Os Antioxidantes são substâncias que possuem a capacidade de neutralizar os radicais livres e evitam reações químicas de oxidação das estruturas no organismo, impedindo assim diversos danos à saúde.
Os radicais livres são substâncias que são produzidas naturalmente, por meio da alimentação, do meio ambiente, e da respiração celular, a qual acontece dentro das células do nosso organismo, especificamente nas mitocôndrias.
O problema relacionado aos radicais livres está ligado à produção excessiva no organismo. Entretanto, os radicais livres não são de todo o mal. A produção de forma equilibrada tem sua importância para a nossa sobrevivência.
Os antioxidantes são responsáveis por esse equilíbrio no organismo, já que neutralizam a quantidade excessiva desses radicais, evitando o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o câncer, por exemplo.
Tipos de antioxidantes
Os tipos são os endógenos, que são formados pelo próprio organismo de forma natural; e os exógenos, que são adquiridos através da ingestão, na alimentação, no consumo de vitaminas e nos suplementos alimentares.
Alimentos antioxidantes
Muitos alimentos contém alta concentração de antioxidantes, vamos conhecer melhor alguns destes:
Cenoura, damasco, tomate e mamão
Possuem betacaroteno, que é um ótimo antioxidante – o tomate por sua vez possui 85% de licopeno. A ingestão de licopeno em grandes quantidades contribui com a diminuição de riscos de alguns cânceres.
Trigo, óleo de coco, óleo de gergelim e nozes
São ricos em Vitamina E, que pode impedir danos específicos, como tipos de doença nos olhos e a artrite.
Frutas cítricas (laranja, tangerina e limão)
Famosos pela riqueza em Vitamina C, também possuem um ótimo fator antioxidante. A vitamina C combate o início de tumores e danos proveniente de medicação.
Frutas vermelhas e roxas (framboesa, morango e cereja)
Possuem uma substância: a proantocianidina, que possui poderes antioxidantes que podem ser de até 50 vezes maior que a Vitamina E.
Peixes
Rica fonte de ômega 3, é um tipo de gordura que combate principalmente a osteoporose. Os peixes mais ricos em Omega 3 são: o salmão, atum, arenque e a sardinha.+
Outros alimentos antioxidantes importantes
Chá verde, açafrão, azeite de oliva, aveia, chocolate, vegetais, suco de uva natural, alho, cebola e pimentão.
Todas esses alimentos contém vitaminas e nutrientes que são bons antioxidantes.
Vale ressaltar também que é disponibilizado no mercado antioxidantes em contidos em suplementos alimentares, que são uma excelente escolha para quem possui dificuldade de ingerir alimentos ricos em antioxidantes, suprindo assim nossa necessidade diária.
Respostas de 2
Muito boa a matéria!!!
Olá Henrique, agradecemos o elogio 🙂