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Quando chega o inverno já bate aquela preguiça e junto vem a vontade de faltar na academia, de não fazer aquela corridinha no parque ou qualquer outra atividade física.

Não é à toa que quando está frio, é possível notar as academias mais vazias.

Mas é também nesta época do ano em que escolhemos alimentos mais calóricos, especialmente, porque eles aquecem o corpo. Então, nosso apetite aumenta, principalmente, por massas e chocolates.

Porém, é aí que mora o perigo, pois, se consumimos mais calorias e deixamos de lado a rotina de treino, o resultado só poder ser outro: vem à tona aqueles quilinhos indesejados além de deixar o corpo vulnerável a doenças.

Diante disso, separamos algumas dicas para ter mais disposição no inverno. Veja a seguir:

Vista roupas adequadas

Antes de mais nada escolha a roupa adequada para ir aos treinos, nada que seja exagerado, mas que ao mesmo tempo seja suficiente para que possa se exercitar sem passar frio.

Algumas vestimentas são feitas para usar mais especificamente no inverno. Uma dica é optar pelas jaquetas corta-vento, que podem ser amarradas na cintura tranquilamente caso sinta calor.

Se alongue e se aqueça

Esses dois sempre foram muito importantes, no entanto, também são truques para ter mais energia em épocas mais frias. O aquecimento ajuda com o aumento da circulação corporal que é fundamental para fazer um bom treino,

Já o alongamento ajuda a preparar o corpo para a atividade física, uma vez que, é comum que a musculatura fique mais contraída no frio. Então, ter essas duas práticas é um jeito de preparar o corpo para o treino e ter mais disposição no inverno.

Se hidrate

Um pensamento comum entre as pessoas é a ideia de que só é necessário se hidratar no verão.

No entanto, beber água na quantidade recomendada pelos médicos também é muito importante, pois, no inverno o corpo gasta mais energia para conseguir manter a temperatura corporal adequada.

Sendo assim, a hidratação é essencial para repor o liquido perdido neste período.

É importante saber que a falta de água pode acelerar o ritmo cardíaco, diminuir o volume sanguíneo e ainda trazer alguns outros problemas, como dores de cabeça, cansaço e vertigens.

Então, antes de pensar em praticar qualquer exercício é essencial pensar na saúde como um todo, ok?

Fique ao ar livre

Se já parece ser difícil fazer algum tipo de exercício no inverno, imagine só ao ar livre, não é mesmo?

Porém, alguns estudos mostram que pessoas que se exercitam ao ar livre sentem mais prazer na atividade, então, por que não fazer para ter mais disposição no inverno?

Isso acontece porque ao ar livre as pessoas estão mais expostas a luz do sol, aumentando os níveis do hormônio da felicidade, a serotonina.

Então, vale o esforço e ir para a rua ou um parque praticar algum exercício, certo?!

Boa alimentação também é importante

É claro que este ponto não ficaria de fora, afinal, como dito antes, é no inverno em que sentimos mais vontade de consumir alimentos mais calóricos, mas é também por meio das refeições que conseguimos obter energia para encarar os dias cinzas e frios.

Aproveite os alimentos mais quentes

Certamente, uma salada não é tão bem-vinda, mas existem algumas opções saudáveis e que combinam com o tempinho mais ameno, como por exemplo, os caldos, refogados, grelhados ou até mesmo uma torta de vegetais.

O principal cuidado com a preparação dessas refeições é em não deixá-los muito calóricos, além disso, é importante manter os intervalos entre uma alimentação e outra.

E a vontade comer massa?

Uma massa de vez em quando não vai fazer mal a ninguém, no entanto, o ideal é optar pelas que são integrais e o mais recomendado é consumi-las na hora do almoço.

A opção integral faz muito bem a saúde, pois possui fibras que ajudam a regular o sistema digestório.

Se quiser preparar um macarrão, se atente ao molho, optando pelos que são feitos com o próprio tomate, ao invés do que são comprados no mercado ou até mesmo o molho branco.

Vitaminas para mais energia

Outra coisa importante nesta época é se manter nutrido para não ter nenhum problema de saúde.

Como a tendência é de bebermos menos água neste período, o corpo fica mais vulnerável a infecções, pois o aumento de gasto de energia e a ingestão de pouco liquido deixa o sistema imunológico enfraquecido.

Alguns nutrientes importantes para manter o corpo saudável são:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do Complexo B
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Ferro
  • Zinco

Consumir vitaminas para dar mais energia e disposição nesta época do ano é importante, pois elas são responsáveis pela manutenção do corpo, deixando-o forte e saudável e previnem alergias, resfriados e gripes.

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