Artrite é uma doença que atinge as regiões articulares do corpo, gera dores e faz com que a mobilidade seja diminuída. Obrigatoriamente, a pessoa deverá procurar por ajuda clínica de um reumatologista para ter melhorias na saúde e um alívio no incômodo.
Índice:
ToggleO que é
A doença artrite se caracteriza por uma inflamação nas articulações, que faz com que a pessoa sofra com dores e tenha dificuldades até mesmo para andar. É comum que haja deformidade local, principalmente em quem está acima do peso.
Normalmente, a artrite atinge pessoas acima dos 40 anos, porém pode ser diagnosticada em pacientes mais jovens ou em quem tem obesidade. Este último problema é muito grave, justamente porque o peso faz com que os músculos, tendões e ossos fiquem sobrecarregados e, por isso, mais suscetíveis a inflamação.
Tipos
Foram diagnosticados vários tipos de artrite, dentre elas, a degenerativa em que as cartilagens ficam desgastadas com o passar dos anos, como o caso na senilidade.
- Artrite reumatoide: ocorre quando existem modificações na imunidade;
- Atrite séptica: infecção causada por bactérias adquiridas no pós-cirurgia;
- Artrite psoriática: origem da psoríase;
- Artrite gotosa: ácido úrico em abundância nas áreas articulares;
- Artrite reativa: causada por outros tipos de infecções como as urinárias ou gastrointestinais.
A artrite, como podemos ver, é uma doença muito específica, que possui diferentes causas. É muito importante manter atenção e os cuidados com a saúde a fim de evitar contrair estes problemas.
CID
O CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças), é o número 10 e é possível encontrar uma variedade de numerações que diferenciam as doenças, já que são várias e possuem causas completamente diferentes umas das outras.
Causas
Dentre as principais causas da artrite, está a idade avançada. O desgaste das cartilagens acontecerá com o decorrer do tempo, e você perceberá que quando estiver com mais de 50 anos, a mobilidade já não será a mesma de quando tinha os seus 30 anos.
Por mais que seja esquecida entre várias pessoas, a questão de sobrepeso, sedentarismo e obesidade são três motivos que facilitam o aparecimento da artrite no corpo. Conforme explicamos, o peso em cima das articulações, cartilagens e ossos, quando é maior do que o normal, causa o desgaste com mais rapidez.
As doenças autoimunes também são responsáveis pelo aparecimento da artrite no corpo. É por este motivo que você precisa identificar o problema para tratá-lo imediatamente e, manter a sua saúde controlada.
Sintomas
A artrite apresenta dores nas articulações, região afetada vermelhada, inchaço, deformidade e rigidez para se mover durante as manhãs. Estes são os principais sintomas decorrentes da doença, que devem ser considerados e informados ao médico para a realização do diagnóstico.
Como lidar
Para lidar melhor com a artrite, você precisa procurar ajuda médica de um reumatologista. Ele é quem apresentará os principais tratamentos, e explicará o que deve ser feito para mantê-la controlada e fugir das temidas dores.
Sabemos que a artrite é conhecida por gerar muitos incômodos ao andar, mover as regiões articulares e por ser difícil de lidar, porém, você pode amenizar o problema ao fazer fisioterapia ou ingerir chás de plantas medicinais.
Formas de melhorar
Uma das formas de melhorar e, claro, a depender de como esteja o desgaste das articulações, é a intervenção cirúrgica, que deverá ser indicada por um especialista após avaliação do grau da doença.
No entanto, você não é obrigado a fazer a cirurgia se o desgaste não estiver severo. Basta procurar por métodos naturais, como as infusões ou os chás de gengibre, que ajudarão a controlar o incômodo.
Tratamentos
Há as cirurgias e os métodos in natura, que não te obrigam a ingerir medicamentos, muito menos passar por procedimentos invasivos como uma cirurgia. No entanto, a conversa com o reumatologista é indicada antes de adotar qualquer tratamento.
Exames necessários
Dentre os exames necessários para o diagnóstico da artrite, são solicitados: teste de laboratório em VHS, proteína C, raio-X, ressonância magnética e a ultrassonografia articular, onde o paciente será submetido a realizar.
Exercícios físicos
Existem alguns tipos de exercícios recomendados aos pacientes com artrite, e outros que não devem ser feitos de maneira alguma porque podem agravar a situação, e fazer você sentir mais dor.
Recomendados
Faça exercícios aeróbicos como a natação, caminhada ou andar de bicicleta. Yoga, tai-chi-chuan e os exercícios para controlar o equilíbrio são ideais ao corpo, justamente porque não tendem a ser tão intensos quanto a própria musculação ou uma corrida.
Além disso, queremos que você evite esticar muito as suas articulações durante as atividades de alongamento. Faça até onde você aguentar, desde que seja recomendado por seu médico reumatologista.
Não recomendados
Esportes de contato, corrida, tênis, jump e giros são totalmente desencorajados para quem tem o problema articular, pois podem agravar os sintomas e piorar as dores.
Remédios
Existem medicamentos próprios para o tratamento da artrite, e outros que precisam ser evitados de qualquer forma, justamente porque o médico não fez a indicação destes para você ingerir.
Recomendados
Controle a artrite através da fisioterapia, tome remédios como a Infliximabe, Ciclosporina, Azatioprina ou Rituximabe, conforme a prescrição médica. Estes medicamentos ficam responsáveis por evitar que o problema avance pelo corpo.
Não recomendados
Não são recomendados o paracetamol e dipirona, já que não apresentam tanta potência ao tratamento. Ao invés de ingeri-los, converse com o reumatologista é o mais indicado.
Alimentos
Assim como existe o controle de medicamentos e de atividades físicas, saiba que os cuidados com os alimentos devem ser mantidos, pois evitará que você apresente pioras no quadro, ao invés das desejadas melhoras.
Recomendados
Opte por ingerir as frutas vermelhas como o morango, ameixa, uvas, goiabas, romãs ou cerejas, inclua o abacate na alimentação e lembre-se que as verduras e legumes são muito importantes em sua dieta.
Não recomendados
Absolutamente nada que seja rico em sódio ou glicose deve ser ingerido, sobretudo em excesso. Ou seja, você deve evitar os alimentos que tenham muito sal e açúcar, pois agravam as dores da artrite e tendem a fazer mal ao organismo.
Suplementos
A suplementação com vitaminas produzidas naturalmente auxiliam no combate as dores causadas pela artrite, geram alívio e melhora gradualmente o problema.
É uma sugestão para você que não gosta de ingerir medicamentos e tem preferência pelos produtos naturais, sem aditivos químicos que tendem a não fazer bem as outras partes do corpo.
Óleo de prímula
O Óleo de Prímula é produzido com base na extração de uma flor chamada Oenothera biennis, encontrada na América do Norte. Este óleo fica encarregado de auxiliar o organismo a promover melhorias no coração, na região gastrointestinal e uterina.
Cápsulas
As cápsulas são as formas mais recomendadas para ingerir o Óleo de Prímula, justamente porque é só tomar com água e aguardar os efeitos iniciarem. Você não precisa misturar com mais nada, porém, é obrigatório a ingestão com um líquido puro, sem aditivos.
Indicado para
Auxilia a melhorar a pressão, faz com que o colesterol diminua, ajuda a diminuir as dores causadas pela artrite e atua na prevenção contra a queda de cabelo, que é muito comum em várias pessoas.
Contra indicado para
Não é indicado para pessoas que tenham alergia aos seguintes ingredientes: gergelim, soja, peixe, derivados dos amendoins ou crustáceos. Evite fazer a ingestão se você tiver qualquer problema com um dos alimentos citados acima.
Onde comprar
Faça a compra do Óleo de Prímula em um site conceituado como a Nature Center, que está há mais de 10 anos no mercado. Todos os seus produtos são naturais e tem a função de auxiliar no tratamento de muitos problemas e fornecer mais saúde ao organismo.
Preço
Para fazer a compra do seu Óleo de Prímula, você o encontrará o frasco em torno de R$ 40,00 a R$ 50,00..
Nature Center
A Nature Center é especialista em produtos naturais e não realiza a venda de absolutamente nenhum item modificado quimicamente. Você não precisa se preocupar durante a compra, pois as cápsulas foram feitas sem nenhum tipo de processamento que faça mal ao seu organismo.
A artrite é um problema comum, que pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa, então consumir alimentos e suplementos que evitam ou amenizam esse mal é fundamental para garantir a boa saúde e o bem estar. Entre agora na loja online da Nature Center e veja as variadas opções para o seu autocuidado que podem ser facilmente adquiridas de casa!