Alimentos ricos em colágeno

Você conhece os alimentos ricos em colágeno e como eles podem ajudar na saúde do corpo humano?

O colágeno é um nutriente com muitas funções para o organismo e que pode ser reposto através da alimentação. Ele é uma proteína animal muito importante e para saber mais sobre alimentos ricos em colágeno, continue a leitura a seguir.

Como repor colágeno naturalmente

Existem algumas dicas que podem te ajudar a repor o colágeno do corpo de forma natural e eficiente. Conheça abaixo algumas das maneiras mais práticas para manter o colágeno em dia.

Rotina de cuidados

Para ter uma pele bonita e nutrida é essencial ter uma rotina de cuidados. Essa rotina inclui uma rotina de limpeza, hidratação e outros cuidados com a pele. Também pode agregar o uso de produtos e tratamentos orientados pelo médico dermatologista, que sejam indicados para o tipo de pele específico.

Uso de protetor solar

O sol em determinados horários do dia é o inimigo número um da pele, por isso o uso de protetor solar é imprescindível para que a pele se mantenha bem cuidada e firme por mais tempo. Com o uso do protetor solar evita-se a oxidação da pele pela ação dos radicais livres e assim combate o aparecimento de linhas de expressão.

Ingestão de colágeno

Uma das melhores soluções para recompor o colágeno do corpo é através da ingestão de colágeno. Ele pode ser consumido em forma de cápsula como suplemento alimentar.

Na Nature Center há muitas opções de suplementos naturais de colágeno, clique aqui e acesse.

Alimentos

Uma das melhores maneiras de repor o colágeno do corpo é através da ingestão de alimentos ricos em colágeno. Para que você saiba mais sobre os alimentos que mais podem ajudar nesta etapa, veja abaixo algumas dicas que podem auxiliar neste processo.

Alimentos que contém colágeno

Existem alguns alimentos que têm bastante colágeno, eles colaboram para a firmeza da pele e para a manutenção dos tecidos.

Conheça quais alimentos são uma ótima fonte de colágeno ou que ajudam na produção dessa proteína nos próximos tópicos abaixo.

Gelatina

A gelatina é um alimento muito servido em lanches, fácil de fazer e barato e que tem colágeno na sua composição. É importante sempre escolher gelatinas que têm um menor índice de açúcar, para ajudar a melhorar a pele sem prejudicar em outros aspectos.

Ovos

Este é um alimento que está sempre presente na mesa do brasileiro. Os ovos são uma fonte rica de proteínas, com substâncias que ajudam na produção de colágeno e ainda, de forma reduzida, colágeno na sua formação.

Carne

As carnes, sejam brancas ou vermelhas, estão no prato das pessoas por serem uma fonte primordial de proteínas. As carnes têm a propriedade de ajudar na produção e absorção do colágeno, é fundamental para quem deseja manter os tecidos com a melhor aparência possível.

Alimentos que ajudam na produção de colágeno

Alguns alimentos apesar de não terem em sua composição o colágeno, são excelentes para estimular a sua produção por terem outras substâncias que participam direta ou indiretamente na produção dessa proteína. Confira alguns exemplos nos próximos tópicos.

Frutas cítricas

É importante lembrar sempre que a vitamina C presente nas frutas cítricas é fundamental para a produção do colágeno, além de ajudar na manutenção dele.

Esta vitamina pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja, limão, acerola e abacaxi, por exemplo.

Folhas verdes e escuras

Muitas pessoas não sabem, mas as folhas que têm um tom verde escuro são boas quando o assunto é a produção de colágeno.

Isso ocorre porque estas têm, em sua maioria, vitaminas C, A e K na sua composição, que são elementos fundamentais para a manutenção e desenvolvimento do colágeno.

Oleaginosas

As oleaginosas são compostas de castanha de caju, castanhas e nozes, estes são alimentos muito comuns de encontrar na dieta, pela possibilidade de saciedade.

Estas têm em sua composição o cobre e o zinco, estes elementos são fundamentais para a produção de colágeno, além disso, as oleaginosas têm radicais livres, que combatem o envelhecimento da pele.

Salmão

Este é um peixe que não é muito popular no Brasil, mas que, quando o assunto é a recuperação de colágeno para a pele, ele pode ajudar bastante. O salmão tem muitas substâncias na sua composição que ajudam ao corpo na hora de produzir o colágeno.

Além do mais, este é um peixe conhecido pela quantidade de ômega 3 em sua composição. Esse é um composto fundamental para a hidratação e conservação dos tecidos.

Alimentos com colágeno para o rosto

Além dos alimentos citados acima, podemos incluir mais alguns que têm colágeno em sua composição, que ajudam a melhorar a firmeza e a pele do rosto.

Veja mais a fundo sobre esses alimentos ricos em colágeno para o rosto logo abaixo.

Pé de galinha

O pé de galinha não é muito consumido porque muitas pessoas não apreciam o seu sabor ou a sua aparência. Entretanto, se trata de um alimento que tem grandes quantidades de colágeno tipo 2 que é absorvido com mais facilidade pelo organismo.

Mocotó

O mocotó é um alimento riquíssimo em colágeno. Portanto, a sua inclusão na dieta é indicada para quem quer uma forma natural de manter os níveis de colágeno no organismo e assim auxiliar a manter a pele mais saudável. O tipo mais comum de colágeno encontrado nesse alimento é o colágeno tipo 2.

Qual carne tem mais colágeno

Normalmente, para que uma dieta seja completa, ela deve conter carne, mas é importante saber qual é a opção de carne que tem mais colágeno, para que assim receba destaque na alimentação.

É importante falarmos que, mesmo que carnes como a vermelha, de frango e peixes tenham colágeno, a maioria dos especialistas ressalta que os miúdos têm grande quantidade de colágeno.

Alimentos que destroem o colágeno

Tão importante quanto conhecer os alimentos ricos em colágeno, é também saber quais alimentos podem destruir essa proteína tão importante para a manutenção do tecido.

Excesso de açúcar

Por vezes o açúcar se torna uma válvula de escape em momentos de estresse e até mesmo de diversão. Entretanto, é importante lembrar que, o excesso dessa substância causa glicação, onde a molécula do açúcar se junta a de proteínas, como a de colágeno, por exemplo.

A junção entre o açúcar e proteínas faz com que a estrutura da proteína seja danificada e assim a elasticidade e força dos tecidos são prejudicados.

Frituras

É comum consumir fritura no dia a dia, mas não devemos esquecer que, o alto consumo de alimentos fritos pode colaborar para causar uma inflamação na sua pele.

Desta forma, o processo de envelhecimento da pele é acelerado e colabora para aparição de marcas de expressão e rugas.

Álcool

Beber álcool por algumas vezes, é considerado um ato social, mas isso não significa que a ingestão de álcool faz bem para o corpo. O álcool faz com que as enzimas do corpo se alterem e formem radicais livres que são responsáveis pelo processo de envelhecimento.

Carne processada

Os alimentos processados são uma grande opção pelo fato de serem de fácil preparo, além de ter um sabor agradável. Contudo, estes costumam ter uma gordura, sódio e nitratos na sua composição. Isso ajuda no processo de inflamação na pele, que leva a aceleração do envelhecimento.

Como aumentar a produção de colágeno no organismo

Para que o colágeno do seu corpo aumente é essencial ter uma dieta com alimentos ricos em colágeno. Entretanto, para quem deseja, existe a possibilidade de consumir essa proteína através de suplementos alimentares ou cápsulas.

Caso seja o seu caso, entre em nossa loja, digite na barra de pesquisa a palavra “colágeno” e tenha acesso às diversas opções disponíveis no nosso site, observe a que mais se adapta ao que você busca e ao seu orçamento. Coloque o seu produto no carrinho, selecione o modo de pagamento e finalize a compra!

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em colágeno? Continue acompanhando o blog da Nature Center e as nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo, será um prazer responder!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.