Pesquisar

4 dicas para ter mais qualidade de vida e saúde

Graças aos avanços da medicina, estamos vivendo mais. E é justamente por isso, que cada vez mais pessoas se preocupam com questões como alimentação saudável e equilibrada, dietas e hábitos de vida que possam impactar na qualidade de vida. Afinal, não basta viver muito…é preciso viver bem! Se você também busca longevidade e bem-estar, saiba que conquistar e preservar a saúde pode ser mais fácil do que você imagina, pois, algumas ações muito simples têm grande impacto no organismo. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer de você uma pessoa mais feliz e saudável:

Aposte numa alimentação equilibrada

Não é novidade que qualidade de vida e saúde estão intimamente ligados aos hábitos alimentares. E enganasse quem pensa que a dieta saudável deve ser restritiva! Isso porque, para funcionar bem, nosso organismo precisa de uma variedade de nutrientes, e a melhor maneira de suprir essa necessidade é fazer refeições com porções adequadas de proteínas, carboidratos e gorduras. Como dizem os nutricionistas: quanto mais colorido o prato, melhor, pois isso significa diversidade de grupos alimentares e, logo, de vitaminas.

No entanto, é preciso ter qualidade! Prefira sempre o alimento in natura ou minimamente processados (ou seja, evite comidas extremamente industrializadas, ricas em sódio, açúcar, gorduras saturadas e conservantes). Consuma mais carboidratos complexos, como frutas, legumes e grãos e opte, sempre que possível, por carnes ou laticínios magros como fonte de proteína. A gordura também tem seu lugar: mas, para que ajude a compor uma comida saudável, precisa fazer parte do grupo de gorduras boas, presentes em alimentos como as oleaginosas, peixes gordos, azeite e frutas como o abacate. Aliás, estudos apontam que o consumo regular dessas gorduras ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas entre 25 e 39%, e também a redução dos altos índices de colesterol e a formação de placas nas artérias.

Descanse!

Se você deseja ter hábitos mais saudáveis, procure dormir bem. Repor as energias é essencial para emagrecer com saúde, pois isso faz com que seu corpo descanse e se sinta bem-disposto a encarar a rotina. Para comprovar essa afirmação, dois grupos de cientistas americanos entrevistaram pessoas de diversas idades e hábitos e, realizaram testes que comprovaram que, aproximadamente, 45% tinham uma péssima qualidade do sono. E ainda de acordo com os especialistas, essa falta de repouso ideal, pode resultar em uma insônia recorrente ou até aumentar o risco de morte. Por isso, para evitar essas situações e favorecer sua saúde aumentando a qualidade de vida, o ideal é dormir, pelo menos, 8 horas por dia.

Movimente-se mais

Como é possível ter uma vida saudável sem largar velhos hábitos? Deixar de lado o sedentarismo é fundamental para prevenir problemas de saúde como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e a diabetes. E, ao contrário do que muitos pensam, para melhorar a disposição e aumentar a energia no dia a dia, não é necessário pegar pesado na academia, basta caminhar regularmente. Fazendo uma caminhada de, aproximadamente, 40 minutos você consegue reduzir a pressão arterial, níveis de colesterol ruim e até emagrecer, se seguir uma dieta focada na melhoria da saúde.

Mas os benefícios dos exercícios físicos não param por aí: eles também ajudam na saúde do cérebro, pois fazem com que o organismo a libere uma substância que estimula a produção de novos neurônios. Sabe o que isso significa? Mais concentração e memória!

Evite o cigarro!

A exposição à fumaça do cigarro pode prejudicar, e muito, quem quer perder peso e ter uma vida saudável. Isso porque, o fumo aumenta a liberação de radicais livres no organismo. Essas moléculas instáveis prejudicam o metabolismo e são responsáveis pelo surgimento de diversos males de saúde. Mas, não são apenas os fumantes que correr esses riscos, segundo pesquisas, fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas acabam inalando a fumaça liberada por outras pessoas) também podem desenvolver problemas respiratórios graves, como, por exemplo, a sinusite crônica. Portanto, coloque sua saúde em primeiro lugar, se livre do tabagismo e evite, sempre que possível, inalar a fumaça do cigarro.

Viu só como é possível ter mais qualidade de vida mudando apenas alguns pequenos hábitos? Com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares você consegue melhorar sua saúde, e até mesmo seu corpo, se você estiver em busca do emagrecimento saudável. E, para saber como viver mais e viver bem, continue acompanhando o blog da Nature Center, que traz sempre dicas incríveis para seu dia a dia!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.