Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Conheça melhor a dieta cetogênica
4 (80%) 7 vote[s]

Dentre os maiores desejos de quem quer mudar o corpo está a redução de medidas, não é mesmo? Afinal, quem não gostaria de perder um pouco de peso e se ver diferente em frente ao espelho? Mas, mais que isso, o emagrecimento saudável também pode proporcionar melhor qualidade de vida. Isso, principalmente se você focar em uma dieta especial para a redução da gordura visceral, responsável por prejudicar o organismo e causar diversas doenças como, por exemplo, o fígado gordo.

Se seu objetivo é diminuir o índice de gordura no corpo e perder peso sem ter massa muscular prejudicada, além de melhorar sua qualidade de vida, existem opções de dietas como, por exemplo, a cetogênica que pode te ajudar a eliminar a gordura com mais eficácia e rapidez.  Quer saber como? Confira:

O que é a dieta cetogênica?

Considerada uma dieta que ajuda a emagrecer, a cetogênica é um regime que defende a exclusão por completo de qualquer tipo de carboidrato como, por exemplo, o pão e o arroz e, incentiva o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas.

Segundo as premissas da dieta, isso faz com que seu organismo comece a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do que ingere. Composta por um cardápio de 10 a 15% de carboidratos, 30% de proteínas e 50% de gorduras, a dieta cetogênica pode ser uma auxiliadora na perda de peso e prevenção de doenças como, por exemplo, a diabetes, relacionada ao alto consumo de açúcares e carboidratos.

Como funciona?

Como há uma redução drástica de carboidratos na alimentação, é importante compensar esse fator incluindo um aumento de consumo de gorduras consideradas boas. Por isso, uma opção durante a dieta cetogênica é usar um cardápio à base de abacate, coco, azeite, amêndoas, nozes, castanhas e amendoim. Além disso, não se esqueça de consumir mais proteínas que te ajudam a saciar a fome e regenerar os músculos como carnes vermelhas magras, frango ou peixe grelhados no almoço ou na jantar e incluir ovo e queijos nos lanches intermediários.

Como fazer a dieta cetogênica para emagrecer?

Como um dos pilares da dieta cetogênica é a exclusão dos carboidratos e açúcares de forma radical da sua rotina, essa atitude pode influenciar no seu emagrecimento. E isso não acontece só porque você fica longe de alimentos industrializados que podem prejudicar sua saúde, mas também porque o corpo é induzido a entrar no estado de cetose, ou seja, utilizar a gordura do próprio corpo como fonte de energia. Desta forma, você perde peso de forma mais rápida e não sente tanta fraqueza ao longo do dia.

Aliás, segundo profissionais da área de saúde, alguns estudos mostram que esse tipo de dieta, em termos de composição corporal, promove uma redução maior de gordura abdominal, por isso, pode ser muito benéfica para quem quer reduzir medidas da barriga. Além disso, também reduz a retenção de líquido do corpo. Mas, para fazê-la é importante é que não se estenda muito seguindo a dieta. O ideal é seguir a cetogênica fazendo intervalos: durante cinco dias e, reservar dois para se alimentar normalmente, optando por consumir carboidratos complexos como o arroz integral e a batata doce.

O que é comer ou não durante a dieta?

  • Permitidos: Carnes, peixes, ovos, presunto, linguiça e bacon, azeite, óleos, manteiga, margarina, queijos, creme de leite, iogurtes sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, frutas, legumes e verduras, sementes como linhaça, chia, girassol e molhos como maionese e mostarda.
  • Não permitidos: arroz, macarrão, milho, feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, farinha de trigo, aveia, pão, torradas, batata, bolos, doces, biscoitos, chocolate, açúcar e adoçantes, achocolatado em pó, leite, pizza, lasanha e iogurtes com adição de açúcar.

Gostou dessa dica incrível? Apesar de ser vantajosa para perder peso, é importante que não se esqueça de sempre consultar um médico especialista e um nutricionista para te acompanharem no processo de emagrecimento. E, para otimizar ainda mais sua dieta, conte com os produtos da Nature Center!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Dietas no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.

2 Comentários

  • ANA MARIA FERREIRA

    Postado 17:12

    Gostaria de ter acesso ao cardápio da dieta cetogenica

    • Willian Reis

      Postado 09:49

      Olá Ana Maria!

      Agradecemos muito seu contato mas infelizmente em nosso blog não fornecemos dietas, pois somos um portal de conteúdo. Sugerimos que procure um profissional de nutrição para que ele possa juntamente com você montar a dieta mais assertiva pra sua rotina e objetivos.

Deixe um comentário