Pesquisar
Diabetes saiba mais e informe-se

Diabetes: saiba mais e informe-se

Você sabia que a diabetes é uma doença extremamente comum e com alta prevalência na população mundial? Pois é, e justamente por isso é importante se manter bem informado, adotar hábitos de alimentação saudáveis e manter o bem-estar físico e mental.

De acordo com dados coletados pela Federação Internacional de Diabetes (FDI), em seu Atlas da Diabetes 2021, o Brasil está em sexto lugar no ranking de países ao redor do mundo e em primeiro lugar, dentro da América Latina quando falamos sobre a incidência desta doença.

Ao redor do mundo, aproximadamente 15,7 milhões de pessoas sofrem com a Diabetes, e dados indicam que a tendência é a estatística aumentar bastante com o passar dos anos. Por isso, separamos as informações mais atualizadas sobre a doença, assim como as formas de prevenção, confira!

O que é

Podemos definir a diabetes, também conhecida como diabetes mellitus, como uma doença crônica que tem como principal característica o aumento de açúcar em nosso sangue, o que, como consequência, pode provocar danos a diversos órgãos, caso não seja devidamente diagnosticada e tratada.

Ela pode acontecer por conta da pouca quantidade ou da dificuldade que o organismo possui em absorver a insulina, e pode acontecer por fatores genéticos que envolvem o histórico familiar com doença, sedentarismo, obesidade ou devido a uma dieta inadequada com o consumo exagerado de carboidratos e açúcares.

Tipos

Por mais que a diabetes tenha como característica comum o acúmulo de glicose no plasma sanguíneo, há vários tipos da doença, classificadas conforme a sua etiologia. Podemos, então, classificar em:

Tipo 1: é quando a insulina é produzida de forma deficiente pelo pâncreas, ou seja, em quantidade inadequada para suprir todo o organismo. Isso ocorre por conta de um sistema imunológico defeituoso, onde os anticorpos do próprio sistema atacam as células que produzem o hormônio. É o tipo mais raro;

Tipo 2: já este tipo ocorre quando o organismo é resistente aos efeitos da insulina ou, então, quando o corpo não produz hormônio para o metabolismo da glicose. É o mais comum e acomete cerca de 90% de toda a população afetada pela diabetes;

Pré-diabetes: é identificada quando a taxa de insulina presente no sangue está bem mais elevada do que o considerado normal, entretanto, não chega ao ponto de ser diagnosticado como uma diabetes do tipo 2. O paciente, então, apenas apresenta possibilidade de desenvolver a doença;

Gestacional: é quando temos uma resistência aos efeitos da insulina, mas somente durante a gravidez e devido a essa condição.

Temos ainda outros tipos que estão associados ao histórico familiar, por determinadas doenças que afetam o pâncreas ou, então, pelo uso crônico de medicamentos. Entretanto, essas são as mais comuns na população.

Dieta

Mudar seus hábitos de vida e manter uma dieta equilibrada são as principais formas de combater a diabetes.

Na dieta, é necessário focar em alimentos com pouco açúcar e em evitar carboidratos que sejam simples, como massas e pães. Deve-se excluir da dieta refrigerantes e outras bebidas açucaradas, álcool e alimentos gordurosos.

CID

O CID é o código internacional de doenças, muito utilizado para marcar o diagnóstico do paciente por meio de uma numeração. No caso da diabetes, essa numeração é “E10” e seus complementos variam conforme o tipo.

Causas

As causas para os diferentes tipos de diabetes variam de acordo com cada um de seus tipos. Na diabetes do tipo 1, as causas ainda são desconhecidas, porém, sabemos que o mecanismo de ação da doença é por meio do ataque que o nosso sistema imunológico realiza nas células produtoras de insulina.

Já a diabetes do tipo 2 apresenta como principais causas uma dieta extremamente desequilibrada e marcada por péssimos hábitos, em especial quando é rica em carboidratos simples e em açúcar, estilo de vida sedentário e, por fim, pela obesidade.

A diabetes gestacional é estimulada pelos hormônios produzidos durante esse período, responsáveis por aumentar a glicose do sangue.

Sintomas

A diabetes apresenta diversos sintomas bem comuns, como, por exemplo, uma sede bem exagerada, aumento na sensação de fome, maior vontade de urinar, sensação de boca seca, maior cansaço, formigamento nas extremidades e alterações visuais.

De uma forma geral, os sintomas da diabetes vão surgindo ao longo da progressão da doença, com exceção do tipo gestacional, em que seus sinais e sintomas são bem raros e o diagnóstico surge somente no hemograma de rotina.

Como lidar

A verdade é que a diabetes não tem, até hoje, uma cura definida. Entretanto, temos diferentes formas para lidar e controlar a doença através de tratamentos e cuidados orientados pelo médico especialista.

Como lidar
Fonte/Reprodução: original

A melhor forma de lidar com a diabetes é através de uma mudança de hábitos radical, que inclui diminuir com o consumo de álcool e de cigarro, realizar atividades físicas ao menos 3 vezes na semana e adotar uma dieta equilibrada, com pouco carboidrato e açúcar.

Formas de melhorar

Todo paciente que apresenta diabetes é orientado pelo seu profissional da saúde a realizar uma série de cuidados diários.

Dentre eles, temos a realização do exame físico nos pés para evitar o aparecimento de qualquer lesão, manter uma alimentação considerada saudável, praticar atividades físicas e controlar bem a glicemia.

Tratamentos

Há várias formas de tratamento para a diabetes, tudo varia conforme o seu tipo e a causa que promove o surgimento da doença.

Na diabetes tipo 1, é indicado o uso de insulina injetável por via muscular, além das demais orientações de cuidado. Já no tipo 2, nem sempre necessita de medicamentos, às vezes apenas a mudança de hábito e de dieta já influencia positivamente no combate à doença.

Entretanto, podemos adotar o uso de antiglicemiantes orais e da própria insulina. Já na gestacional, o tratamento é realizado apenas com o controle da dieta e dos hábitos de rotina.

Exames necessários

O diagnóstico da diabetes é confirmado por meio do hemograma, onde é analisada a glicemia em jejum do paciente. Quando se encontra acima de 126 mg/dL, consideramos o paciente como diabético. Outros exames podem ser solicitados, como a hemoglobina glicada ou o teste de tolerância à glicose.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são fundamentais para a mudança dos hábitos de vida no tratamento da diabetes. Por isso, realizar em pelo menos, três dias na semana, é fundamental para garantir que a doença fique controlada.

Exercícios físicos
Fonte/Reprodução: original

Com os exercícios físicos, é possível combater as consequências da obesidade, do sedentarismo e controlar a glicose no sangue.

Recomendados

Qualquer exercício físico é recomendado para o paciente com diabetes, seja ele um esporte, academia ou caminhadas. O importante é praticar.

Não recomendados

O não recomendado é deixar de fazer exercícios físicos. É indicado que seja feito, pelo menos, três vezes durante a semana.

Remédios

Os remédios podem ser grandes aliados na luta contra a diabetes, em especial a tipo 2. Geralmente, esses fármacos são escolhidos quando não se torna possível controlar a glicose apenas com hábitos de vida saudáveis.

Dessa forma, o médico pode prescrever o uso de dois medicamentos: antidiabéticos por via oral e a insulina através de via intramuscular.

Recomendados

Os remédios recomendados para o controle da diabetes são: Azukon MR, Metformina (Glifage XR), Galvus, Glibenclamida, Januvia e Victoza.

Não recomendados

O não recomendado, além de não negligenciar uso da medicação que o profissional passar, é não utilizar nada que não seja prescrito pelo médico adequado.

Alimentos

A adoção de uma dieta equilibrada e livre de carboidratos simples ou açúcares é o principal método de tratamento e manejo da diabetes.

Toda a alimentação deve ser baseada em uma redução no consumo de açúcar, ou seja, pode esquecer os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e os sucos industrializados.

Recomendados

Devemos priorizar o consumo de alimentos como os grãos integrais, leguminosas, carnes, legumes, frutas, oleaginosas, leite e seus derivados ou, então, gorduras boas como azeite.

Não recomendados

Para o paciente com diabetes, devemos evitar ao máximo alimentos como doces e açúcar no geral, carnes que sejam extremamente processadas, álcool, dentre outros.

Suplementos

Você sabia que os suplementos também são excelentes formas para se combater a diabetes, assim como outras doenças do nosso corpo?

Pois é! Os suplementos em cápsula são excelentes fontes de vitaminas e muitos outros nutrientes capazes de ajudar no funcionamento do nosso organismo, assim como na prevenção de doenças.

Ora Pro Nóbis

A Ora Pro Nóbis é um dos suplementos 100% naturais presentes no mercado que apresentam grandes benefícios para o corpo! Ele é responsável por ajudar a manter a boa saúde com sua ação anti-inflamatória, antioxidante e seus benefícios na flora intestinal.

Em sua composição, temos diferentes minerais, vitaminas A e C, B9 e fósforo. Todos eles juntos para garantir o bem estar físico e mental.

Cápsulas

Você pode encontrar todos os benefícios da Ora Pro Nóbis aqui na Nature Center, através do nosso produto que contém 60 cápsulas.

 

 

Indicado para

A Ora Pro Nóbis é indicada para melhoria do trato gastrointestinal, assim como para o combate à anemia e, por ser totalmente livre de açúcares, pessoas com diabetes podem desfrutar de seus benefícios sem culpa.

Contra indicado para

Esse suplemento é contra indicado para gestantes, idosos, lactantes e para crianças de até 3 anos.

Onde comprar

Você pode encontrar a Ora Pro Nóbis e inúmeros outros suplementos alimentares aqui na Nature Center, com as melhores condições de compra e de entrega.

Preço

Em nosso site, você pode encontrar a Ora Pro Nóbis em 60 cápsulas originalmente por R$ 118,10 reais. Entretanto, apresentamos inúmeras promoções, então, não perca a oportunidade e aproveite todos os benefícios desse excelente suplemento natural!

Nature Center

Venha fazer parte da família Nature Center e adquira agora mesmo os melhores suplementos naturais do mercado, no conforto da sua casa! Compre com quem garante a qualidade e entende de saúde e bem estar!

A diabetes está bastante presente em nossa sociedade, entretanto, podemos prevenir esse mal com mudanças de rotina e cuidados com a nossa dieta. Se manter informado e recorrer a suplementos para uma ingestão mais completa de nutrientes é essencial.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.