Quais os tipos de colágeno?

Você conhece os tipos de colágeno e os suplementos naturais derivados deles? Muitas vezes a suplementação de colágeno é uma boa opção para pessoas que necessitam de um aspecto melhor na pele, unhas ou cabelos, há ainda outras funções desse nutriente para o organismo.

Confira neste artigo os principais tipos de colágeno, os melhores suplementos e como eles funcionam para manter uma boa saúde no organismo.

O que é colágeno?

O colágeno é um grupo de proteína estrutural presente no corpo do ser humano. Esses tipos de proteína estão presentes em diversas partes do corpo, como nos:

  • Ossos;
  • Articulações;
  • Tendões;
  • Músculos;
  • Pele, entre outros.

Este nutriente é produzido pelo corpo, porém é necessário uma boa alimentação para repor as quantidades exatas de aminoácidos para a produção de proteínas. Assim, muitas vezes, até mesmo a suplementação é uma ótima opção para ajudar nessa reposição.

Benefícios do colágeno?

O colágeno é uma proteína que funciona na estruturação do corpo. Dessa forma, existem diversos tipos desse nutriente e cada um irá atuar de uma forma.

A suplementação dessa proteína irá atuar de diversas formas, veremos agora os benefícios dessa proteína.

Previne as marcas na pele

Como essa proteína faz parte da composição da pele, a sua suplementação ajuda a dar uma firmeza e elasticidade à pele. Por isso, os tipos de colágeno previnem:

  • Celulite;
  • Marcas de expressões;
  • Rugas;
  • Envelhecimento da pele.

 

Ao utilizar essa proteína, as pessoas podem se beneficiar de uma pele mais macia, hidratada e brilhosa. Junto com a ingestão de outros nutrientes, essa substância pode manter a pele com um aspecto mais jovem.

Mantém as unhas hidratadas e fortes

Pessoas que apresentam unhas frágeis e quebradiças podem se beneficiar do uso dessa substância. Assim, essa substância também faz parte da composição das unhas, e sua ingestão deixa as unhas mais fortes e hidratadas. É uma ótima opção para manter as unhas saudáveis.

Cabelos mais fortes e saudáveis

Um dos motivos pelos quais as pessoas adquirem a suplementação dessa proteína é a queda e fragilidade do cabelo. Como essa substância faz parte da composição capilar, a sua suplementação atua na fortificação e estruturação dos fios.

O cabelo fica com um aspecto mais forte e espesso, com um brilho único e sem quedas exageradas. Assim, a constituição capilar depende dessa proteína.

Previne estrias e celulites

A pele é beneficiada como já dito. Assim, ao utilizar suplementos à base de um dos tipos de colágeno, a pele fica mais firme e elástica e isso diminui o surgimento de estrias, mas não é qualquer colágeno, consulte um especialista para indicar o correto. Para quem não sabe, estrias são marcas que aparecem na pele após durante a fase de crescimento ou ganho de peso.

O aumento de peso faz com que as fibras colágenas se rompam e gerem as cicatrizes, que conhecemos por estrias. A suplementação com base de colágeno diminui esse risco de aparecer estrias.

Já a celulite é o acúmulo de gordura acumulada na pele e o suplemento auxilia na firmeza da pele e na diminuição dos furinhos. Isso contribui para uma pele e músculo longe das gorduras.

Ossos mais fortes

Há ainda um dos tipos de colágeno que faz parte da composição dos ossos, assim, os ossos ficam mais fortes e firmes.

Há suplementos que ajudam na prevenção e no tratamento de problemas ósseos. Pessoas que apresentam problemas ósseos podem adquirir uma vida saudável a partir da suplementação.

Os ossos ficam mais fortes e firmes com essa proteína, com isso, profissionais de saúde aconselham a suplementação para pessoas que apresentam algum tipo de enfermidade óssea. É importante sempre conferir com o médico antes de adquirir esse tipo de suplementação.

Articulações e tendões mais fortes e firmes

Há ainda suplementos com essa substância que auxiliam na firmeza e tendões e articulações. Pessoas que apresentam inflamações nesses locais podem ser beneficiadas com essa proteína, já que ela faz parte da constituição destes.

O tendão é uma região que liga o osso do músculo e para que a contração muscular aconteça da melhor forma, é necessário que o tendão esteja em bom funcionamento. O colágeno é uma das substâncias que compõem o tendão e a suplementação deixa esse órgão mais firme.

Com o tempo pode acontecer dessas regiões do corpo ficarem mais desgastadas. Os atletas, que são mais fáceis de sofrer lesões nos tendões e articulações, podem se beneficiar com esses suplementos.

Quais são os principais tipos de colágeno?

Existem diversos tipos de colágeno. Com mais de 20 tipos, esse grupo de proteína irá se diferenciar de acordo com suas estruturas e funções no organismo.

Confira abaixo os principais tipos de colágeno e suas funções:

  • Colágeno tipo I: é o mais resistente e firme encontrado no corpo humano. Um dos mais abundantes no corpo, faz parte da composição dos ossos, dentes, cabelos, unhas, tendões, músculos e articulações;
  • Colágeno tipo II: é presente nas articulações e cartilagens. Está localizado em locais que apresentam grandes pressões, como o joelho;
  • Colágeno tipo III: é encontrado em órgãos como intestino e útero, também presentes em artérias e pulmões. Se apresenta em forma de fibras e ajuda na elasticidade desses órgãos;
  • Colágeno tipo IV: ajuda na sustentação dos tecidos. Localiza-se em órgãos como os rins e forma uma rede de sustentação sobre eles;
  • Colágeno tipo V: possui uma função bem parecida com a do tipo I. Atua na resistência a grandes tensões e está localizado na pele, ossos, músculos e também articulações e tendões;

Esses são os tipos de colágeno mais utilizados no mercado para a composição de suplementos. Assim, antes de utilizar qualquer tipo de suplemento, é importante analisar com um profissional de saúde o principal intuito.

Para que serve cada tipo de colágeno?

Como visto, os tipos de colágeno e suas funções variam, um dos suplementos mais utilizados no mercado é o colágeno hidrolisado. Esse tipo de suplemento atua na mudança de flacidez da pele, assim como na diminuição das marcas de expressões e rugas, retarda o envelhecimento, fortalece unhas e cabelo.

Há ainda tipos de suplementação dessa substância que além dos benefícios já citados, ainda apresenta a função de melhorar as articulações. Colágeno tipo 1, 2 e 3 60 cápsulas Dr. New QI UpNutri age na lubrificação dos tecidos cartilaginosos e outros tecidos já mencionados.

Já a Colastrina é um tipo de suplemento muito mencionado, pois ele age na pele de forma única. Assim, a pele fica livre de celulite, rugas e marcas de expressões. Ainda fortalece unhas e cabelos e cuida na prevenção das estrias.

Para pessoas que apresentam problemas nas articulações, onde elas se apresentam desgastadas e inflamadas, há ainda Cartliv 60 cápsulas Equaliv. Essa suplementação diminui as dores e inflamações, bem como previne as lesões causadas nas atividades físicas. Essa é uma ótima opção para atletas.

Qual o melhor tipo de colágeno?

Os tipos de suplementos proteicos são variados e depende muito de qual a finalidade de utilização. Antes de comprar, se informe com o médico qual a sua individualidade. Caso o problema seja em pele, unhas e cabelo, um dos suplementos mais comentados é a Colastrina.

Já para se tratar de evitar lesões nas articulações, o Cartliv 60 cápsulas Equaliv é um dos mais indicados, pois fortalece as articulações. Atletas que precisam manter uma articulação livre de lesões podem optar por esse suplemento também.

Há ainda o colágeno hidrolisado presentes em vários suplementos, como o suplemento Colágeno hidrolisado 250 g Health Labs. Esse suplemento é um dos mais indicados para cuidar do envelhecimento da pele e das unhas e cabelos.

Onde posso encontrar colágeno?

Estes suplementos com fórmula proteica podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. A Nature Center é um dos sites onde encontramos as melhores mercadorias naturais no Brasil.

No site Nature Center você encontra os melhores tipos de suplementos proteicos do mercado! E você ainda escolhe se quer em cápsulas ou em pó. Confira o site e veja os suplementos com seus melhores preços.

Assim, concluímos nossos textos sobre os tipos de colágeno, caso alguma parte não tenha ficado totalmente clara pode nos procurar nas redes sociais ou deixar um comentário logo abaixo.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.