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Às vezes logo após alguma refeição podemos sentir uma sensação de mal-estar, como azia, estômago pesado, gases e até mesmo sonolência.

Esses sintomas são comuns para quem fez uma má digestão, gerando um certo desconforto.

Os incômodos surgem, normalmente, quando não nos alimentamos de forma adequada. Como por exemplo, quando exageramos no prato, comemos muito rápido, fazemos a ingestão de gorduras e álcool, entre outras situações que irritam a parede do estômago.

Pode ser também que seja resultado de algum problema gástrico, neste caso, se sentir o mesmo mal-estar sempre, é recomendado procurar um médico para investigar melhor a situação.

No entanto, com auxílio da própria refeição é possível eliminar esses desconfortos causados pela indigestão, por causa do consumo de alguns nutrientes, como as vitaminas do complexo B, por exemplo.

Então, a seguir, veja alguns alimentos que podem melhorar o quadro.

Gengibre

Para quem tem dificuldades para digerir proteína, principalmente as carnes, o gengibre pode dar um ótimo auxilio.

O ideal é consumi-lo em forma de chá ou as raspinhas do vegetal durante o preparo do alimento.

Desde a antiguidade, ele é usado para fins medicinais, por ser fontes de nutrientes importantes, como a vitamina B. Ajuda a amenizar os problemas digestivos e facilita a ingestão de alimentos muito gordurosos, é bastante recomendado para quem tem como sintoma dores abdominais e enjoos.

Alecrim e hortelã

Algumas ervas são bastante recomendas para quem tem problemas de digestão. E essas duas tem grande poder multivitamínico, pois possuem cálcio, magnésio, vitamina B6, potássio, entre outros nutrientes.

O alecrim é indicado para quem tem dificuldades quando consome carnes e gorduras, ajudando a reduzir a produção de gases, além de aliviar a azia.

Já a hortelã acelera o processo de digestão, equilibrando a concentração de clorídrico estomacal e também das enzimas digestivas, que são importantes para a absorção dos nutrientes. No entanto, a erva não é indicada em caso de refluxo.

Pimenta

A digestão começa na boca e é por isso que a pimenta também contribui, pois, ela aumenta a salivação auxiliando na mastigação. Ela estimula a secreção gástrica, que contribui com o aumento de produção de enzimas e sucos gástricos, favorecendo a sensação de bem-estar.

Além disso, ela tem ação anti-inflamatória e aumenta o muco que protege o estômago, no entanto, o consumo deve ser cauteloso, pois, em excesso pode prejudicar.

Uma das principais vitaminas da pimenta são as vitaminas do complexo B: niacina, piridoxina, riboflavina e tiamina. Sendo que a niacina ajuda na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo.

Banana

A banana proporciona uma série de benefícios por ter vitaminas que ajudam o sistema digestivo, se tornando uma ótima aliada.

Rica em fibras, potássio, vitamina A e vitamina C, a fruta ajuda no processo digestivo acalmando o estômago e regula as funções do intestino. Normalmente, seu consumo e indicado logo pela manhã para iniciar o dia bem.

Hábitos que melhoram a digestão

Para quem tem os sintomas de má digestão é importante seguir os seguintes passos que farão total diferença:

Mastigue com calma

Uma mastigação sem pressa facilita todo o processo, uma vez que, o alimento precisa chegar no estômago bem triturado.

Um alimento mastigado de forma incorreta sobrecarrega o estômago e o intestino, além de prejudicar a absorção completa de vitaminas que precisamos adquirir por meio da alimentação causando os sintomas da indigestão, ficando extremamente desconfortável.

Tome água com limão

Antes de fazer alguma refeição, cerca de 15 minutos antes, tome um shot de limão (50ml de água e meio limão). Isso ajuda o estomago a produzir mais ácido e também auxilia o estômago a receber o alimento com mais facilidade.

A água com limão melhora a atividade intestinal, eliminando os resíduos e substâncias que não fazem bem ao corpo.

Coma alimentos que ajudem na salivação

Nem todo mundo gosta de alimento amargo, mas eles ajudam a salivar mais, e esta parte é muito importante para a digestão, pois, ela umedece o alimento para facilitar o processo de mastigação, gustação e deglutição.

Além de já dar o recado para o corpo de que ele vai receber um alimento.

Agrião, couve, rúcula, rabanete, entre outros, são excelentes para colocar esse hábito em prática, além de alguns possuírem complexo de vitamina B.

Não exagere

É muito importante rever os hábitos alimentares, como por exemplo: não exagerar em frituras, não tomar refrigerantes durante o almoço e não comer rapidamente.

É comum que as pessoas não se atentem a isso, fazendo com que elas mesmas sejam responsáveis pela própria má digestão. Então se está tendo alguns dos sintomas, é necessário reavaliar o processo de ingestão da comida.

Multivitaminas

A absorção de vitaminas é essencial para o sistema digestivo, no entanto, como muitas vezes não é feita a ingestão adequada por meio da alimentação, é possível ingerir por meio de complementos vitamínicos.

Neste caso, deve ser recomendado por um médico, ou seja, nada de acrescentar multivitamínicos no dia-a-dia sem a orientação adequada.

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