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Vitamina A… Pra que serve mesmo?

Não se preocupe, vamos te explicar de um jeito super fácil de entender, com exemplos e dicas super interessantes para você montar pratos deliciosos para toda a família!

Se você busca um poderoso antioxidante, busque alimentos ricos em Vitamina A. Também conhecida como retinol, essa vitamina é um micronutriente de extrema importância para o nosso sistema imunológico, visão, ossos, dentes, cabelos, manutenção do sistema epitelial e processo de reprodução. Encontrada em diversos tipos de alimentos, a Vitamina A pode ser consumida de forma fácil para crianças e adultos em todas as fases da vida.

A Vitamina A é encontrada em grande porcentagem em: couve, brócolis, escarola, espinafre, salsinha, folha de mostarda, pimentão vermelho, cenoura, beterraba, ervilha, batata doce, fígado, melão, damasco, mamão papaia, manga, banana, manteiga, ovos e leite. A ausência dessa importante vitamina em nosso organismo pode causar ressecamento nos olhos, cegueira momentânea, inflamações na pele, dificuldade de respiração e em casos mais graves, risco de infecções e anemias.

Porém sabemos que tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. O consumo da Vitamina A em excesso pode causar aumento do baço e do fígado, dor nas juntas, ressecamento na pele, queda de cabelos e, principalmente, dor de cabeça. Com isso, é importante fazer o uso dos alimentos ricos em Vitamina A de forma balanceada, consumindo os alimentos informados acima em dias alternados e sempre junto com outros tipos de alimentos durante as refeições. Quer algumas dicas?

Que tal preparar uma salada com um tipo de folha escura como, por exemplo, a couve manteiga junto com tomates tipo cereja e rodelas de cebola?

Bifes de fígado com arroz e feijão fresquinhos também são uma delícia!

Está frio? Prepare uma sopa deliciosa para a família com batata doce, mandioquinha, cenoura e peito de frango… Fica muito gostoso!

Quer um suco turbinado? Coloque água, uma fatia de mamão papaia, uma banana prata em rodelas, uma fatia de melão, cinco morangos e uma colher de sopa de aveia em flocos. Bata tudo no liquidificador com alguns cubinhos de gelo e você terá um suco divino cheio de Vitamina A!

 

Viu como é possível? Unimos alguns alimentos ricos em Vitamina A com outros tipos de alimentos ricos em outras vitaminas. Você pode consumir a vitamina que quiser. Basta ter criatividade e abusar das invenções quando estiver com fome.

E lembre-se: mantenha sempre hábitos saudáveis, beba água, consuma alimentos ricos em fibras e nutrientes e faça exercícios físicos!

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