Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

De acordo com a ANVISA, órgão responsável pela regulamentação de suplementos no Brasil, os repositores energéticos são produtos formulados para a estimulação de atletas e esportistas. Os carboidratos constituem, no mínimo, 90% da formulação de tais suplementos, que ainda podem ser constituídos de vitaminas e minerais.

Os carboidratos, ingeridos através dos repositores energéticos, são transportados pela corrente sanguínea até o fígado, onde são transformados em gordura, armazenados sob a forma de glicogênio ou liberados novamente no sangue para que sejam transportados a outros tecidos, como o tecido muscular.

Em esportes de longa duração, nos quais a demanda energética é muito alta (como em competições de vôlei, basquete, dança e outras modalidades), a suplementação de carboidratos é essencial para manter a energia adequada do início ao fim.

Competidores de maratonas de corrida, natação e ciclismo são atletas que utilizam a suplementação de repositores energéticos para melhorar seus rendimentos e criar uma maior resistência à fadiga.

Tipos de Repositores energéticos

Os repositores podem ser encontrados na forma de líquido, gel, pó ou barra. Geralmente os energéticos em pó estão envolvidos em cápsulas, o que facilita o consumo regular para atletas.

Modo de usar

Usados antes dos treinos ou competições, os repositores energéticos podem ser ingeridos com o objetivo de ganhar energia e evitar a hipoglicemia (níveis baixíssimos de açúcar no sangue), que pode ocorrer em algum momento do exercício intenso.

Os repositores usados durante o exercício físico servem para poupar o glicogênio e retardar o cansaço, aumentando o tempo de atividade.

Depois dos exercícios, o uso de carboidratos de alto índice glicêmico, encontrados nos repositores energéticos, é excelente para promover uma nova síntese das reservas de glicogênio e deixar o corpo preparado para atividades físicas posteriores.

Cada produto fornece uma orientação quanto à quantidade a ser utilizada e o melhor método para sua ingestão de seu repositor energético.

Efeitos colaterais

O uso dos repositores energéticos em atletas profissionais ou sazonais não provoca nenhum efeito colateral prejudicial à saúde. O único efeito é uma melhor preparação do corpo para as atividades físicas.

No caso dos diabéticos, embora o uso desses suplementos possa trazer benefícios em suas atividades físicas, é sempre importante ter uma atenção especial, sendo aconselhável a procura de ajuda médica ou nutricional.

Os mesmo cuidados citados valem para pessoas com hipertensão arterial, pois esses repositores energéticos possuem quantidades elevadas de eletrólitos.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário