Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

Emagrecer com saúde é o sonho de muitas pessoas que não estão totalmente satisfeitas com o corpo, não é mesmo? Mas, em busca da cinturinha fina, músculos definidos e barriga chapada, muitos recorrem a dietas malucas que prometem a perda de peso rápida. Mas, na verdade, esse tipo de método pode causar um grande dano ao seu organismo e, dar ainda mais dor de cabeça na hora de cuidar do corpo. Por isso, ao contrário dos regimes encontrados em revistas e blogs, o jejum intermitente propõe uma nova forma de se alimentar que pode ser extremamente eficaz se o objetivo é emagrecer. Sem uma proposta de restrição exagerada como muitas dietas, o jejum está mais para uma reeducação de hábitos alimentares que pode ser muito eficaz para o seu dia a dia. Se quiser conhecer melhor essa prática, confira:

O que é a dieta do jejum intermitente?

O jejum intermitente é o nome dado a um estilo de vida, como defendem seus adeptos, que alterna os períodos de jejum com os de alimentação correta. Essa não é uma dieta que restringe quais os tipos de alimentos que você deve comer, mas sim quando é necessário se alimentar. Dentre seus períodos de jejuns, está o diário de 16 horas e o de 24 horas, feito duas vezes por semana. Curioso, não?

E, apesar de muitas pessoas acharem que essa não passa de mais uma dieta que ajuda a emagrecer “passando fome”, na verdade os seguidores do intermitente defendem que a prática de ficar longos períodos sem se alimentar vem desde a pré-história e de religiões que tem como prática em determinadas datas. E, como era comum passar por longos períodos com pouca ou nenhuma comida, o corpo se tornou capaz de funcionar sem consumir alimentos por longos períodos de tempo.

Como fazer o jejum?

Jejum de 12 horas

Esse é o mais utilizado e de fácil adaptação, pois você passa metade do dia sem comer, incluindo as oito horas recomendadas de sono. Nele é indicado que faça três refeições ao longo do dia, seguindo as doze horas sem interrupções. Por exemplo, se sua última refeição foi às 20h da noite, deve permanecer até às 8h da manhã sem se alimentar.

Sistema Leangains

Para perder a barriga, o sueco Martin Berkhan devolveu esse método que propõe que a pessoa fique de jejum por 16 horas, podendo fazer entre duas e três refeições nas oito horas restantes do dia, o que é chamado de janela de alimentação. Desta forma, você escolhe o melhor momento para criar seu próprio momento de se alimentar.

Protocolo coma – pare – coma

Com esse método, a pessoa escolhe um ou dois dias da semana para jejuar por completo. Ou seja, ela fará apenas uma refeição e só comerá de novo no mesmo horário do dia seguinte. Para quem quer emagrecer com esse jejum, é importante lembrar que a adaptação desse é mais é mais difícil, por isso, se for tentar, faça refeições ricas em fibras antes de começar.

Mas afinal, o jejum emagrece mesmo?

De fato, o jejum intermitente te ajuda a reeducar sua alimentação e, consequentemente, emagrecer. Isso porque, quando você jejua, naturalmente faz menos refeições, o que leva a uma redução no consumo de calorias diárias. Além disso, como emagrecer está ligado a ação dos hormônios, essa dieta também ajuda na perda de peso alterando seus níveis no corpo e aumentando a produção de noradrenalina, um hormônio que auxilia na queima de gordura. Aliás, de acordo com um estudo realizado aqui no Brasil, como fazer o jejum intermitente exige uma mudança na forma de se alimentar, pessoas que participaram da pesquisa perderam entre 4 e 7% das medidas na barriga já nas primeiras semanas praticando a dieta. Isso indica que, boa parte perdeu uma grande quantidade de gordura visceral, bastante prejudicial ao organismo por crescer em volta dos órgãos e causar diversas doenças graves.

Outro ponto importante apontado pelos cientistas é que o jejum intermitente te ajuda a emagrecer com saúde, pois, causa menos perda de massa muscular que as dietas mais tradicionais. Legal, não? Realmente esse método tem suas vantagens, mas é importante que se lembre de comer comidas saudáveis durante as janelas de alimentação e sem exageros, afinal, se trata de uma reeducação alimentar também em prol do seu bem-estar. E, como o assunto é saúde, não se esqueça de procurar um acompanhamento médico e nutricional na hora de seguir o jejum intermitente. Desta forma, os profissionais te ensinam a como fazer uma dieta corretamente e criam um cardápio para que emagreça com saúde sem que tenha que passar fome ou sinta mal-estar durante o jejum.

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog com dicas e curiosidades sobre o mundo do emagrecimento e suplementação. E, se quiser uma ajudinha na perda de alguns quilinhos ou no ganho de massa, entre agora no site da Nature Center e conheça nossa variedade de produtos que vão te surpreender!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Dietas no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.

Deixe um comentário