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Os Antioxidantes são substâncias que possuem a capacidade de neutralizar os radicais livres e evitam reações químicas de oxidação das estruturas no organismo, impedindo assim diversos danos à saúde.

Os radicais livres são substâncias que são produzidas naturalmente, por meio da alimentação, do meio ambiente, e da respiração celular, a qual acontece dentro das células do nosso organismo, especificamente nas mitocôndrias.

O problema relacionado aos radicais livres está ligado à produção excessiva no organismo. Entretanto, os radicais livres não são de todo o mal. A produção de forma equilibrada tem sua importância para a nossa sobrevivência.

Os antioxidantes são responsáveis por esse equilíbrio no organismo, já que neutralizam a quantidade excessiva desses radicais, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o câncer, por exemplo.

Tipos de antioxidantes

Os tipos são os endógenos, que são formados pelo próprio organismo de forma natural; e os exógenos, que são adquiridos através da ingestão, na alimentação, no consumo de vitaminas e nos suplementos alimentares.

Alimentos antioxidantes

Muitos alimentos contém alta concentração de antioxidantes, vamos conhecer melhor alguns destes:

Cenoura, damasco, tomate e mamão

Possuem betacaroteno, que é um ótimo antioxidante – o tomate por sua vez possui 85% de licopeno. A ingestão de licopeno em grandes quantidades contribui com a diminuição de riscos de alguns cânceres.

Trigo, óleo de coco, óleo de gergelim e nozes

São ricos em Vitamina E, que pode impedir danos específicos, como tipos de doença nos olhos e a artrite.

Frutas cítricas (laranja, tangerina e limão)

Famosos pela riqueza em Vitamina C, também possuem um ótimo fator antioxidante. A vitamina C combate o início de tumores e danos proveniente de medicação.

Frutas vermelhas e roxas (framboesa, morango e cereja)

Possuem uma substância: a proantocianidina, que possui poderes antioxidantes que podem ser de até 50 vezes maior que a Vitamina E.

Peixes

Rica fonte de ômega 3, é um tipo de gordura que combate principalmente a osteoporose. Os peixes mais ricos em Omega 3 são: o salmão, atum, arenque e a sardinha.+

omega-3-peixes

Outros alimentos antioxidantes importantes

Chá verde, açafrão, azeite de oliva, aveia, chocolate, vegetais, suco de uva natural, alho, cebola e pimentão.

Todas esses alimentos contém vitaminas e nutrientes que são bons antioxidantes.

Vale ressaltar também que é disponibilizado no mercado antioxidantes em contidos em suplementos alimentares, que são uma excelente escolha para quem possui dificuldade de ingerir alimentos ricos em antioxidantes, suprindo assim nossa necessidade diária.

 

 

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2 Comentários

  • Henrique

    Postado 03:40

    Muito boa a matéria!!!

    • Sinara Menezes

      Postado 15:10

      Olá Henrique, agradecemos o elogio 🙂

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