Pesquisar
Acne, saiba mais e informe-se

Acne, saiba mais e informe-se

A acne é uma doença cutânea que tira o sono de muita gente e pode levar a problemas de autoestima e até mesmo depressão, em casos mais severos. Apesar de ser um problema sério, existem diversos tipos de tratamentos e cuidados com a pele que podem ajudar a diminuir bastante a presença de acne e até mesmo fazê-las desaparecer em alguns casos.

Entenda o que é a acne, quais os tipos, sintomas, causas e os tratamentos que podem te ajudar a controlar o problema e melhorar a saúde da sua pele.

O que é?

São chamadas de acne, as lesões na pele causadas por um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Essas lesões podem se apresentar de diferentes formas, como espinhas, cravos e até mesmo cistos e caroços. Quando não tratadas corretamente, podem causar dor e grande incômodo no paciente.

Tipos

Existem tipos diferentes de acne que podem aparecer por motivos diferentes e em diversos momentos da vida. Conheça alguns dos tipos de acne mais comuns:

  • Acne neonatal: por conta da troca de hormônios entre mãe e filho na gestação, os bebês podem sofrer com esse tipo de acne, que normalmente somem sozinhas após alguns meses;
  • Acne medicamentosa: alguns medicamentos podem ter como reação adversa, a acne medicamentosa. Normalmente, é causada por medicamentos hormonais, como anticoncepcionais ou até mesmo cortisona;
  • Acne vulgar: característica dos adolescentes, a acne vulgar acontece por conta das alterações dos hormônios, sendo mais comum nos meninos;
  • Acne da mulher adulta: esse tipo de acne atinge as mulheres acima dos 25 anos e quase sempre está ligada a algum tipo de disfunção hormonal. Pode ocorrer em pacientes que nunca tiveram acne na vida, por exemplo;
  • Acne na gravidez: ocorre normalmente no começo da gravidez, no primeiro trimestre, por conta do aumento da progesterona. Tende a desaparecer após esse período.

Existem mais de 15 tipos de acne que podem atingir diferentes grupos de pessoas e faixas etárias. Caso perceba mudanças na sua pele e presença de acne, consulte um dermatologista para identificar o problema e suas causas, e iniciar o tratamento corretamente.

Graus de acne

Além dos diferentes tipos, existe a classificação em graus, que ajudam a conduzir o tratamento adequado para cada um deles. Abaixo, entenda os graus de acne e como elas se apresentam:

  • Grau I: esse é o tipo mais leve de acne, que se apresenta apenas em forma de cravos, sem o aparecimento de espinhas ou lesões inflamatórias;
  • Grau II: Apresenta menores lesões inflamadas e pequenos pontos de pus, que podem aparecer tanto em cravos, quanto em espinhas;
  • Grau III: neste grau de acne, as lesões são maiores e mais profundas, também são mais inflamadas e podem apresentar dor e bastante vermelhidão;
  • Grau IV: o grau IV é o nível mais grave de acne, nele, o paciente apresenta cravos, espinhas, cistos grandes e diversos abscessos, além de cicatrizes que podem deformar a região.

Para identificar o tipo de acne e o tratamento a ser realizado, visite um dermatologista, que fará avaliação das lesões e indicação do melhor tratamento para seu caso.

CID

Após o diagnóstico da acne e a identificação do grau das lesões, o médico poderá colocar o CID 10 – L70, que corresponde a esta condição. Dentro dele, existem diversos diagnósticos de acne que podem ser colocados, como o L73.0, correspondente a acne queloide.

Causas

As causas da acne são as mais diversas possíveis, inclusive, ela pode ser um dos sintomas de algumas doenças. Abaixo, conheça algumas das principais causas da acne:

  • Alterações hormonais;
  • Gravidez;
  • Estresse;
  • Medicamentos;
  • Predisposições genéticas;
  • Cosméticos;
  • Suplementos;
  • Alimentação rica em gordura.

Essas são apenas algumas das causas que podem provocar ou até mesmo piorar quadros de acne, porém existem diversos outros fatores que podem influenciar em seu aparecimento.

Sintomas

Os sintomas dependem do tipo e do grau de acne, mas no geral, esses sintomas incluem cravos que podem aparecer em forma de pontos pretos ou brancos, que surgem no rosto, mas também podem estar presentes no peito e nas costas.

Sintomas
Fonte/Reprodução: original

Quanto mais grave o grau da acne, mais os sintomas se intensificam e podem aparecer pápulas avermelhadas e endurecidas. Essas pústulas com presença de pus e nódulos internos, que costumam causar dor, chamados de espinhas.

Como lidar

A acne é um problema de pele que mexe com a autoestima do paciente. Normalmente, quando ocorre na adolescência, pode causar problemas maiores como ansiedade e até mesmo depressão.

Por isso, a melhor forma de lidar com a acne é procurar um dermatologista logo quando perceber o aparecimento das primeiras lesões. Assim é possível realizar o tratamento corretamente e ter a solução para acne.

Formas de melhorar

Algumas mudanças na sua rotina podem ajudar a melhorar a acne, aliadas, é claro, com o tratamento recomendado pelo médico. Confira a seguir algumas dicas para melhorar a acne:

  • Evite lavar o rosto com água quente;
  • Aposte em produtos sem óleo;
  • Priorize uma alimentação saudável;
  • Mantenha sempre a higiene do rosto;
  • Jamais esprema cravos ou espinhas;
  • Se possível, evite situações de estresse;
  • Tenha uma rotina de atividades físicas.

Essas são apenas algumas maneiras de melhorar a acne, porém, são hábitos que precisam ser aliados com os tratamentos recomendados pelo médico.

Tratamentos

Existem diferentes tratamentos para a acne e cada um deles é indicado para um tipo e grau diferente. Em alguns casos, o tratamento hormonal é recomendado. Já em outros, são usados medicamentos mais fortes para controlar a acne.

Tratamentos
Fonte/Reprodução: original

Porém, também podem ser usados tratamentos naturais, como o óleo de prímula. O tratamento para acne deve ser individualizado e analisado caso a caso, com auxílio médico.

Exames necessários

Além do exame físico, que o dermatologista analisa a pele do paciente, também podem ser solicitados hemogramas completos para checagem dos hormônios e taxas. No caso das mulheres, ainda é recomendado exames vaginais para identificar problemas que podem causar a acne como sintoma, como a síndrome dos ovários policísticos.

Exercícios físicos

A atividade física está ligada à saúde da pele, principalmente por conta da diminuição do cortisol, o hormônio que causa o estresse. Com uma rotina de exercícios físicos, conseguimos diminuir a ansiedade, estresse, melhorar o sono e, como consequência, a saúde da pele.

Recomendados

Diversas atividades como dança, corrida, caminhada, pilates e até mesmo musculação são ótimos exercícios para quem quer combater a acne e aproveitar uma vida mais saudável.

Não recomendados

Não existem restrições quanto aos exercícios físicos praticados. Porém, é preciso ter cuidado com a exposição solar e sempre realizar a higiene da pele corretamente, evitando que o suor se acumule e piore o quadro da acne.

Remédios

O tratamento para acne com remédios é normalmente recomendado em quadros mais graves. Porém, os pacientes jamais devem realizar a automedicação, e sempre devem seguir as orientações do médico que realiza o acompanhamento.

Recomendados

Quando a acne é causada por desequilíbrios hormonais, é recomendado o uso de outros hormônios para equilibrar o funcionamento e melhorar os sintomas. O Roacutan é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento da acne, principalmente em adultos e adolescentes. Esse é um medicamento forte, com graves efeitos colaterais e só deve ser utilizado com acompanhamento médico.

Não recomendados

Alguns medicamentos podem piorar a acne, como alguns antidepressivos, esteroides e até mesmo antiepilépticos. Portanto, caso você utilize esses medicamentos e sofra de acne, converse com seu médico.

Alimentos

A alimentação também está diretamente ligada ao aparecimento ou a piora da acne. Por isso, é fundamental apostar em uma alimentação mais saudável e equilibrada, que vai atuar na saúde da sua pele, para evitá-la.

Recomendados

Alguns alimentos ajudam a diminuir a acne e melhorar a saúde da sua pele, como a uva, os peixes, cenoura e até mesmo o alho. No geral, aposte em uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, dando preferência a uma dieta mais natural e equilibrada.

Não recomendados

Evitar o abuso de doces, alimentos processados, amendoim, chocolate e principalmente gorduras, é fundamental para diminuir a acne.

Suplementos

Em alguns casos, os médicos podem optar pela suplementação no tratamento da acne. Normalmente, é realizado em casos mais leves ou ainda de maneira complementar a outros tratamentos.

Suplementos de vitaminas, como A e B6, são alguns dos mais usados no tratamento contra a acne.

Óleo de prímula

O óleo de prímula é uma das formas de tratar a acne e ainda proporciona diversos outros benefícios, principalmente para as mulheres. Rico em ácidos graxos, também ajuda a aliviar sintomas da TPM, menopausa e ainda regula as taxas hormonais de maneira natural. Para quem sofre com ciclo menstrual irregular, o óleo de prímula também pode ser um aliado para regulá-lo.

Cápsulas

As cápsulas de óleo de prímula são a maneira mais comum de colocá-lo em sua rotina e aproveitar os benefícios já nos primeiros meses de uso. A dose pode variar conforme as necessidades de cada um, mas normalmente, são recomendados o consumo de duas cápsulas por dia.

Indicado para

O óleo de prímula pode ser indicado para outros problemas além da acne, como disfunções hormonais, regulação da menstruação, alívio dos sintomas da TPM ou menopausa e até mesmo para quem sofre de artrite reumatoide.

Contra indicado para

Pessoas que tomam remédios anticoagulantes, anti-inflamatórios ou sofrem de epilepsia, devem evitar o consumo de óleo de prímula. Jamais tome sem recomendação médica e sempre converse com o médico que realiza seu acompanhamento.

 

 

Onde comprar

Na Nature Center você encontra o óleo de prímula e muitos outros suplementos e vitaminas para sua saúde. Comprando no conforto da sua casa e recebendo rapidamente com todo cuidado e eficiência na entrega.

Preço

O Óleo de Prímula custa em torno de R$ 40,00, a embalagem com 60 cápsulas, que dura aproximadamente um ou dois meses, dependendo da dose recomendada pelo seu médico.

Nature Center

A Natura Center é uma loja completa com foco total na sua saúde. Realize suas compras no conforto da sua casa e receba com toda segurança e cuidado na entrega.

Apesar de ser um problema com tratamento normalmente mais longo, a acne pode, sim, ser evitada ou reduzida. Para isso, é preciso muito cuidado, paciência ao seguir o tratamento correto indicado pelo seu médico dermatologista.

 

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.