As formas de magnésio correspondem a um nutriente que pode ser encontrado em uma série de alimentos, porém em baixa quantidade, visto o solo brasileiro ser pobre deste mineral, o qual é indispensável para a saúde do ser humano. Suas funções são as mais variadas, como a melhor digestão de proteínas e a ativação muscular e neural.
No entanto, muitas pessoas não sabem que não estão consumindo, diariamente, a quantidade essencial de magnésio. Visando atender às necessidades do organismo, diversos formatos foram criados em busca de tratar os sintomas e deficiências específicas.
Saiba mais sobre magnésio:
- Benefícios do magnésio para saúde
- Mineral essencial para a vida
- Fontes alimentares de magnésio
- Deficiência de magnésio
- Suplementação de magnésio
- Magnésio e doenças cardíacas
- Interações medicamentosas
- Magnésio e diabetes
- Magnésio e osteoporose
- Magnésio e função muscular
Índice:
ToggleQuais são os principais tipos de magnésio?
Dentro da suplementação alimentar, as formas de magnésio têm feito sucesso. Afinal, essa substância corresponde ao principal mineral que mais prevalece no corpo humano, apresentando uma importância ímpar em processos de formação óssea, contração muscular, regulação do humor e do sono, bem como no metabolismo das células.
No entanto, cada tipo de magnésio é responsável por uma função diferente, onde é necessário escolher com cautela para obter os benefícios esperados. Confira, logo abaixo, o que cada um representa.
Óxido de magnésio
O óxido de magnésio é um suplemento buscado por aquelas pessoas que possuem dores estomacais ou necessitam de um laxante a curto prazo. Isso ocorre por causa de sua alta estabilidade e quase nenhuma solubilidade em água.
Carbonato de magnésio
Por sua vez, o carbonato de magnésio, que está entre as formas de magnésio mais relevantes para uso como antiácido, está mais voltado para tratamentos completos como síndromes ácido-pépticas, úlcera péptica, hipercloridria e, até mesmo, hemorragia gastrointestinal que foi resultado de uma úlcera por estresse ou gastrite aguda.
Cloreto de magnésio
O cloreto de magnésio ajuda o organismo a absorver, da melhor maneira possível, a vitamina D, além de auxiliar a aumentar a imunidade do corpo e reduzir doenças respiratórias e intestinais. Para quem pratica atividades físicas, esta substância também pode apresentar grandes benefícios.
Magnésio quelado
O magnésio quelado, que também pode ser conhecido como glicinato ou bisglicinato de magnésio, é uma das fontes mais modernas feita a partir da união entre mineral magnésio e aminoácido glicina por meio de uma ligação quelado.
Esta é considerada uma das fontes mais biodisponíveis, com facilidade de absorção e maior índice de segurança no consumo. Em sua maioria, possui indicação para pessoas que precisam burlar as deficiências de magnésio dentro de sua dieta.
Magnésio dimalato
O magnésio dimalato pode estar associado com o bem-estar de seus usuários. Ele também ajuda a reduzir, de forma relevante, a ansiedade e os sintomas da depressão. Sua eficácia também é comprovada na redução de dores no peito e arritmias cardíacas.
Outras melhoras observadas estão relacionadas à fadiga crônica e às dores musculares que estão diretamente associadas à osteoporose e à fibromialgia, podendo, ainda, melhorar a dificuldade para dormir e a memória.
L-treonato de magnésio
O L-treonato de magnésio é um dos tipos de magnésio, associado com a L-Treonina com alta capacidade de absorção, sendo capaz de romper a barreira hematoencefálica, forçando o seu caminho por entre as membras das células. Essa substância é capaz de melhorar a função cognitiva, fazendo com que a função neural e a densidade do hipocampo sejam relativamente melhoradas.
O uso deste formato de magnésio é amplamente associado com a melhora do aprendizado, da memória e, especialmente, da cognição. A redução do estresse e da ansiedade, assim como o tratamento de Alzheimer, também estão incluídos em sua possibilidade de uso.
Formas de magnésio: magnésio lactato
Dentre as formas de magnésio, esta auxilia o corpo para exercer um bom funcionamento do coração, do sistema digestivo e, até mesmo, do sistema nervoso. Seu uso é voltado para a prevenção e alívio de problemas relativos à falta de magnésio.
Os principais sintomas de sua ausência no organismo são: irritabilidade, fadiga, fraqueza, letargia, parestesias e náuseas.
Magnésio Taurato
O magnésio Taurato é uma forma de suplemento que une o mineral com o aminoácido taurina. Ele é frequentemente utilizado para ajudar a corrigir deficiências da substância no sangue, bem como promover a saúde de uma forma geral.
Citrato de magnésio
É possível dizer que o citrato de magnésio é um dos tipos de magnésio com maior biodisponibilidade dessa substância, o que mostra que ele pode ser absorvido de uma forma mais fácil pelo trato digestivo do que em outros formatos.
Em sua maioria, é consumido via oral para que os baixos níveis de magnésio sejam reabastecidos. Graças ao efeito laxante natural, caso seja tomado em doses mais altas, também auxilia no tratamento da constipação.
Qual dessas formas de magnésio é a melhor?
Não é possível afirmar que uma dessas formas de magnésio é a melhor, tendo em vista que cada uma delas é utilizada com uma finalidade diferente. No máximo, é válido informar sobre aquelas que possuem maior biodisponibilidade e com ampla absorção por parte do organismo humano.
Conclusão
Diante de tantas formas de magnésio, é preciso que a sua suplementação seja devidamente acompanhada. Afinal, uma superdosagem pode gerar consequências, muito embora essa substância apresente tantos benefícios para o ser humano.
Para garantir uma boa absorção dessa substância e seus tipos, tão necessários para o organismo, há uma suplementação ideal: o 5x Magnésio. Esse suplemento reúne 5 tipos de magnésio diferentes para garantir uma reposição adequada, bem como os benefícios indispensáveis para revigorar a saúde e afastar sintomas como a fadiga.