A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial que ajuda a manter o nosso corpo em bom funcionamento.

É um dos nutrientes mais seguros e eficazes, dizem os especialistas. Pode não ser a cura para o resfriado comum, embora seja pensado para ajudar a prevenir complicações mais graves.

 

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Os benefícios da vitamina C podem incluir proteção contra:

  • Deficiências do sistema imunológico;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Problemas de saúde pré-natal;
  • Doenças oculares;
  • Rugas da pele.

Encontrada em alimentos e suplementos alimentares, essa vitamina ajuda em muitas funções biológicas, incluindo a síntese de colágeno, a cicatrização de feridas e o reparo e manutenção de cartilagem, ossos e dentes.

A vitamina C também é um antioxidante, o que significa que pode neutralizar os radicais livres que podem danificar as células no nível genético, retardando o envelhecimento precoce.

Ela tem sido usada historicamente para prevenir ou tratar o escorbuto e outras doenças associadas à deficiência dessa vitamina. Hoje, é amplamente apontado como uma defesa natural contra os resfriados comuns.

Embora a vitamina C seja considerada um “reforço imunológico”, existem poucas evidências de que a ingestão possa realmente prevenir ou tratar uma infecção. Atuando assim, mais no equilíbrio dos processos que participa e na prevenção do que no tratamento de doenças e problemas de saúde.

Acredita-se ainda que a vitamina C ajude na prevenção de inúmeras doenças, incluindo resfriados, asma, bronquite, câncer, dor crônica, catarata, gastrite, glaucoma, doença cardíaca, pressão alta, osteoartrite e doença de Parkinson, embora a verdadeira eficácia seja na prevenção e tratamento  dessas doenças ainda esteja sendo investigada por especialistas no mundo todo.

No entanto, sendo uma Vitamina Hidrossolúvel, ela precisa ser constantemente reabastecida pelo organismo, pois é muito facilmente eliminada pela urina. Esse fato leva muitas pessoas a fazer a suplementação da vitamina C através de cápsulas e comprimidos.

Entenda melhor a seguir.

Vitamina C em cápsulas

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

 

Embora seja geralmente recomendado consumir alimentos com vitamina C, muitas pessoas recorrem a suplementos para atender às suas necessidades.

Isso é facilmente alcançado através da dieta, portanto, a suplementação de doses baixas é geralmente desnecessária. Doses mais altas de vitamina C, até 2.000 mg, são usadas para apoiar o sistema imunológico (para atletas) ou reduzir a duração do resfriado comum.

A maioria dos estudos sobre vitamina C prescreve uma dose por dia. A alegação de que tomar 2.000 mg até cinco vezes por dia para reduzir otimamente os sintomas do resfriado não é suficientemente testada e requer mais evidências.

E uma das apresentações mais comuns como suplemento é através de cápsulas, que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas atualmente.

As cápsulas de vitaminas e normalmente tem 1000 mg e podem conter diferenças nos componentes de sua fórmula.

 

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Quais os cuidados que eu devo ter para escolher a melhor cápsula de vitamina C ?

Confira a dosagem e dê uma boa lida em todos os componentes da fórmula do suplemento, normalmente as cápsulas não costumam conter vitamina C pura.

Assim, existem diferentes composições de suplementação da vitamina, inclusive algumas são vegetarianas.  O ideal é que você de preferência para cápsulas que possuam a maior quantidade de ingredientes naturais possível.

Quais as consequências do excesso de vitamina C para o organismo ?

A sobrecarga de vitamina C, particularmente por meio de injeções intravenosas, tem sido demonstrada repetidamente em estudos de caso como causadores de danos aos rins por oxalato.

Isso é remediável (potencialmente letal se não for tratado) e pode ser um motivo para evitar ingerir suplementação de qualquer tipo de vitaminas sem a supervisão de um médico.

Vitamina C em comprimido

Essa é outra forma comum de encontrar suplementação de vitamina C.

 

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Os comprimidos de vitamina C, normalmente como uma dosagem também de 1000 mg, são uma forma conveniente e altamente dosada.

Esse tipo de suplementação de vitamina através de comprimidos é adequada para quem procura aumentar a ingestão de vitamina C na dieta, sendo o comprimido uma forma muito prática de ingerir.

Ela é particularmente benéfica para atletas de treinamento intenso, procurando manter a função imunológica mais reforçada.

Quem deve tomar os suplementos de vitamina C ?

Embora recomende-se que o suplemento seja obtido a partir de uma dieta saudável, se as exigências do dia a dia (horários de trabalho complicados e falta de tempo para cozinhar) impedem o cumprimento da Ingestão Diária Recomendada (IDR) dessa vitamina, pode ser uma boa ideia adicionar um suplemento de ácido ascórbico à sua alimentação.

Quais as outras indicações do consumo de vitamina C através de comprimidos ?

É especialmente indicada para fumantes que consomem anticoncepcionais orais ou que estão tentando perder peso pois se beneficiarão de um suplemento de vitamina C.

Além disso, indivíduos que sofrem de anemia podem usar o ácido ascórbico para favorecer a absorção de ferro, por isso, também devem procurar saber com seus médicos sobre necessidade de fazer a suplementação de qualquer tipo de vitamina.

Vitamina C para pele

Tom de pele irregular, textura áspera, linhas finas e cicatrizes de acne – você pode citar qualquer preocupação comum com a pele e há uma boa chance de que a vitamina C seja um tratamento recomendado.

 

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Surpreendentemente, os benefícios da pele resultantes da vitamina C não se limitam ao seu status antioxidante.

Possui muitas outras propriedades curativas da pele que o tornam digno de um lugar permanente no seu armário de remédios.

Lembre-se: o colágeno e a elastina são fibras proteicas de ocorrência natural que ajudam a manter a pele firme. Desta forma, como essa vitamina auxilia a promover a produção de colágeno, a vitamina C tópica (aplicação em área específica) pode ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

Assim sendo, são comuns cremes e os produtos de aplicação para pele feitos à base de vitamina C com diferentes composições.

Quais outras particularidades da vitamina C são interessantes para pele ?

Outra coisa interessante sobre o ingrediente: ela contém uma propriedade que inibe a produção de melanina da pele, que causa a descoloração da pele, como manchas escuras e hiperpigmentação.

Como aumentar a eficácia da vitamina C para melhorar a pele ?

A vitamina C pura é mais efetiva para melhorar a pele e a eficácia dela também aumenta quando combinada com outros antioxidantes, como a vitamina E. Juntas elas podem dobrar a proteção contra os danos dos radicais livres. Portanto, fique de olho na composição dos produtos que você vai comprar para melhorar a sua pele!

Vitaminas C: dicas finais

Como vimos, as vitaminas são essenciais para o funcionamento do nosso organismo e pode melhorar muito a nossa saúde!

Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!

 

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