Confira 10 dicas de como manter a forma sem academia

Existem alternativas para quem não gosta de academia, que ainda assim são eficazes e que funcionam no emagrecimento.

 

Bom, todos nós sabemos que manter a forma com a realização de exercícios físicos, principalmente quando se une essa prática com uma dieta saudável é essencial para garantir o bem-estar físico e mental de qualquer indivíduo – além, é claro, de promover uma vida saudável e livre de inúmeras doenças.

 

Boas práticas diárias, em conjunto com exercícios físicos, como uma boa rotina de sono e bons hábitos alimentares, assim como a ingestão correta de água, ajudam tanto no equilíbrio do nosso corpo como também em nossa saúde.

 

Entretanto, ainda há um certo estigma onde as pessoas acham que, para fazer exercício, é necessário especificamente ir a uma academia – e, muitos não gostam, pois pode ser uma rotina bem cansativa e dolorosa, e se dedicar a uma atividade que não proporciona prazer pode acabar desestimulando qualquer pessoa que deseja manter a forma.

 

Para ajudar você a escolher a atividade ideal, decidimos separar uma lista com as principais alternativas para quem não gosta de academia e seus respectivos benefícios. Vem com a gente!

 

Quais são os benefícios de manter boa forma física

Bom, as consequências de se manter uma boa prática física diária não se resume a apenas definir uma boa forma física. Além da estética, podemos observar também inúmeros benefícios que proporcionam um bem estar físico e mental ao indivíduo que as pratica, independente se as atividades forem musculação ou outras alternativas para quem não gosta de academia.

 

E, não só isso, como também promove uma vida mais saudável. Realizar atividades físicas diárias é a melhor forma de adotar uma rotina tranquila e livre de problemas e eventuais doenças que podem surgir, tanto físicas como mentais. Há inúmeros benefícios para se manter uma boa forma física, são eles:

 

Aumento da disposição

No momento e após a realização de uma atividade física, observamos a liberação de diversos hormônios e outras substâncias químicas em nosso corpo. Estas, são responsáveis por aumentar a disposição e o nível de prazer de quem pratica essas atividades.

 

Além disso, essa liberação e essa prática diária também ajuda a aumentar a capacidade cardiorrespiratória, o que permite que você tenha mais energia durante o seu dia a dia. Porém, evidentemente, isso só é possível caso você tenha uma boa forma física.

 

Prevenção de doenças

Com um corpo saudável, adquirido após realizar tanto musculação como atividades alternativas para quem não gosta de academia, há menos chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, como por exemplo, hipertensão ou diabetes do tipo 2.

 

Inclusive, há associação também entre exercício físico e a prevenção de certos tipos de câncer. Todas essas doenças podem ser prevenidas, pois as atividades físicas ativam a circulação sanguínea e impedem que sejam obstruídos.

 

Auxílio contra depressão e ansiedade

Além de promover bem-estar físico, os exercícios físicos também ajudam no bem-estar mental e atuam contra os sintomas da depressão e da ansiedade! Isso ocorre porque o exercício tem efeito nos neurotransmissores, bem semelhantes aos que os antidepressivos também tem.

 

Boa saúde mental

E a prática não só estimula os neurotransmissores como também promove uma boa saúde mental! Os exercícios físicos são responsáveis por aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, melhorar a capacidade cognitiva, a concentração e reduzir o estresse.

 

Aumento da autoestima

Manter uma boa forma física também ajuda a aumentar sua autoestima, pois muda totalmente a forma na qual você se vê. Com o resultado extremamente positivo observado no espelho, a autoestima e a autoconfiança são aumentadas ,ou seja, além de saudável você se torna uma pessoa feliz consigo mesmo!

 

Contribuição na qualidade do sono

Por último, mas não menos importante, bons exercícios físicos são responsáveis por contribuir com uma boa noite de sono! Estudos científicos demonstram que a prática diária consegue até mesmo reverter grande parte dos sintomas de insônia e afins.

 

10 dicas de atividades físicas para praticar sem academia

Bom, já sabemos que praticar atividades físicas é essencial para garantir uma vida saudável, prevenir doenças e promover o seu bem-estar físico e mental. Entretanto, muitos acham que as atividades físicas se limitam apenas ao ambiente da academia e desistem por não gostarem dele.

 

Mas, não é assim! Há inúmeras atividades alternativas para quem não gosta de academia, que promovem os mesmos benefícios da musculação, por exemplo. Justamente por isso, decidimos separar nesta listinha as 10 principais atividades físicas alternativas para quem não gosta de academia, confira!

 

Caminhada

Uma forma mais leve de corrida, seja para quem não pode forçar muito as articulações dos membros inferiores ou para quem está só começando, a caminhada é um exercício que tem menor gasto de calorias quando comparado com a corrida, mas que apresenta benefícios semelhantes!

 

 

Corrida

A corrida é uma das principais atividades alternativas para quem não gosta de academia! Atualmente, vêm sendo observado um grande aumento no número dos praticantes desta atividade, justamente por ser ao ar livre e promover maior conforto do que as realizadas dentro da academia.

 

A corrida é responsável por fortalecer os músculos inferiores, melhora a capacidade cardiorrespiratória e queima bastante gordura! Também promove a liberação de inúmeros hormônios responsáveis pelo bem-estar físico e mental.

 

Ciclismo

O ciclismo é uma atividade física e esportiva que cresce cada vez mais! E, além de ser uma excelente forma para perder peso, também se torna uma boa alternativa ao uso de veículos automobilísticos e de transportes públicos! O ciclismo melhora a saúde cardiovascular, queima bastante caloria e trabalha bem os músculos!

 

Crossfit

O Crossfit é uma mistura de inúmeras modalidades, que variam desde a ginástica olímpica, com exercícios aeróbicos e até mesmo levantamento de peso. De forma intensa, o corpo trabalha em dobro e há inúmeros benefícios associados, como aumento da força, da resistência muscular e uma grande queima calórica envolvida no processo.

 

Dança

A dança é uma prática bastante divertida e descontraída para quem deseja se distrair, relaxar, e ao mesmo tempo ganhar um físico! Além de fortalecer a capacidade cardiorrespiratória, ela também promove melhora no equilíbrio, na coordenação motora e tonifica os músculos do corpo.

 

Natação

A prática diária da natação é uma excelente alternativa para você que não gosta de academia! Além de movimentar totalmente o corpo, você também poderá melhorar de forma efetiva a sua capacidade cardiorrespiratória.

 

Ela é responsável por exercitar tanto os membros superiores e inferiores, além dos peitos e das costas, desenvolvendo flexibilidade e coordenação motora sem provocar nenhum dano nas articulações!

 

Hidroginástica

A hidroginástica é uma boa opção variada de natação, para quem não deseja pegar tão pesado! E, por mais que seja uma atividade mais voltada para a terceira idade, todos podem participar.

 

Os movimentos realizados dentro da piscina ajudam bastante na melhora do equilíbrio e da coordenação motora, além de fortalecer totalmente o sistema cardiovascular e de promover o relaxamento muscular. Bastante indicada também para quem tem problemas articulares.

 

Artes Marciais

As artes marciais são ótimas formas alternativas para quem não gosta de academia se exercitar! Serve como uma excelente forma para aliviar todo o estresse e tensão diários. Além disso, você ainda promove um fortalecimento muscular, desenvolvendo maior coordenação de força e de equilíbrio.

 

Pilates

Adaptável de acordo com a idade, com o peso ou com as limitações de cada praticante, o pilates é uma excelente forma de se exercitar com movimentos que são pensados exclusivamente para você. Além de fortalecer a musculatura, o pilates previne inúmeras lesões, melhora sua postura e alivia dores!

 

 

Yoga

A Yoga apresenta inúmeros movimentos corporais que promovem um bom condicionamento físico para quem a pratica. Assim, não só os músculos como também o equilíbrio e a coordenação motora são trabalhados com maestria.

 

Alimentação para uma boa forma física

Além de trabalharmos bem com exercícios físicos diários, também temos que manter em conjunto uma dieta bem equilibrada e rica em alimentos saudáveis, com bastante proteínas e nutrientes para promover uma boa forma física!

 

Comer devagar durante as refeições, beber dois litros de água diariamente, evitar a ingestão excessiva de açúcar e incluir lanches saudáveis ou alimentos orgânicos em sua rotina são formas de se manter uma alimentação saudável para uma boa forma física. Junto a isso, podemos adotar também o consumo de saladas e frutas diariamente.

 

Há inúmeras atividades alternativas para quem não gosta de academia, basta decidir com qual você se sente mais confortável e escolher a que mais te dará prazer! Há inúmeros benefícios em realizar exercícios físicos diariamente, e o maior deles é o bem-estar físico e mental proporcionado após o seu fim.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.