Você sabe o que é triptofano ou já ouviu falar dele? Ele é um aminoácido importantíssimo para o nosso organismo, mas, infelizmente, o nosso corpo não o produz de forma natural – por isso é tão importante consumi-lo nas refeições.
O triptofano é utilizado pelo cérebro, junto com a vitamina B3, magnésio e niacina, para produzir a famosa serotonina, o neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar.
Esse aminoácido também possui influencia no comportamento, na ingestão alimentar, na fadiga, no humor, e combinado com a vitamina B6 ajuda melhorar circulação sanguínea, memória e a reduzir o colesterol, sendo assim, é um dos aminoácidos essenciais para a saúde.
Índice:
ToggleComo o triptofano pode ajudar?
Dormir melhor, se sentir bem, combater o envelhecimento ou até mesmo dores, essas são algumas das vantagens que a serotonina oferece, porém, sem uma dose certa de triptofano nada disso seria possível, já que ele é o precursor desse neurotransmissor.
Estudos já mostraram que o sentimento de tristeza, déficit de atenção e ansiedade podem estar relacionados a falta de triptofano no corpo.
Algumas pesquisas também apresentam que baixo nível de triptofano e serotonina estão relacionados a algumas doenças emocionais, como depressão e transtorno de ansiedade.
Alguns efeitos causados pela falta do aminoácido são:
- Insônia
- Baixo astral
- Problemas cognitivos: falta de atenção e falhas de memória
- Fraqueza e cansaço físico
- Menor sensação de ansiedade
- Estresse
Triptofano – Como tomar?
Certamente, existem alguns alimentos que ajudam a melhorar o nível de triptofano, uma vez que, o organismo não produz a substância naturalmente. Então, uma alimentação mais equilibrada nos traz esse aminoácido tão importante e que tanto falta no corpo.
Veja alguns desses alimentos que estão a nossa disposição:
- Abacate
- Banana
- Cereja
- Castanhas
- Feijão
- Amendoim
- Lentilhas
- Grão de bico
- Sementes de abóbora ou de girassol
- Soja
- Amêndoas
- Pistache
Entretanto, é importante evitar alguns outros alimentos que não fazem tão bem para a nossa saúde se forem consumidos em excesso, como os carboidratos.
O mais importante para aumentar a produção de triptofano é passar a consumir esses alimentos listados acima e manter um equilíbrio nas refeições.
Contudo, pode acontecer também de ser necessário alguma suplementação, então, caso o seu médico recomende, é possível encontrar o triptofano em forma de capsula, mas a dosagem do suplemento deve ser feita por ele, pois, pode variar de acordo com cada necessidade.
Além disso, existe algumas contraindicações, como por exemplo, mulheres grávidas e que estão amamentando não podem tomar. De todo modo, consulte sempre o seu médico.
Viu como o triptofano é muito importante para o corpo? Fique sempre atento na sua saúde e consulte seu médico para identificar mudanças no organismo. Se quiser mais dicas e informações sobre qualidade de vida, acompanhe o blog da Nature Center!