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