Pesquisar

Diferenças entre ubiquinona e ubiquinol: duas formas de Coenzima Q10

A Coenzima Q10 pode ser facilmente encontrada em diversas células do organismo humano. No entanto, graças à participação direta na produção de ATP, é muito comum que boa parte de seu volume fique concentrada em órgãos que exigem maior consumo de energia.

Por possuir dois formatos, ubiquinona e ubiquinol, é válido compreender quais são as diferenças entre eles e qual dos formatos é mais indicado para determinados grupos de pessoas.

Tipo de Coenzima Q10: o que é o ubiquinol?

A Coenzima Q10, também conhecida em seu formato científico (CoQ10), nada mais é do que uma substância que se faz presente em boa parte das células do corpo humano. É por esse motivo que ela se mostra essencial para produzir a energia celular.

Graças à sua natureza e necessidade no organismo, a existência dessa Coenzima possui duas formas principais: Ubiquinol e Ubiquinona .

O ubiquinol é a sua forma reduzida e ativa. Tem como principal finalidade se mostrar um ótimo antioxidante que protege as células de danos oxidativos. Além disso, também pode ser facilmente absorvida e utilizada em diferentes regiões do corpo.

Ubiquinol e sua atividade no organismo

diferencas-entre-ubiquinona-e-ubiquinol-imagem-01-Nature-Center

Assim como foi dito anteriormente, o ubiquinol, como formato da Coenzima Q10, tem grande potencial enquanto antioxidante e possui um papel indispensável para produzir energia celular.

No organismo, faz parte da cadeira de transporte de elétrons dentro das mitocôndrias. Isso ajuda a produzir adenosina trifosfato (ATP), que é considerada uma das principais fontes de energia das células. Esta função é vital para que tudo funcione conforme o planejado..

Além disso, ele também atua como um antioxidante, sendo responsável pela proteção celular contra os danos oxidativos que, em sua maioria, são causados pelos radicais livres. Por meio dessa função, doenças crônicas, como câncer e doenças neurodegenerativas, podem ser prevenidas.

Ubiquinona: o que é?

A ubiquinona, por sua vez, é um tipo de Coenzima Q10 em formato lipossolúvel, facilmente encontrada na maioria das células do corpo humano. Seu papel na produção de energia celular é extremamente importante, bem como a sua proteção contra os danos oxidativos.

É válido ressaltar que essa substância, se for reduzida e estiver ativa, pode ser convertida em ubiquinol. No corpo humano, essa conversão é indispensável para que o corpo seja capaz de usar a CoQ10 de maneira eficaz, produzindo energia e gerando proteção contra a oxidação.

No entanto, essa capacidade de conversão entre ubiquinona e ubiquinol pode apresentar uma redução considerável ao longo dos anos ou graças a determinadas condições de saúde, sugerindo a necessidade de uma suplementação direta que pode ser vantajosa em casos específicos.

Ubiquinona e sua atividade no organismo

A Coenzima Q10, em seu formato de ubiquinona, apresenta uma série de vantagens para o organismo, assim como características relevantes para um bom desenvolvimento celular. Assim como o ubiquinol, essa variante é responsável por transportar elétrons para as mitocôndrias, onde os nutrientes poderão ser convertidos em energia.

Após a ubiquinona ser devidamente convertida em ubiquinol, é possível realizar a neutralização dos radicais livres, prevenindo danos oxidativos a lipídios, DNA e proteínas. Essa característica é indispensável para que uma série de doenças crônicas sejam prevenidas e a qualidade de vida do ser humano seja prolongada.

Por meio da capacidade antioxidante da Coenzima Q10, há a possibilidade de proteger as membranas celulares e mitocondriais, permitindo que as células se mantenham íntegras e com o seu funcionamento adequado.

Coenzima Q10: quais as principais diferenças entre ubiquinona e ubiquinol?

diferencas-entre-ubiquinona-e-ubiquinol-imagem-02-Nature-Center

As diferenças entre ubiquinona e ubiquinol são muito sutis. Afinal, ambas fazem parte do formato da Coenzima Q10, que é uma substância vital facilmente encontrada no corpo. Embora apresentem formas diferenciadas de uma mesma molécula, suas características e funções dentro do organismo podem ser diferentes.

A ubiquinona é a forma oxidada da CoQ10, sendo necessário que haja uma conversão em ubiquinol para que exerça, corretamente, as funções antioxidantes no corpo. É possível observar essa substância em um formato mais comum e facilmente disponibilizado em suplementos dietéticos, sendo mais estável e mais fácil de formular ou armazenar.

Por sua vez, o ubiquinol, que é uma forma reduzida da Coenzima Q10, está diretamente disponível no organismo. Sua absorção é mais simples e o corpo a utiliza em larga escala. Graças à característica de biodisponibilidade, o ubiquinol traz benefícios adicionais relacionados à rapidez e eficácia dentro da suplementação.

Qual desses formatos é o mais indicado?

A escolha entre ubiquinona e ubiquinol pode variar de acordo com as necessidades individuais, incluindo estado de saúde, idade e suplementação. Ambas as substâncias possuem funções idênticas e relevantes ao corpo.

De uma forma geral, a ubiquinona é mais recomendada para indivíduos jovens e saudáveis e para uma suplementação geral, de baixo custo. Por sua vez, o ubiquinol é mais eficaz em pessoas idosas, com condições de saúde crônicas, para pacientes que fazem uso de estatinas e para quem busca desempenho atlético e rápida recuperação.

Conclusão

Ambos os formatos da Coenzima Q10 são extremamente relevantes para a saúde, embora possuam as suas diferenças de utilização com base na necessidade de quem a consome. Dessa forma, a escolha entre ubiquinona e ubiquinol deve ser pautada em fatores individuais e necessidades específicas.

Por isso, a Nature Center traz a possibilidade de fazer uma suplementação segura e eficaz da Coenzima Q10, aproveitando todos os seus benefícios de maneira saudável e com resultados que beneficiarão diretamente a sua saúde.

Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.