Quais os benefícios da Maca peruana e como usá-la?

Os benefícios da Maca peruana fazem com que ela seja constantemente buscada por pessoas de ambos os sexos e de diversas idades.

Da mesma família que o nabo, couve e o agrião, a Maca peruana é um tubérculo usado como um alimento para aumentar a libido, minimizar os efeitos negativos da TPM e menopausa.

Confira neste texto, quais são os benefícios da Maca peruana, além de dicas de como usá-la em seu dia a dia.

O que é maca peruana?

A Maca peruana é uma planta de pequeno porte (herbácea) muito procurada pelas suas propriedades medicinais. As suas propriedades são extraídas de seus caules subterrâneos ou tubérculos.

Essa herbácea tem o nome oriundo do local que iniciou o seu cultivo há muitos séculos atrás: Andes do Peru (entre 3500 a 4450m de altitude). Essa planta medicinal se tornou um importante elemento cultural para a população nesta região e é comercializada como suplemento em muitos lugares do mundo.

Além de ser conhecida por Maca peruana, ela também é chamada como Viagra-dos-Incas e ou pelo seu nome científico Lipidium meyenii.

Efeitos medicinais

A composição dessa raiz é muito nutritiva e dão a ela o diferencial que a tornam uma planta medicinal tão popular, como se pode observar nos dados a seguir:

  • Mais de 50% é composta por carboidratos;
  • Entre 10 e 20% correspondem a proteínas;
  • Cerca de 10% são fibras.
  • Entre 1% e 2% são lipídios ou gorduras;
  • O restante é constituído de minerais.

Depois que os efeitos da Maca peruana chamaram a atenção do povo em relação ao aumento do desempenho sexual, passou a ser analisada por pesquisadores de diferentes localidades.

Assim, com o tempo as suas propriedades medicinais foram ganhando embasamento da ciência e repercussão do seu eficaz auxílio no combate de algumas doenças, além dos conhecidos efeitos nos hormônios e libido.

Outra ação já comprovada é a sua contribuição para melhora de sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM) e dos efeitos negativos da menopausa.

Também é reconhecida a propriedade antioxidante dessa planta e em consequência a sua contribuição na prevenção de doenças como Alzheimer, câncer de próstata e diabetes.

Quais os usos medicinais da Maca Peruana?

Graças aos seus efeitos medicinais, a raiz é usada em tratamentos de diferentes tipos. Desde os que envolvem os hormônios, como a fertilidade e apetite sexual, como para ajudar nos tratamentos ósseos.

Os principais benefícios da Maca peruana não param nos que foram mencionados anteriormente. Alguns alvos de estudos clínicos que usam esse tubérculo comprovaram o auxílio dela no tratamento de doenças, como: câncer de próstata, anemia e infertilidade.

Suas ações nessas doenças acontecem devido aos altos níveis de minerais presentes em sua composição, que ajuda a repor o que o corpo não consegue mais produzir ou a alimentação não consegue suprir.

Além disso, sua ação antioxidante ajuda a diminuir os danos dos radicais livres e em consequência contribuem ativamente no combate às doenças citadas e a outras mais. Por esse motivo, é recomendada por profissionais da área da saúde.

Conheça os benefícios da maca peruana

A Maca peruana propícia para o corpo humano inúmeras vantagens, visto a riqueza de nutrientes em sua composição que conferem a ela essas propriedades especiais.

Diferentes pesquisas científicas têm reforçado os efeitos benéficos dessa planta e contribuído com novas descobertas. Estes estudos, feitos ao longo dos anos e por todo o mundo, comprovaram a viabilidade e vantagens de usá-la no dia a dia de forma suplementar.

  • A maca peruana possui diversos benefícios para o organismo que serão apresentados mais aprofundados nos próximos parágrafos.

Maior performance sexual

  • Essa planta possui compostos bioativos que agem como um potencializadores da capacidade sexual através da ação de substâncias, como por exemplo os lipídios ou gorduras bioativos (amidas graxas): n-benzil-hexadecanamida.

A ação das amidas graxas nos hormônios relacionados à reprodução masculina, estimulam uma maior performance sexual. Além disso, a produção de esperma, assim como a mobilidade dessas células reprodutivas são estimuladas ao se consumir essa planta medicinal.

Aumento de fertilidade

Foi observado ainda em pesquisas que a subfertilidade pode ser diminuída através da contribuição dos componentes desse tubérculo sob uma das moléculas (enzima citocromo P450) que interage na formação de androgênio e outros processos sexuais.

O aumento do sucesso reprodutivo também é auxiliado pela ação antioxidativa nas células reprodutivas, que propicia menos morte ou danos e assim uma maior sobrevivência e proteção a essas células.

Portanto, essa planta atua em diferentes frentes de forma a melhorar tanto o apetite sexual quanto o sucesso reprodutivo masculino.

Diminuição do cansaço físico (pós treino)

Há carboidratos dessa raiz ajudam a reduzir a sensação de esgotamento e por isso ela é inclusive recomendada como um auxílio pós treino para combater a dor muscular e dessa forma pode ser utilizada como um alimento que beneficia o funcionamento do corpo, ou seja, funcional.

Função analgésica e anti-inflamatória

Além dos compostos já abordados, as macamidas (ácidos graxos/gordura) têm efeito analgésico e anti-inflamatório para dores nas juntas e articulações, como também em inflamações nos nervos, através da ação contra dores neuropáticas.

Como usar corretamente a maca peruana?

Seu consumo é versátil e permite que o cardápio possa ser variado todos os dias, sem afetar seu uso. Entretanto, é sempre importante lembrar que a maca peruana é uma raiz fibrosa e que alguns preparos podem não ser tão bons ao paladar.

Ela pode ser servida cozida, em pó, desidratada ou crua, além de poder ser usada como um suplemento na alimentação. Se por acaso preferir, a maca peruana também pode ser ingerida em líquidos como café, água, leite e bebidas alcoólicas.

É possível adquirir, também, em formato de cápsula na Nature Center, com várias opções, ou também em formato de farinha. Se optar pela farinha, confira algumas dicas de alimento que podem acompanhar no consumo da maca peruana:

  • No preparo de massas: embora que quando quente a planta não tenha um efeito forte, pois pode sofrer um pouco de perda nos níveis nutritivos, a dica é misturar um pouco do pó da raiz ainda na massa de preparo de bolos e panquecas;
  • Em bebidas e mix: como a planta possui uma estrutura fibrosa, sua mistura em algumas bebidas pode não ser muito pouco agradável ao paladar, mas é facilmente resolvido se for misturado em vitaminas, batidas e sucos feitos no liquidificador para deixar homogêneo;
  • Com frios: seus efeitos são mais bem preservados quando consumido com alimentos frios, por isso, misturar com frutas é o ideal. A dica é fazer uma salada de frutas e salpicar o pó por cima ou usar junto com a canela para dar mais gosto;
  • Complemento em patês e cremes: misturar com pastas e cremes também é uma boa ideia, pois deixa a mistura homogênea e gostosa. Aqui pode ser pasta de amendoim ou até mesmo abacate, basta misturar o pó até virar um patê e ingerir.

Opções de consumo não faltam para adicionar esta raiz no dia a dia e proporcionar um acréscimo no bem-estar do corpo. Além disso, com todos estes estudos que comprovam a eficácia da Maca peruana na saúde e na libido, vale a pena conhecer as opções no site da Nature Center e escolher uma.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Alimentação no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.