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Como consumir colágeno para prolongar a juventude

O colágeno é uma substância presente em suplementos que é importante para a saúde. Muitas pessoas adquirem esse tipo de suplemento para melhorar a pele ou outros órgãos, isso porque essa substância faz parte da composição do indivíduo.

Se você busca conhecer melhor essa substância, sua importância e como ela atua, é só seguir na leitura! Aqui você encontra os melhores suplementos e suas funções para o organismo.

Como consumir colágeno ajuda na saúde?

O colágeno é um tipo de proteína responsável pela flexibilidade e resistência de vários tecidos. Produzida de forma natural, essa proteína faz parte dos músculos, tendões, articulações e outras partes e tecidos do corpo.

Dessa forma, essa substância atua:

  • Na hidratação e elasticidade dos tecidos (principalmente a pele);
  • Compõe uma parte dos músculos, ossos, vasos sanguíneos, entre outros órgãos;
  • Protege as articulações e o tecido cartilaginoso;
  • Mantém as células do organismo bem unidas e organizadas.

Assim, essa proteína é importante para manter uma boa saúde, seja da pele, do coração, dos músculos ou qualquer outro órgão que utilize essa proteína na sua composição. Essa proteína é produzida naturalmente pelo organismo, porém é necessário e muito importante que a ingestão dela aconteça na alimentação ou suplementação.

Ao consumir essa proteína, o organismo garante uma vida mais saudável e plena, livre de dores musculares, nas articulações ou sem problemas ósseos. E ainda pode prevenir doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

Além de todas essas vantagens, essa proteína proporciona uma pele firme, que com a idade fica mais flácida. Com a idade, é normal aparecer essas marcas na pele, o consumo dessa substância pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele e proporcionar unhas e cabelos mais fortes.

Alimentos fontes de colágeno

Como essa substância é encontrada na alimentação, é importante também o seu consumo. Muitas vezes somente a produção natural não é suficiente para uma boa saúde. Assim, para suprir essa proteína, as pessoas podem se alimentar dos seguintes alimentos:

  • Carnes vermelhas ou brancas;
  • Alguns tipos de gelatina;

Esses são os principais alimentos que atuam na produção dessa proteína. Além de consumir o alimento rico nessa substância, é importante consumir alimentos ricos em vitamina C, pois essa vitamina ajuda na absorção da proteína.

A fruta ou o suco de laranja, limão, kiwi, morango, abacaxi, entre outros, são exemplos. Isso promove uma maior absorção e aproveitamento melhor dessa proteína dos alimentos. Muitas vezes, antes do consumo do alimento, pode ser tomado um suco rico em vitamina C.

Como saber se devo usar suplemento de colágeno

Além dos alimentos ricos na proteína, há ainda suplementos que podem auxiliar na saúde. Procure sempre uma ajuda especializada antes do consumo e descubra a melhor forma de se beneficiar dessa proteína.

Geralmente, o corpo dá sinais da falta desse nutriente, mas para isso é importante se certificar com o médico. Os principais sinais são:

  • Cabelos frágeis e quebradiços;
  • Pele desidratada;
  • O aparecimento de linhas de expressão ou rugas pela pele;
  • Ossos mais frágeis;
  • Aparecimento de doenças ósseas;
  • Pele menos elástica e mais flácida;
  • Articulações e ligamentos mais fracos (dolorosos ou inflamados);
  • Surgimento de estrias;
  • Cabelo com menos brilho e unhas mais frágeis.

Esses são alguns dos sintomas da falta dessa substância. Não necessariamente a falta dessa proteína terá os mesmos sintomas nas pessoas, cada uma irá reagir de forma diferente, pois cada organismo é único.

Assim como também nem sempre os sintomas serão pela falta dessa proteína, é necessário buscar ajuda especializada para entender o que se passa pelo seu corpo. Com a falta dessa proteína comprovada, é necessário tomar um suplemento para manter uma boa saúde.

Mas o que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína estrutural, o que quer dizer que colabora para a estrutura e formação do corpo humano. Organizadas através de sequências de aminoácidos, ele faz parte de, mais ou menos, 30% das proteínas que compõem nossos tecidos.

Por ser bastante abundante, é importante destacar que existem tipos dessa proteína. Existem cerca de 28 tipos, porém iremos destacar os principais e suas funções para o corpo.

Colágeno de longas fibrilas

Nesta categoria, encontramos os colágenos do tipo I, II, III, V e XI. Observe a seguir a função de cada um deles:

  • Do tipo I: estão localizados nos tendões, ossos, dentes e pele;
  • Do tipo II: se encontra no tecido cartilaginoso;
  • Do tipo III: faz parte de artérias e músculos. Presente também em órgãos como intestino, fígado e útero, entre outros. Tem um certo tipo de elasticidade.
  • Do tipo V e XI: encontrados em articulações, tendões, pele e cabelo.

Colágeno que se organizam em redes

O colágeno de tipo IV se organiza para dar sustentação às células e as outras proteínas e substâncias. Assim, ele é encontrado em tendões, músculos, ossos, articulações, cabelos, pele e unha.

Dessa forma, esse tipo de proteína atua na organização dos tecidos já citados e promove uma resistência nesses locais.

Outros tipos de colágenos

Existem ainda outros tipos de proteínas. Assim, elas se organizam ao apoiar e estruturar os tecidos, o que mantém as células e outras substâncias presentes na matriz extracelular. Ainda hidratam as células e tecidos, o que deixa os tecidos sempre organizados.

Faltou o colágeno, e agora?

A proteína colágeno é produzida pelo corpo, como já mencionado. Acontece que essa proteína deve ser reposta também através da alimentação. Muitas vezes, a alimentação é insuficiente e é indicado pelos profissionais de saúde a suplementação dessa proteína.

Na falta dessa substância nas células, os tecidos ficam mais frágeis e o indicado é buscar ajuda médica. Existem no mercado diversos tipos de suplementos proteicos prontos para atender.

Organizados em cápsulas ou em pó, os suplementos trazem alguns tipos de colágeno, como o do tipo I, II e III. Alguns já vem com a vitamina C na fórmula, para melhorar a absorção da proteína. Comprovados pela ciência, os suplementos são uma ótima opção para a falta dessa proteína nos tecidos.

Onde encontrar o colágeno?

Os suplementos dessa substância podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos naturais. A Nature Center traz algumas opções eficientes para a melhoria da saúde, um dos mais requisitados é o colágeno tipo 1, 2 e 3 dr. New QI UpNutri.

Este é um suplemento encontrado no site da Nature Center e que apresenta na sua fórmula a vitamina C, para melhorar a absorção. Produto eficiente, este suplemento promove uma melhoria em:

  • Articulações;
  • Ossos;
  • Músculos;
  • Cabelos;

Assim, muitos órgãos são beneficiados, até mesmo as artérias.

Há ainda a Colastrina, que apresenta cápsulas 100% com produtos naturais. Esse suplemento apresenta proteínas e outros nutrientes prontos para aumentar a elasticidade da pele, o que previne estrias e outros problemas da pele.

Outros tipos de suplementos são os em pó, também presentes no site da Nature Center. Colágeno hidrolisado 250 g Health Labs é um tipo de suplemento que pode ser adicionado na água e diluído, que apresenta diversos tipos de minerais e vitaminas, prontos para dar uma maior firmeza e elasticidade na pele.

Assim, diminui o envelhecimento celular e fortalece articulações, músculos, pele, cabelos e unhas, por exemplo.

Como consumir colágeno de maneira correta?

Esta proteína pode ser consumida de algumas formas. Os suplementos em cápsulas podem ser ingeridos durante o dia. De acordo com cada suplemento, há aqueles que duas cápsulas são o suficiente.

Os suplementos proteicos em pó podem ser adicionados 10 gramas do pó em 200ml de água. Consumido uma vez ao dia ou de acordo com o acompanhamento médico.

Mito ou verdade: o colágeno emagrece?

Esta dúvida é bem comum ao tratar de suplementos. Por se tratar de um suplemento, as pessoas ficam com essa dúvida.

Acontece que essa proteína é capaz de trazer saciedade, principalmente se tomado em forma de suco. Para quem pensa em perder peso, pode ser uma boa opção por conta dessa característica.

Além disso, essa substância apresenta poucas calorias e isso pode contribuir com a perda de peso. Mas é importante saber que ela é usada no intuito de cuidar da pele, unhas, cabelos e outras partes do corpo que necessita desse tipo de proteína.

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