Pesquisar

Coenzima Q10 e saúde cardiovascular: mitos e verdades

A Coenzima Q10 e saúde cardiovascular possuem uma relação extremamente importante, especialmente para quem precisa manter a energia e evitar os efeitos que os radicais livres operam em nosso corpo.

No entanto, combatendo alguns mitos e verdades, é possível tirar proveito desse composto natural que traz inúmeros benefícios para o corpo. Confira quais são eles ao longo deste artigo.

O que é Coenzima Q10?

Coenzima Q10 e saúde cardiovascular são dois assuntos que estão diretamente ligados. No entanto, para compreendê-lo mais a fundo, é necessário saber do que se trata essa substância tão relevante para o organismo.

A Coenzima Q10 nada mais é do que uma substância muito parecida com uma vitamina, podendo ser encontrada na maior parte das células do nosso corpo. Seu papel é indispensável para produzir energia para as mitocôndrias, que são a nossa usina de energia celular.

Coenzima Q10 e saúde cardiovascular: qual é a relação?

A Coenzima Q10 e saúde cardiovascular estão diretamente ligadas graças ao papel que desempenham, de forma notável, na produção de energia para as células, bem como por causa de suas propriedades antioxidantes.

Além do papel apresentado na produção de energia, a Coenzima Q10 também pode atuar como um antioxidante muito poderoso, garantindo a proteção das células cardíacas, evitando o estresse oxidativo e qualquer dano que possa vir dos radicais livres.

Na relação entre a Coenzima Q10 e saúde cardiovascular, ainda podemos ver resultados voltados para a resolução de problemas voltados para a insuficiência cardíaca congestiva, onde a substância auxilia a melhorar a função cardíaca, ampliando a força de contração do coração.

Outros benefícios que essa substância traz para a saúde do coração são:

  • potencial de redução da pressão arterial;
  • maior tolerância ao tratamento com estatinas;
  • manutenção da saúde cardiovascular.

Principais formas de ingerir Coenzima Q10

Após compreender a relação entre Coenzima Q10 e saúde cardiovascular, observando todos os benefícios que podem ser adquiridos com a substância, é importante saber quais as maneiras corretas de ingeri-la para ter uma melhor entrega de resultados.

A Coenzima Q10 pode ser ingerida por meio de alimentação, por um viés natural, seguro de obter. Muitos tipos de carnes, como fígado e coração, peixes gordurosos, e óleos vegetais como o óleo de soja e canola também garantem uma manutenção dessa substância no organismo.

Os suplementos, como a Coenzima Q10 Max 100mg, também se mostram uma excelente maneira de fazer com que essa substância esteja presente em boas quantidades no organismo. É válido lembrar que a dosagem, na suplementação, pode variar, sendo necessário seguir as orientações de um profissional de saúde ou, também, as do fabricante que são impressas na embalagem.

Mitos e verdades sobre Coenzima Q10

coenzima-q10-e-saude-cardiovascular-mitos-e-verdades-imagem-01-Nature-Center

Conhecendo a relação entre Coenzima Q10 e saúde cardiovascular, é importante trazer mitos e verdades para sanar todas as dúvidas a respeito de uma substância que está tão presente na nossa alimentação e no nosso organismo.

Mitos

Dentre os mitos conhecidos sobre a Coenzima Q10, temos:

  • Tratamento milagroso para as doenças: ainda que exista uma relação entre a Coenzima Q10 e saúde cardiovascular, essa substância não é milagrosa e não pode ser usada como suporte para o tratamento de todas as doenças
  • Todo mundo precisa dessa suplementação: nem todas as pessoas precisam tomar o suplemento de Coenzima Q10, especialmente se não apresentarem deficiência da substância no organismo;
  • Não tem efeito colateral: ainda que a substância seja muito bem tolerada no organismo, pode trazer alguns efeitos colaterais, como náuseas, dor de cabeça e insônia caso consumida em sobredose;
  • O grande consumo é sempre a melhor opção: tomar doses muito altas de Coenzima Q10 não significa, necessariamente, que os resultados obtidos serão melhores e, em alguns casos, pode até gerar efeitos adversos.

Verdades

Agora, sobre as verdades da Coenzima Q10, temos:

  • Múltiplas aplicações e benefícios: como falamos anteriormente, a Coenzima Q10  e saúde cardiovascular estão diretamente relacionadas, mas ela também apresenta outros benefícios, como na produção de energia para as células de nosso corpo;
  • Essencial para produzir energia celular: a substância desempenha um papel indispensável no transporte de elétrons nas mitocôndrias;
  • Poderoso antioxidante: a Coenzima Q10 ajuda a proteger as células contra os danos provenientes de radicais livres e de moléculas instáveis;
  • Os níveis de Coenzima Q10 vão diminuindo com o passar dos anos: a quantidade da substância no nosso organismo tende a diminuir com o avanço da idade, o que pode acabar afetando a produção de energia caso não seja reposta de forma adequada. Sendo esse ponto agravado por pessoas que usam medicamentos para controle de colesterol e triglicerídeos..

Quem precisa fazer a suplementação de Coenzima Q10?

Como já foi mostrado, há uma forte relação entre Coenzima Q10 e saúde cardiovascular. No entanto, há outros grupos que necessitam desse tipo de suplementação. Como exemplo:

  • usuários de estatinas;
  • pessoas com condições neurodegenerativas;
  • pessoas com fadiga crônica ou fibromialgia;
  • idosos;
  • pessoas com alguns tipos de câncer;
  • atletas e pessoas em constante atividade;
  • pessoas com doenças mitocondriais.

Conclusão

A relação entre Coenzima Q10 e saúde cardiovascular pode fazer toda a diferença entre uma vida saudável e uma rotina com problemas que afetam a saúde. Por isso, para garantir uma melhor qualidade na sua rotina, faça uma suplementação adequada e mantenha a prática de exercícios físicos.

Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.