Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇

Quem nunca passou dos limites com a alimentação, não é mesmo? Seja num fim de semana, em uma festa, numa reunião familiar ou em um encontro de amigos.

São vários momentos em que acabamos comemos mais do devíamos e sobrecarregamos o nosso corpo com açúcares e gorduras.

E esses excessos causam alguns sintomas físicos, como por exemplo, dores de cabeça, dores de estômago, azia, náuseas e vômitos. Pois é, tudo isso é o nosso corpo respondendo aos exageros.

De fato, é extremamente desconfortável e aí precisamos fazer uma desintoxicação do corpo para reduzir as toxinas que se acumulam. Sendo assim, veja algumas dicas que ajudam a desintoxicar o organismo:

Beba muita água

Que a água faz bem para o corpo, ninguém tem dúvidas, não é á toa que precisamos beber, em média, 2 litros de água por dia para manter-se hidratado.

E quando ingerida na quantidade certa, a água ajuda a eliminar as toxinas no organismo e ainda traz vários benefícios, como boa aparência para a pele e cabelo, combate inchaço, regula sistema digestivo e acelera o metabolismo, ajudando o corpo queimar calorias.

Consuma frutas cítricas

Frutas como acerola, laranja, limão e kiwi, possuem uma substância chamada limonoide e ela ajuda o fígado a liberar toxinas do organismo, já que o órgão funciona como um filtro e elimina as toxinas dos alimentos que comemos.

E, ao consumir mais frutas cítricas é possível dar essa forcinha para o fígado, mas, é claro, que elas devem ser consumidas in natura ou até mesmo usada para preparo de outros alimentos.

Acrescente brócolis no cardápio

Um alimento para desintoxicar é o brócolis, um super vegetal que se tornou um dos melhores aliados a saúde.

Só para se ter uma ideia, ele possui mais vitamina C que uma laranja e mais cálcio que um copo de leite. Além disso, tem antioxidantes que ajudam a limpar o organismo.

Ele atua diretamente com as enzimas do fígado, fazendo com que o corpo elimine as toxinas. No entanto, para que haja uma desintoxicação é necessário dar preferência pelo brócolis cru, para consumir todos os nutrientes que ele oferece.

Aproveite a couve

A couve possui fotoquímicos naturais que tem ações desintoxicantes e estimulam o organismo a liberar as toxinas e a fortalecer o sistema imunológico, por isso é tão utilizada nas famosas dietas para desintoxicar, especialmente, nos sucos verdes.

No entanto, pode ser consumida também cruas em saladas ou até mesmo refogada, da mesma forma ela irá ajudar as enzimas a trabalharem para neutralizar as toxinas.

Outras dicas importantes

Não só apenas consumir alimentos que ajudam na desintoxicação do organismo, mas, também ter alguns hábitos que fazem total diferença o dia-a-dia e tornam o processo mais fácil. Veja algumas dicas a seguir:

Evite alimentos ultra processados

Algo muito importante durante o processo de desintoxicação alimentar é não fazer o consumo de alimentos ultra processados, pois eles são ricos em sódio e gordura.

E sabemos que muitos dos temperos utilizados no dia-a-dia entram nesta categoria, sendo assim, é preferível a utilização de temperos naturais.

Uma boa dica é utilizar o limão para temperar as refeições, como a fruta possui substâncias antioxidantes, ela ajuda o organismo a liberar essas toxinas.

Produtos como azeite de oliva e vinagre de maçã também são bem-vindos.

Aprenda a lidar com excessos

Antes de pensar na desintoxicação do corpo, é necessário fazer uma autocrítica e conscientização com relação aos cuidados com a saúde. Realmente, existem momentos em que passamos dos limites, mas é importante saber lidar com esses exageros.

Diminuir o consumo de açúcar e sal, beber bastante liquido, praticar exercício… esses são apenas alguns dos costumes que todos nós deveríamos ter para manter um corpo saudável.

Cuidado com o fígado

O fígado tem uma série de funções, o que faz dele um dos órgãos mais importantes do corpo e se ele não funcionar direito a saúde fica em risco, trazendo várias complicações.

De um modo geral, todas as substâncias que são absorvidas pelo intestino devem passar por ele, para que possa filtrar e fazer com elas cheguem na corrente sanguínea. O fígado também auxilia na limpeza do sangue, eliminando as toxinas.

Como manter o fígado saudável?

Para mente-lo saudável é necessário ter uma alimentação rica nutrientes, pois, ele precisa de muitas vitaminas e minerais por causa de suas diversas funções. Além disso, é importante evitar alimentos como margarinas, frituras, açúcar branco e óleos refinados. Outras dicas são:

– Beba bastante água;

– Coma bastante cenoura, beterraba, cebola e folhas verdes, pois são alimentos com ações antioxidantes;

–  Não exagere em bebidas alcoólicas;

– Prefira frutas frescas ao invés dos sucos com açúcar.

Dieta de desintoxicação

Essa dieta tem como premissa o consumo de hortaliças, frutas, água, sucos e chás. Com esses ingredientes ela ajuda a eliminar as toxinas do corpo contribuindo com um bom funcionamento do fígado e rins.

É muito recomendada para liberar as substâncias tóxicas do corpo após os exageros que normalmente cometemos durantes algumas ocasiões, como festas e eventos. Mas lembre-se que antes de fazer qualquer mudança na alimentação, é necessário consultar um nutricionista.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre saúde e qualidade de vida.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário