Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

Colesterol é um grande problema para a saúde, quando está em altas taxas, por não possui nenhum sintoma físico, é muitas vezes considerado uma doença silenciosa.

É causado, normalmente, por excesso de álcool, muito carboidrato ou gordura nas refeições ou até mesmo histórico familiar.

No entanto, existem dois tipos de colesterol, definidos como:

Colesterol HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) que transporta o colesterol das artérias levando até o fígado para ser eliminado pelo corpo, por isso é conhecido como o colesterol bom.

Já o colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) é o que se acumula nas paredes arteriais, transportando o colesterol do fígado às células, trazendo alguns problemas de saúde, como por exemplo, infarto ou pressão alta, além de outras consequências.

Como reduzir o colesterol ruim?

Entretanto, se a alimentação é uma das causas que podem levar alguém a ter colesterol ruim, é por meio dela que também muda esse quadro.

Alguns alimentos tem a capacidade de diminuir o nível de gordura no organismo.

Veja alguns:

Aveia

Alimentos quem contem fibra solúvel ajudam a tirar o colesterol ruim para fora do corpo. Neste caso, consumir uma porção de aveia por dia ou cereais com aveia ajudam nesta tarefa para eliminar essas gorduras que fazem tão mal ao organismo.

Pode ser consumido até mesmo com frutas, muitas pessoas que aderem ao consumo de aveia na dieta para ajudar no emagrecimento, misturam com bananas ou morangos, por exemplo.

Berinjela

A berinjela é indicada na alimentação de quem possui colesterol alto, pois, o legume é rico em fibras que alteram a absorção das gorduras, eliminando parte delas pelas fezes.

Por isso quando se fala em manter o nível de colesterol é recomendado o consumo deste alimento. Além disso é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, contribuindo com a prevenção de algumas doenças, como as cardiovasculares ou diabetes.

Frutas

As frutas são importantes na alimentação, pois elas são muito nutritivas e quanto mais o consumo for variado, melhor será para a saúde.

O abacate, por exemplo, tem ácido oleico que é aliado do organismo e age contra a ação do LDL, além de proteger o coração contra infartos, entupimentos de veias, trombose, entre outras doenças.

Frutas cítricas possuem fibras solúveis e junto com o teor elevado de vitamina C, ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Oleaginosas

As oleaginosas, além de serem variadas e agradarem diversos paladares, fazem muito bem a saúde.

Esse grupo de alimentos (castanha, nozes, amêndoas, entre outros) possui gordura poli-insaturadas, sendo assim, também ajudam a eliminar o LDL, diminuindo a circulação do colesterol ruim no sangue.

Vinho tinto seco

Para quem possui colesterol, um bom vinho também cai bem. A casca da uva possui resveratrol e o álcool, durante o processo de fermentação, consegue concentrar essa substancia, o que ajuda a regular a colesterol ruim.

No entanto, como ó álcool é algo que deve ser evitado, é importante beber com moderação, para não causar efeitos contrários.

O que as pessoas precisam saber sobre o colesterol?

Como explicitado no início do texto, o colesterol é necessário ao corpo, desde que seja o HDL, o colesterol bom.

A alimentação, certamente, não é o suficiente para manter o LDL longe do organismo, uma vez que, é necessário alia-la com uma rotina de exercícios e longe de hábitos excessivos, como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Mas, muitas pessoas se deixam levar falsas informações a respeito do colesterol, por isso, veja a seguir alguns mitose verdades acerca do assunto.

Pessoas magras não possuem colesterol

Mito. O peso não está relacionado a ter colesterol ruim ou não, sendo assim, pessoas magras também podem ter, pois, o nível de gordura no sangue depende totalmente da taxa de remoção de colesterol feita pelo fígado.

Além disso, ter histórico na família aumenta a probabilidade de ter colesterol.

Tratamento é preventivo e para sempre

Verdade. Qualquer pessoa está sujeita a ter colesterol, mesmo não tendo histórico familiar. Então, ter hábitos saudáveis, praticar exercícios, fazer exames anualmente, são coisas extremamente importante para ser manter longe de possíveis doenças.

Pessoas obesas possuem colesterol LDL

Mito. Como dito anteriormente, o peso não está relacionado a ter colesterol ruim. Entretanto, pessoas que não possuem uma boa dieta e são sedentárias têm mais chance de ter altos índices de colesterol.

Suplementos vitamínicos ajudam no controle de colesterol

Verdade. O médico pode indicar o uso de suplementos com produtos ricos em fitoesteróis, substancias antioxidantes que contribuem com diminuição da absorção do colesterol no organismo.

No entanto, o consumo de suplementos deve estar aliado a uma rotina de exercícios e refeições saudáveis.

Viu como é importante ter uma boa alimentação? Consulte sempre um médico para saber como está a saúde e sempre se prevenir.

Um especialista pode dizer como incluir novos alimentos nas refeições, o que deve ser evitado e até mesmo se é necessário utilizar suplementos e como fazer isso.

Continue vendo nossas dicas sobre saúde e cuide-se sempre!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Alimentação no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário