Sabe aquela sensação de estar pesando mais do que o normal? Nem sempre essa impressão está relacionada ao ganho de peso, mas sim à uma quantidade desequilibrada de líquidos e sais minerais que ficam no seu organismo e causam uma sensação desconfortável de “inchaço” e estufamento.
Comum, principalmente, nos dias mais quentes, em que ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e acúmulo de água nas células, a retenção de líquidos pode ser causada por problemas hormonais, mau funcionamento do organismo e, também, pela alimentação. Por isso, é importante sempre estar atento aos alimentos que está ingerindo na sua dieta habitual e a quantidade de líquidos que toma por dia. De fato, o inchaço no corpo é um grande vilão dos regimes e do bem-estar, mas existem maneiras de diminuir esse desconforto com passos simples. Quer saber como? Então confira:
Muitas vezes no final da tarde ou após uma refeição, é comum nos sentirmos mais estufados e com uma retenção de líquido maior que também faz com que você “ganhe mais peso”. Mas, você já se perguntou o por quê que isso acontece? Na verdade, o inchaço ocorre pelo simples fato da proporção de água do corpo ficar em menor quantidade que os sais minerais. Isso faz com que os rins sejam forçados a compensar a falta de água, retendo o líquido para diluir o excesso de sódio no organismo. Por isso, quando estamos inchados, sentimos um desconforto em diversas partes do corpo.
Inchar é um processo natural do corpo, mas, as mulheres tendem a sofrem mais com o problema, especialmente em períodos como o ciclo menstrual e a gravidez. Isso porque as flutuações hormonais próprias desses períodos favorecem a retenção de líquidos. Mas, dentre os fatores externos, a alimentação é, sem dúvida, um agravante. Perceber um inchaço acima do normal nesses dias e, principalmente, nos demais, pode significar que a alimentação está prejudicando o bom funcionamento do organismo. Por isso, quem quer evitar o inchaço nas pernas, barriga e pés, precisa ficar atento a dieta, especialmente no diz respeito ao consumo de sódio.
Tomar refrigerantes e outras bebidas gaseificadas faz com que você sofra ainda mais com o inchaço. Isso porque, os gases dilatam o estômago, o que causa desconforto e uma sensação de “satisfeito”. Outra opção de bebida, a alcoólica, também provoca uma inflamação momentânea que causa o inchaço que, por mais que seja temporário, pode agravar uma possível retenção de líquido que você já tenha. Isso porque, esses tipos de bebidas são ricas em sódio e carboidratos refinados, um vilão que também influencia no inchaço das pernas, barriga e pés. Para evitar esses efeitos, opte por beber mais água sem gás e sucos diuréticos que ajudam na eliminação de líquidos.
Alguns tipos de comida são mais difíceis de serem digeridas pelo organismo, justamente por não se quebrarem com tanta facilidade na hora da absorção do intestino. E é exatamente essa fermentação que produz gases que podem levar a um corpo inchado e a um ganho de peso momentâneo. Por isso, é importante equilibrar o consumo de repolho, brócolis, todos os tipos de couve, batata doce, feijão, ovo, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar, que são os causadores de flatulência. Lembrando que, por mais que favoreçam o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem muito para uma dieta saudável.
A água também pode atuar como um diurético natural durante o dia, por isso, deve ser bastante consumida junto com uma refeição balanceada para diminuir a sensação de pernas inchadas e abdômen volumoso. Caso não consiga beber muita água, experimente colocar alimentos diuréticos na bebida, como folhas de hortelã e pedaços de gengibre. Além disso, existem chás para retenção de líquido que são desintoxicantes e ajudam na diminuição do inchaço como, por exemplo, o verde, de hibisco, cavalinha, gengibre, dente de leão, hortelã e alecrim.
Para aprender como acabar com a retenção de líquido em excesso, é importante se atentar ao que está comendo. Normalmente, para diminuir o inchaço, é necessário incluir na sua dieta proteínas com menor teor de gordura e que atuam como diuréticos naturais como, por exemplo, queijos magros, carne branca (peixes e aves) e soja. Desta forma, a água em excesso do organismo é eliminada junto com a creatinina e ureia, elementos que, quando retirados, ajudam a aliviar a retenção de líquido. Porém, apesar de serem muito benéficas, é importante não exagerar no consumo das proteínas, pois, isso levará a uma superprodução de componentes que podem fazer mal ao organismo. Por isso, sempre que for seguir uma dieta, procure um profissional como um nutricionista para te ajudar a criar uma dieta especial e te ensinar corretamente como eliminar a retenção de líquido do corpo.
Viu só como seguindo esses passos você pode diminuir sua retenção de líquido e melhorar sua qualidade de vida? Então continue acompanhando o blog da Nature Center para ficar por dentro de dicas que podem ser muito benéficas para sua saúde!
Telefone: (31) 3063-8989
WhatsApp: (31) 98462-5344
Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h. Sábado de 9h às 13h.
SAC / Televendas: (31) 3063-8989
E-Mail: sac@naturecenter.com.br
Rua Juruá, Bairro da Graça, Belo Horizonte/MG - CEP 31140-020
© 2010 – 2020 – Nature Center - Todos Os Direitos Reservados
Ao finalizar seu pedido, você concorda com as nossas condições de uso. Verifique a nossa Política de Privacidade, Cookies e Anúncios Baseados em Interesse.