Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇

Você sabe o que é triptofano ou já ouviu falar dele? Ele é um aminoácido importantíssimo para o nosso organismo, mas, infelizmente, o nosso corpo não o produz de forma natural – por isso é tão importante consumi-lo nas refeições.

O triptofano é utilizado pelo cérebro, junto com a vitamina B3, magnésio e niacina, para produzir a famosa serotonina, o neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar.

Esse aminoácido também possui influencia no comportamento, na ingestão alimentar, na fadiga, no humor, e combinado com a vitamina B6 ajuda melhorar circulação sanguínea, memória e a reduzir o colesterol, sendo assim, é um dos aminoácidos essenciais para a saúde.

Como o triptofano pode ajudar?

Dormir melhor, se sentir bem, combater o envelhecimento ou até mesmo dores, essas são algumas das vantagens que a serotonina oferece, porém, sem uma dose certa de triptofano nada disso seria possível, já que ele é o precursor desse neurotransmissor.

Estudos já mostraram que o sentimento de tristeza, déficit de atenção e ansiedade podem estar relacionados a falta de triptofano no corpo.

Algumas pesquisas também apresentam que baixo nível de triptofano e serotonina estão relacionados a algumas doenças emocionais, como depressão e transtorno de ansiedade.

Alguns efeitos causados pela falta do aminoácido são:

  • Insônia
  • Baixo astral
  • Problemas cognitivos: falta de atenção e falhas de memória
  • Fraqueza e cansaço físico
  • Menor sensação de ansiedade
  • Estresse

Triptofano – Como tomar?

Certamente, existem alguns alimentos que ajudam a melhorar o nível de triptofano, uma vez que, o organismo não produz a substância naturalmente. Então, uma alimentação mais equilibrada nos traz esse aminoácido tão importante e que tanto falta no corpo.

Veja alguns desses alimentos que estão a nossa disposição:

  • Abacate
  • Banana
  • Cereja
  • Castanhas
  • Feijão
  • Amendoim
  • Lentilhas
  • Grão de bico
  • Sementes de abóbora ou de girassol
  • Soja
  • Amêndoas
  • Pistache

Entretanto, é importante evitar alguns outros alimentos que não fazem tão bem para a nossa saúde se forem consumidos em excesso, como os carboidratos.

O mais importante para aumentar a produção de triptofano é passar a consumir esses alimentos listados acima e manter um equilíbrio nas refeições.

Contudo, pode acontecer também de ser necessário alguma suplementação, então,  caso o seu médico recomende, é possível encontrar o triptofano em forma de capsula, mas a dosagem do suplemento deve ser feita por ele, pois, pode variar de acordo com cada necessidade.

Além disso, existe algumas contraindicações, como por exemplo, mulheres grávidas e que estão amamentando não podem tomar. De todo modo, consulte sempre o seu médico.

Viu como o triptofano é muito importante para o corpo? Fique sempre atento na sua saúde e consulte seu médico para identificar mudanças no organismo. Se quiser mais dicas e informações sobre qualidade de vida, acompanhe o blog da Nature Center!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário