A queda de cabelo é uma das consequências que muitas pessoas que passaram por um período de covid-19 alegam. Após alguns estudos para descobrir o motivo dessa sequela inusitada, pode-se afirmar que o covid-19 é capaz de desempenhar uma inflamação nos folículos pilosos.
Essa inflamação, denominada eflúvio telógeno, provoca um crescimento na queda diária de fios de cabelo. Além dessa inflamação, o estresse e preocupação causado pelo vírus também contribui significativamente para que ocorra a queda de cabelo em pacientes recuperados do vírus.
Índice:
ToggleO que normalmente provoca a queda de cabelo?
A queda de cabelo é algo que todo mundo tem. Normalmente, perdemos em média 60 a 100 fios de cabelo diariamente, esse número é considerado completamente normal e não é sinal de problemas de saúde. A queda de cabelo pode diminuir ou aumentar de acordo com algumas estações do ano. Em épocas mais frias, como inverno e outono, a queda de cabelo pode aumentar devido à raiz do cabelo, que tende a ficar com menos nutrientes.
Pessoas que fazem uso contínuo de processos químicos de alisamento ou chapinhas e penteados, também podem perder mais cabelo que o normal, pois esses processos conseguem quebrar os fios.
Quando a pessoa não usa medicamentos, tratamentos de saúde e utilizam produtos que fazem com que o cabelo caia, mas mesmo assim sofre com uma queda anormal de cabelos, alguns motivos podem explicar. Os principais motivos que aumentam a queda de cabelo são:
Estresse
Um motivo muito comum que faz com que as pessoas sofram com a queda de cabelo é o excesso de estresse. Essa causa não atinge só o mental, mas também o físico das pessoas. Momentos de estresse são capazes de trocar o ciclo normal dos fios de cabelo, e gerar uma queda maior do que se é de costume.
Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar diminuir a carga de estresse. Atividades de lazer e físicas ao ar livre podem aumentar a qualidade de vida do indivíduo e assim diminuir o estresse do dia a dia.
Gravidez
Após o parto, é comum que as mulheres tenham uma maior queda de cabelo. Isso se dá devido às alterações hormonais e carga de estresse que se passa durante o parto. Geralmente, a queda anormal dura apenas 2 meses e não precisa ser motivo de estresse ou procurar meios de contê-la.
Maiores quantidades de vitamina A ou B
Quando um organismo tem excesso de vitamina A ou B, o corpo pode responder com o aumento da queda de cabelo. Isso pode acontecer com pessoas que usam suplementos de vitaminas. Por isso, para conter a queda, é importante recorrer aos suplementos apenas quando necessário e as doses máximas devem ser respeitadas.
Alterações hormonais
As chamadas alterações hormonais são consideradas também um dos principais motivos que fazem com que os fios de cabelo caiam com mais frequência. Essas alterações podem ocorrer em qualquer momento da vida, mas são mais comuns durante a adolescência.
Em caso de queda de cabelo extrema, recomenda-se a consulta com um dermatologista para a avaliação médica. O uso de anticoncepcionais também podem ser motivo dessa alteração, neste caso, é indicada a troca do medicamento.
Antidepressivos e remédios
Antidepressivos, anticoagulantes e remédios para pressão alta podem ocasionar o efeito de queda de cabelo, principalmente no início da utilização do remédio. Em caso de suspeitas, é importante passar pelo médico que realizou a receita para que avalie uma possível troca de medicamento.
Anemia
Um dos sintomas conhecidos da anemia é a queda de cabelo, isso pelo motivo dos fios receberem bem menos sangue, oxigênio e nutrientes que de costume. Pessoas com anemia sofrem a deficiência do ferro no organismo, assim como também níveis baixos de vitamina b12.
A deficiência do ferro no organismo é a característica mais notória da anemia, por isso a primeira coisa a se fazer é ingerir suplementos e alimentos que contenham ferro.
Hipotireoidismo
Quando a tireoide não faz seu serviço, o hipotireoidismo acontece. Isso acarreta a quantidade de hormônios que o organismo precisa para funcionar corretamente. Alguns dos hormônios afetados são responsáveis pelo crescimento do cabelo, por isso, a falta dele é capaz de gerar a queda dos fios.
Nesse caso, é necessário marcar uma consulta com um médico endocrinologista de confiança, para que o diagnóstico seja feito de maneira correta. Caso aconteça a confirmação do hipotireoidismo, o tratamento adequado deve ser iniciado o mais rápido possível. Geralmente, uma suplementação de iodo é indicada aos pacientes com hipotireoidismo.
Além do tratamento das causas, outros métodos são indicados para queda de cabelo, como shampoos específicos para queda anormal de fios, suplementos de vitaminas e remédios que atuam pela diminuição.
Como a Covid-19 contribui para o enfraquecimento e a queda de cabelo?
Muitas pessoas que passaram pela infecção alegam queda de cabelos mesmo após curadas do vírus. Isso em razão de uma inflamação nos folículos pilosos que o covid pode desencadear no infectado. Além desse problema, a queda de cabelos também é motivada pelo estresse e preocupação que pacientes com o vírus normalmente passam por medo de complicações.
Nesses casos, os cabelos costumam cair de algumas semanas até três meses depois da infecção, por isso é considerado temporário. Mesmo assim, a queda de cabelo pode ser razão para pessoas se preocuparem, por isso é indicado a procura de especialistas caso a queda demore para passar.
Após a procura de um médico, ele poderá indicar alguns recursos para conter a queda de cabelos, como anti-inflamatórios e métodos que fazem que aconteça um aumento da circulação sanguínea e de oxigênio nos locais de queda.
É importante evitar o uso da automedicação com produtos ou receitas caseiras ‘’milagrosas’’. Os produtos utilizados devem ser confiáveis e de preferência indicado por um médico especialista no caso.
Como melhor fortalecer e prevenir a queda de cabelo?
Para pessoas que sofrem devido à queda de cabelo, seja pela infecção de covid-19 ou não, existe um suplemento exclusivo para saúde dos fios de cabelo, ossos, peles e articulações. O Colágeno 1,2 e 3 da Nature Center, é rico em três tipos de colágenos, que atuam para o fortalecimento e melhora na aparência e queda dos cabelos.
Além dos três tipos essenciais de colágeno, o suplemento é repleto de vitaminas em sua composição, que ajudam na melhora da absorção dos colágenos e ajudam a imunidade. As vitaminas contidas no Colágeno 1, 2 e 3 são a C, D e a Biotina, conhecida como B7.
A fórmula do suplemento é desenvolvida com ingredientes 100% naturais, rica nas matérias e nutrientes que podem oferecer bons resultados com apenas algumas semanas de utilização.
Com apenas 2 cápsulas por dia, o suplemento consegue diminuir a queda de cabelo e trazer um aspecto mais saudável aos fios. Além de atuar também em outros locais, como pele e articulações. As cápsulas não engordam e todas são de alta concentração.
O colágeno 1, 2 e 3 pode ser adquirido pelo site oficial da Nature Center, que trabalha desde 2010 com a venda e produção de suplementos, vitaminas e estimuladores naturais de qualidade.