Muito encontrado em forma de capsulas ou em rótulos de alguns produtos, o colágeno faz sucesso por trazer benefícios a pele e ao cabelo, por causa das suas propriedades de elasticidade.
Mas o que poucas pessoas sabem é que o colágeno também oferece muitas vantagens para as articulações e é muitas vezes indicado para pessoas que já passaram dos 35 anos. De um modo geral, o corpo humano produz essa proteína em abundância, mas depois dessa idade, a produção se torna um pouco menor e fatores como dietas, estilo de vida e problemas de saúde podem afetar a formação de colágeno no organismo.
Um ponto que costuma confundir bastante as pessoas é a falácia de que este tipo de problema afeta apenas os idosos, mas como foi dito anteriormente, muito fatores pode influenciar, então, não é algo exclusivo para uma determinada idade.
Índice:
ToggleColágeno tipo 2: o melhor para as articulações
Nosso organismo produz alguns tipos de colágenos, que fazem bem para várias regiões do corpo, no caso das articulações, o melhor é o tipo 2, também conhecido como colágeno U II. Ele combate doenças como osteoartrite de origem autoimune e artrite reumatoide. Essas patologias destroem a cartilagem, e a presença do colágeno tipo 2 evita a destruição e reduz a inflamação, melhorando a saúde das articulações.
Os benefícios do colágeno tipo 2, são:
- Manutenção da saúde das articulações;
- Alivia o desconforto causado pelas inflamações;
- Ajuda a melhorar flexibilidade e mobilidade;
- Ajuda o corpo na construção da cartilagem articular;
- Pessoas que tomam colágeno tipo 2 sentem menos dores pós treinos;
- Auxilia na recuperação de lesões esportivas;
- Aumenta a velocidade de cura da cartilagem
Onde encontrar colágeno tipo 2?
O Colágeno Tipo 2, é muito encontrado em carnes (devido ter boa concentração de proteínas), porém com o cotidiano corrido, além da menor produção de Colágeno por volta dos 30 anos, você precisará suplementar. No caso do colágeno, poderá encontra-lo em forma de cápsula, que além de ser prático para consumo, conseguirá repor corretamente a nossa necessidade de colágeno diária.
Outros problemas que podem trazer dores nas articulações
Problemas na articulação podem surgir em decorrências de outras doenças, infecções ou lesões. Alguns casos podem ser irreversíveis, por isso é importante sempre buscar ajuda médica para entender o que te leva a sentir dores, e verificar a possibilidade de ingerir colágeno para articulações.
As lesões que podem causar dor articular são:
- Movimentos repetitivos;
- Esforço fora do comum;
- Contusões;
- Luxação;
- Cartilagem danificada.
Algumas doenças que também podem causa dor articular:
- Gripe;
- Sarampo;
- Hepatite;
- Caxumba;
- Rubéola;
- Doença de Lyme (doença transmitida pela picada do carrapato).
Independente da causa, é necessário buscar acompanhamento médico, como de um clinico geral, ortopedista, reumatologista, imunologista e traumatologista, ou um profissional da saúde, pois essas são especificidades que podem ajudar a diagnosticar os problemas nas articulações, e te orientar ao tratamento mais adequado, inclusive a quantidade de colágeno que precisa consumir diariamente.
Viu só porque é importante prestar atenção no corpo e identificar os sinais que ele dá? As vezes uma dorzinha na articulação pode ser falta de colágeno tipo 2 no corpo, por isso é importante estar em alerta e sempre consultar um médico. Quer ler mais dicas sobre saúde e qualidade de vida? Acompanhe nosso blog!