Conheça a Coenzima Q10: benefícios e ações antioxidantes

Uma substância presente em abundância nas células do nosso organismo, que é bastante utilizada como suplemento, é a Coenzima Q10, conhecida também como ubiquinona ou pelo nome de ubiquinol.

 

Conhecer a Coenzima Q10,o que ela faz e como tomar, é fundamental para entender como o nosso corpo funciona.

 

Muito importante para o metabolismo celular e para o nosso organismo, a Coenzima Q10 é o fator responsável pela produção de ATP, ou seja, de energia dentro das células do nosso corpo.

 

Ou seja, ela é uma enzima presente em abundância nos órgãos que precisam de mais energia para o devido funcionamento, como por exemplo, o coração, o cérebro, os nossos rins, fígado, dentre outros.

 

Entretanto, a sua presença em nosso organismo pode ser prejudicada por alguns fatores, como o uso constante de certos tipos de medicamentos e, até mesmo, o avanço da idade.

 

Logo, por conta da Coenzima Q10 ser vital para o correto funcionamento das células do nosso organismo, é preciso saber o que ela faz e manter sua presença no organismo, seja por meio de uma alimentação saudável ou por suplementos naturais. Quer saber mais sobre a importância da Coenzima Q10 e seus benefícios? Acompanhe nosso texto!

 

Coenzima Q10: O que é e para que serve

Coenzima Q10, o que ela faz? Definida como uma enzima presente em todas as células, ela é responsável por ser um dos fatores que atuam na produção de energia. Além de sintetizar a ATP, a Coenzima Q10 também é uma enzima lipossolúvel – ou seja, é solúvel na gordura – e apresenta diversos benefícios para a nossa saúde!

 

Ela pode ser sintetizada pelo próprio organismo ou ser adquirida através de certos alimentos. Entretanto, alguns fatores podem provocar a redução na síntese da Coenzima Q10, como por exemplo, determinadas classes de medicamento que alteram a fisiologia das células ou com o passar da idade.

 

Justamente por isso, podemos observar a importância de suplementar a Coenzima Q10 em nosso organismo através de uma dieta rica e equilibrada, com alimentos com esta enzima em sua composição ou por meio de suplementos naturais em cápsula.

 

Quais alimentos ricos em Coenzima Q10?

Diversos alimentos presentes em nossa rotina são ricos em Coenzima Q10, o que é ótimo para o nosso organismo. Manter uma alimentação rica com estes alimentos e com suplementação em cápsula, caso necessário, é essencial para garantir a presença de seus benefícios e sua correta função dentro do metabolismo celular.

 

Dentre os alimentos ricos em Coenzima Q10, podemos citar: nozes, brócolis, couve, laranja, espinafre, abacate, amendoim, peixes e frutos do mar, carnes vermelhas, frango, tofu, pão integral, soja e variados tipos de cereais.

 

 

Conheça alguns de seus benefícios da Coenzima Q10

Além de ser um dos fatores responsáveis pela produção de energia, muito utilizada dentro das células, a Coenzima Q10 também apresenta inúmeros benefícios para o organismo, e seu uso de forma suplementar é bastante indicado em pessoas com problemas cardiovasculares, dores musculares ou em quem faz exercícios diários.

 

Atuando não só como um grande fator responsável pela melhora do desempenho esportivo do atleta, ele também ajuda no pós-operatório de inúmeras cirurgias através da otimização na recuperação de feridas.

 

Também consegue ajudar a reduzir a sintomatologia dolorosa da fibromialgia, apresentar ação antioxidante e atuar contra o envelhecimento precoce da pele. Há inúmeros outros benefícios da Coenzima Q10 no organismo, nas quais podemos citar:

 

Controla o nível de colesterol e de triglicerídeos no corpo:

Diferentes estudos da área médica demonstram que os níveis de colesterol e triglicerídeos diminuem graças a presença desta enzima em nosso organismo. No ano de 2018, uma pesquisa utilizou uma amostra de 80 mulheres que apresentavam como patologia de base diabetes do tipo 2, onde um grupo recebeu uma administração diária de coenzima Q10, enquanto outro tomou placebo.

 

Como resultado, a pesquisa debateu que as ações da coenzima Q10 resultaram na redução, não só da resistência que o organismo apresenta à insulina, como também no colesterol e nos triglicerídeos. Assim, notamos a eficácia da enzima na manutenção de uma vida saudável.

 

Provoca redução dos radicais livres

Através da redução dos radicais livres, a Coenzima Q10 é responsável por melhorar o desempenho dos atletas através da taxa energética presente nas células musculares. Como resultado, observamos não só a redução do sentimento de esforço, como também da fadiga, o que promove uma grande melhora no desempenho esportivo do atleta.

 

Provoca melhoria dos sintomas de depressão em indivíduos com transtornos bipolares

Outros estudos demonstram que a Coenzima Q10 provocou melhoras nos sintomas de depressão após realizar o uso diário da substância por oito semanas. O grau da sintomatologia depressiva foi avaliado de forma prévia ao estudo e após ele, assim observou-se a melhora.

 

Apresenta ação antioxidante

Observamos também uma grande melhora na redução dos radicais livres que afetam as atividades celulares. Com foco de ação nas mitocôndrias, o ubiquinol realiza sua ação antioxidante e promove inúmeras melhorias nas atividades celulares e na produção de ATP.

 

Coenzima Q10 e sua ação no organismo

A coenzima Q10 tem como alvo principal as mitocôndrias, estruturas presentes em nossas células que são responsáveis por todo o mecanismo de respiração celular. A enzima atua, em especial, no transporte dos elétrons durante todo o processo fisiológico.

 

Com isso, a enzima tem como principal função servir como um controle desse transporte, de forma que se evite a oxidação pelos radicais livres e eventuais danos nas membranas celulares. Assim, ocorre também uma boa concentração de água dentro das células.

 

Por sua presença privilegiada no interior das células, mais especificamente nas mitocôndrias, os tecidos e os órgãos que necessitam de maior quantidade de energia, tais como o coração, os rins, o fígado e o cérebro, são beneficiados com a sua grande quantidade.

 

A Coenzima Q10 ajuda no emagrecimento?

Uma grande pergunta feita pela maior parte da população, é se a coenzima Q10 apresenta papel no emagrecimento. E, bom, a resposta é que não da forma que todos imaginavam.

 

Ela pode sim contribuir para o emagrecimento, afinal, é responsável por produzir mais energia e melhorar o desempenho físico. Porém, ela não atua sozinha nesse processo, portanto, não é responsável por fazer com que o indivíduo emagreça apenas tomando-a diariamente.

 

Como tomar a Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 pode ser adquirida tanto em alimentos com essa substância, como certos tipos de carne vermelha, frangos, peixes e cereais ou através de suplementos naturais em cápsula, indicados quando a quantidade dessa substância está baixa em nosso sangue.

 

Quanto à dose recomendada desta enzima, as indicações atuais são de 300 mg até 400 mg diárias. O ideal é ingerir com líquido em conjunto com as refeições, entretanto, sempre respeite a quantia indicada no rótulo do produto.

 

Para quem é indicada a Coenzima Q10?

As indicações para o uso da coenzima Q10 variam, entretanto, a mais comum é para os indivíduos que apresentam síndromes genéticas, responsáveis por alterar a função das mitocôndrias.

 

Outro grupo que se indica o uso suplementar são os usuários de estatinas, responsável por reduzir a produção da coenzima Q10. Idosos também podem fazer uso, já que a produção da enzima pelo organismo decai com a idade.

 

 

Quais sintomas de deficiência de Coenzima Q10 no organismo?

Os sintomas de deficiência da Coenzima Q10 dentro do organismo ainda precisam ser avaliados em alguns estudos científicos, porém, sabemos que eles estão relacionados com a fadiga e a falta de energia.

 

A coenzima Q10 é fundamental no nosso organismo, pela produção de energia nas células e pelos seus inúmeros benefícios antioxidantes e na saúde do sistema cardiovascular. Por isso, fazer uma dieta saudável e suplementar a quantidade necessária, são essenciais para uma vida livre de problemas.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.