Início » Todas as postagens » Saúde » Tipos de vitaminas: Suas funções e classificações

Tipos de vitaminas: Suas funções e classificações

Tipos de Vitaminas

As vitaminas são definidas como um composto orgânico de baixo peso molecular e é um nutriente vital que o organismo requer em quantidades limitadas.

Esses compostos orgânicos são indispensáveis para o nosso organismo, pois realizam funções celulares específicas e são peças-chave na manutenção da nossa saúde.

Como as vitaminas possuem uma síntese complexa, ao longo da nossa história evolutiva fomos deixando de sintetizá-las em quantidades suficientes, e hoje as obtemos principalmente através da nossa dieta. Desta forma, através de uma dieta balanceada garantimos a reposição para que atuem no bom funcionamento do nosso corpo.

 

 

Vitaminas em comprimidos
Fonte: Freepik.com

 

Por exemplo, o ácido ascórbico (vitamina C) é uma vitamina muito importante para organismo humano, mas não para a maioria dos outros animais. A suplementação dela é importante para o tratamento de certos problemas de saúde, como é o caso do escorbuto e sintomas de gripes e resfriados.

Todas as vitaminas naturais são substâncias orgânicas encontradas apenas em seres vivos, isto é, plantas e animais.
O corpo não pode fabricar ou sintetizar vitaminas, salvo poucas exceções que mostraremos logo em seguida. Elas devem ser fornecidas pela dieta ou em suplementos alimentares.

Existem 13 vitaminas que seu corpo precisa:

• São as vitaminas A, C, D, E, K e B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, vitamina B-6, vitamina B-12 e folato);
• Normalmente, você pode obter todas as suas vitaminas dos alimentos que ingerir;

• Seu corpo também pode produzir vitaminas D (pele) e vitamina K (intestino);

• Pessoas que fazem dieta vegetariana podem precisar tomar um suplemento de vitamina B12;

 

As vitaminas são essenciais para o funcionamento normal do nosso corpo. Eles são necessários para o crescimento, vitalidade, saúde, bem-estar geral e para a prevenção e cura de muitos problemas e doenças de saúde.
Entenda mais sobre a função das vitaminas a seguir.

Função das vitaminas

Uma vitamina é uma molécula orgânica (ou conjunto relacionado de moléculas) que é um micronutriente essencial que um organismo precisa em pequenas quantidades para o bom funcionamento de seu metabolismo.

Vitaminas em cápsulas
Fonte: Freepik.com

 

A maioria das vitaminas não são moléculas únicas, mas grupos de moléculas relacionadas. Por exemplo, a vitamina E consiste em quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis.

Elas têm diversas funções bioquímicas. Também são essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais de um organismo multicelular.

Usando o modelo genético herdado de seus pais, um feto se desenvolve a partir dos nutrientes que absorve. Para isso, é preciso que certas vitaminas e minerais estejam presentes em determinados momentos.

Quando o crescimento e o desenvolvimento são concluídos, as vitaminas permanecem como nutrientes essenciais para a manutenção saudável das células, tecidos e órgãos que compõem um organismo multicelular.

Elas também permitem que organismo humano use eficientemente a energia química fornecida pelos alimentos que consome e ajude a processar as proteínas, carboidratos e gorduras necessários para a respiração celular.

Função das vitaminas dentro do organismo

Conheça agora algumas das funções das vitaminas no nosso organismo e entenda um pouco mais do porquê elas são tão essenciais para ter um corpo saudável.

A função da vitamina A é a de atuar como um regulador do crescimento e diferenciação de células e tecidos.

A vitamina D possui uma função semelhante ao de um hormônio, regulando o metabolismo mineral dos ossos e outros órgãos.

Já as vitaminas do complexo B funcionam como cofatores enzimáticos (coenzimas) ou precursores para eles

O papel das vitaminas C e E é o de funcionar como antioxidantes mitigando a ação dos radicais livres e assim, ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

A ingestão deficiente e excessiva de uma vitamina pode causar doenças clinicamente significativas. Embora a ingestão excessiva de vitaminas hidrossolúveis seja menos provável de causar algum efeito negativo, por serem facilmente eliminadas pela urina.

Quais substâncias exatamente se enquadram na definição de vitaminas ?

O termo vitamina não inclui os três outros grupos de nutrientes essenciais: minerais, ácidos graxos essenciais e aminoácidos essenciais, mas somente essa molécula orgânica ou conjunto de moléculas que citamos no início desse tópico e que se constituem especificamente como vitaminas.

Por que precisamos ter uma dieta saudável para adquirirmos as vitaminas necessárias ao nosso organismo ?

Os nutrientes essenciais conhecidos como vitaminas não podem ser sintetizados no organismo, em quantidade ou não em quantidade suficiente, e, portanto, devem ser obtidos através da dieta.

Por exemplo, a vitamina C pode ser sintetizada por algumas espécies, mas não por outras; não é uma vitamina em primeira instância, mas é em segunda.

Classificação das vitaminas

As vitaminas são classificadas por sua solubilidade ou, em outras palavras, pela capacidade da vitamina de se dissolver em outra substância. Por exemplo, vitaminas lipossolúveis são vitaminas que se dissolvem na gordura. Conheça agora as classes de vitaminas.

Alimentos com vitamina
Fonte: Freepik.com

• Vitamina lipossolúvel

As vitaminas lipossolúveis são complexos moleculares originados da condensação de unidades de isopreno, um composto orgânico. Elas são solúveis em lipídios (gordura e em outros compostos), mas não são solúveis em água. Por isso, precisam de lipídios e também de suco pancreático e bile para serem absorvidas pelo nosso corpo. Elas possuem funções muito importantes no funcionamento do nosso metabolismo e nossa fisiologia. As vitaminas lipossolúveis são A, D, E e K.

• Vitamina hidrossolúvel

As vitaminas solúveis em água são classificadas como vitaminas hidrossolúveis. Como o nosso corpo é um ambiente aquoso, essas vitaminas podem se mover por ele com bastante facilidade e podem ser liberadas na urina também mais facilmente.

Desta forma, o excesso desse tipo de vitamina causa menos problemas que as lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas do Complexo B e a vitamina C. Confira perguntas e dúvidas que normalmente fazem sobre as vitaminas a seguir.

Qual a origem da crença popular de que comer cenoura ajuda a ver melhor à noite ?

As cenouras são alimentos ricos em vitamina A, e essa vitamina lipossolúvel é dos constituintes dos pigmentos visuais das células fotossensíveis (cones e bastonetes). Portanto, essa vitamina ajuda na manutenção da nossa visão e é essencial para manutenção de olhos saudáveis

.
Como eu posso manter as vitaminas hidrossolúveis no meu organismo ?

Como o organismo humano não armazena vitaminas hidrossolúveis, você precisa reabastecê-las diariamente através da sua dieta ou da suplementação de vitaminas.

Benefícios das vitaminas

As vitaminas trazem diversos benefícios ao organismo, para ilustrar vamos ficar alguns deles.

Vitamina na laranja
Fonte: Freepik.com

A vitamina A ou retinol é útil no tratamento de distúrbios oculares, acne, doenças de pele e infecções, bem como na aceleração no processo de cicatrização de feridas. Também é boa para prevenir a degeneração macular e a catarata.

Como carotenóide, a vitamina A também ajuda a melhorar a saúde do seu cabelo.

A vitamina B1 ou tiamina pode prevenir o beribéri, doenças cardíacas e indigestão, além de aumentar o metabolismo do corpo, a circulação sanguínea e o desenvolvimento do cérebro.

Essa vitamina, juntamente com as vitaminas B2 e vitamina B3, é essencial para pacientes idosos que precisam de nutrição extra e para aqueles com alto risco de demência ou doença de Alzheimer.

A vitamina C ou ácido ascórbico ajuda a tratar vários distúrbios oculares, além de câncer, escorbuto, resfriado comum, infecção, diabetes, estresse, colesterol alto, doenças cardíacas, pressão alta, distúrbios renais, sangramento interno, pilhas, úlceras de córnea, inflamação, e envenenamento por chumbo, além de impulsionar o sistema imunológico.

A vitamina D trata o raquitismo, artrite, cárie dentária, diabetes e previne a osteoporose.

E esses são apenas alguns exemplos para que você possa compreender os benefícios das vitaminas.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo humano ?

Não existe uma vitamina mais importante do que a outra, você precisa consumir todas as vitaminas necessárias que estamos nesse texto para ter a saúde em dia.

Por que tantas pessoas fazem suplementação de vitaminas do complexo C?

Essa é uma vitamina hidrossolúvel e, portanto, é facilmente eliminada pela urina e não é produzida pelo organismo. Por essa razão, muitas pessoas recorrem à estratégia da suplementação de vitaminas quando não conseguem obter a quantidade a necessária para o corpo.

Vitaminas: dicas finais

Lembre-se de manter a sua dieta em dia, de comer frutas e verduras, leite e outras proteínas, para conseguir a sua dose diária de vitaminas!

Essas foram as nossas dicas de hoje, e você que gosta de cuidar da saúde conheça nossa loja Nature Center.

Conheça também nossos artigos da categoria saúde.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Inscreva-se para receber novidades e ofertas exclusivas

SAC / Televendas: (31) 3063-8989
E-Mail: sac@naturecenter.com.br
Rua Juruá, Bairro da Graça, Belo Horizonte/MG - CEP 31140-020
© 2010 – 2020 – Nature Center - Todos Os Direitos Reservados

Ao finalizar seu pedido, você concorda com as nossas condições de uso. Verifique a nossa Política de Privacidade, Cookies e Anúncios Baseados em Interesse.