Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios?

Muitas pessoas mantêm dúvidas sobre quantas calorias o corpo queima por dia. No entanto, saber essa informação é importantíssimo para entender a relação entre a comida e o seu corpo. Muitas vezes, alguns conceitos essenciais não são compreendidos pelas pessoas, inclusive o conceito de calorias.

Para entender mais sobre calorias gastas no corpo, sobre como o organismo age no momento do exercício ou em dias de descanso, continue a leitura do artigo.

Neste texto será abordado sobre como calcular o gasto calórico do seu corpo e dicas de como emagrecer com saúde e quantas calorias o corpo queima por dia.

O que são calorias?

Antes de verificar quantas calorias o corpo queima por dia, vamos entender o que é caloria. Caloria é uma unidade de medida bastante utilizada para demonstrar a energia em forma de calor.

Conceito estudado pela física, uma caloria equivale a energia de calor fundamental para aumentar a temperatura de 1°C de 1 ml de água.

Representada em rótulos de alimentos, a caloria é utilizada para mostrar a quantidade de energia presente em certos alimentos. Portanto, o corpo humano necessita dessa energia para que suas células e consequentemente o organismo como um todo funcione.

Como o organismo humano obtém e gasta essas calorias

Como o ser humano é composto por células que não conseguem sintetizar o próprio alimento, é necessário que o organismo obtenha essa energia a partir da alimentação. Então, absolutamente tudo que foi ingerido pelo corpo vai ser utilizado pelas células, e é essa energia que vem dos alimentos que chamamos calorias.

Todos os dias, o corpo humano deve ingerir alimentos para obter calorias, que é a unidade de medida da energia que cada porção de alimento fornece para o corpo. Isso acontece pois o corpo humano realiza uma série de reações químicas que produzem energia através da matéria prima obtida dos alimentos ou precisam da energia gerada para acontecer.

O conjunto de todas essas reações com gasto ou produção de energia compõem o nosso metabolismo. Assim ele compreende as reações de síntese ou construção de moléculas e estruturas (gasto de energia) e reações de degradação ou quebra de moléculas (produção de energia). Como todos os órgãos do corpo precisam de energia para realizar as suas atividades, os alimentos fornecem os ingredientes necessários para a célula obter energia nas reações de degradação de moléculas.

Quantas calorias o corpo queima por dia?

A quantidade de calorias gasta pelo corpo vai depender de vários fatores. Cada organismo tem suas prioridades e próprio metabolismo. Portanto, alguns fatores podem influenciar em quantas calorias o corpo queima por dia, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Faz ou não atividades físicas;
  • Tipo de metabolismo (lento ou acelerado).

Essas diferenças de metabolismo também podem variar para o gênero feminino e masculino. Com o organismo em repouso, homens e mulheres possuem gastos de calorias diferentes. A mulher gasta, aproximadamente, 1400 calorias, já o homem gasta em torno de 1800 calorias em repouso.

No entanto, existem diferentes fatores como os citados na lista e outras questões de modo de vida e saúde que podem alterar essa balança de gasto calórico independentemente do gênero da pessoa, como será visto no próximo tópico.

Gasto calórico basal

Mesmo como organismo em repouso, o corpo consegue gastar calorias, o gasto calórico basal é justamente a quantidade de calorias gastas pelo organismo para se manter funcionando no repouso. Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa for sedentária, o seu organismo gasta parte das calorias consumidas pelo alimento em repouso.

Só que esse gasto calórico também varia de acordo com o organismo. Fatores como herança genética, hormônios, idade, gênero e peso são alguns que influenciam nesse gasto.

O que significa organismo com metabolismo lento?

Pessoas que têm o metabolismo lento levam um tempo maior para fazer a digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes e a transformação das moléculas obtidas dos nutrientes em energia. Em decorrência disso, possuem uma maior tendência em armazenar energia na forma de gordura.

Assim, o indivíduo tende a ganhar peso mais facilmente, dentre outros fatores. Muitas vezes, esse metabolismo lento é potencializado por maus hábitos alimentares e o sedentarismo.

Alimentos industrializados, sedentarismo, problemas hormonais e perfil genético são exemplos de fatores que causam o metabolismo lento. Por isso, muitas pessoas buscam ajuda para reverter ou melhorar esse quadro.

Gasto calórico em atividade física

O gasto calórico no cotidiano vai variar de acordo com o organismo humano. É importante mencionar que pessoas atletas apresentam um gasto maior de calorias. No entanto, esse gasto calórico vai variar de acordo com a atividade física que a pessoa realiza.

Caminhar, fazer musculação, natação, corrida ou qualquer outro tipo de atividade física envolve o gasto de calorias. Segue abaixo exemplos de quantas calorias o corpo queima por dia com atividades físicas:

  • Caminhada: de forma rápida, o gasto chega 8,6 calorias por minuto;
  • Corrida: depende se é leve, moderada ou rápida. Para uma corrida leve, o corpo gasta em torno de 10 calorias por minuto;
  • Musculação: cerca de 5 calorias a cada minuto, depende da intensidade;
  • Boxe: 11 calorias por minuto;
  • Andar de bicicleta: até 5 calorias por minuto;
  • Balé: cerca de 8 calorias por minuto;
  • Dança: uma dança mais intensa gasta 10 calorias por minuto;
  • Futebol: 9 calorias por minuto;
  • Ginástica olímpica: 6 calorias por minuto;
  • Natação: 8 calorias por minuto.

Então, quantas calorias o corpo queima por dia com exercícios vai variar de acordo com a intensidade, exercício e tempo. O ideal é buscar ajuda de um profissional para que a atividade física seja realizada de forma correta e com muitos benefícios para o corpo.

Qual exercício praticar para aumentar o gasto calórico e perder peso?

Para quem deseja aumentar o gasto calórico, é crucial um acompanhamento especializado. Isso porque o nutricionista é o recomendado para calcular as calorias que você deve consumir e o quanto deve gastar para manter o peso ou emagrecer, assim ao conversar com um nutricionista, você saberá quantas calorias o seu corpo deve queimar por dia.

Ao buscar essa ajuda, você vai se deparar com inúmeras possibilidades de emagrecer com saúde. Exercícios aeróbicos ou anaeróbicos podem contribuir para esse processo.

Assim, existem corpos que precisam essencialmente de uma atividade aeróbica para gastar mais calorias e outros que vão precisar mesclar os tipos de exercícios para obter a meta desejada.

Qual a diferença em atividades aeróbicas e anaeróbicas

Os exercícios físicos vão variar de acordo com a utilização de energia do corpo. Os exercícios conhecidos como aeróbicos são aqueles feitos com menor intensidade, maior duração e gastam mais oxigênio para produzir energia para o corpo. Esse exercício trabalha um maior número de músculos e ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a perda de massa gorda. São exemplos desse tipo de exercício: caminhada, corrida ou dança.

Já os exercícios anaeróbicos têm como principal gasto os estoques de carboidratos presentes no corpo para produzir energia. Esse é um tipo de exercício curto, muito intenso, que trabalha um menor número de músculos. Como resultado, ajudam a ganhar massa magra, perder massa gorda e fortalecer os músculos na região trabalhada.

Geralmente, os exercícios aeróbicos melhoram o condicionamento físico, a perda de gordura e ajuda na prevenção de doenças. Já os exercícios anaeróbicos causam a perda de gordura e o ganho de massa muscular, além de contribuir para uma melhor saúde pois previne doenças cardíacas e hormonais.

Como calcular gasto calórico

Para calcular o gasto calórico, é necessário que se tenha em mente as variações para homens e mulheres, pois como já dito, há uma diferença de gastos no biotipo do indivíduo. Então, observe abaixo como deve ser feito o cálculo Harris – Benedict:

  • Mulheres: 655 + (9,6 x quantidade de peso em kg) + (1,8 x a altura em centímetros) – (4,4 x a idade);
  • Homens: 66 + (13,7 x o peso do indivíduo em kg) + (5 x a altura em centímetros) – (6,5 x a idade).

Esse cálculo pode ser feito por conta própria, mas também é feito através de um nutricionista.

Quantas calorias o corpo queima por dia para poder emagrecer?

Muitas dúvidas surgem quanto a quantidade de calorias que deve ser consumida para uma pessoa que queira emagrecer. Esse valor também é variável, uma vez que depende da quantidade de energia ingerida diariamente.

Então, a dica para quem deseja emagrecer é: gastar mais calorias do que consome por dia. O problema da gordura é que ela se instala nas células quando o corpo consome tantas calorias que não conseguem gastar.

A prática de atividades cotidianas e atividades propostas por profissionais de educação física ajuda a manter ou emagrecer de acordo com a intensidade realizada.

Então, caso você queira emagrecer, a dica é gastar mais do que consome, procure um profissional e se informe mais. Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, deixe um comentário logo abaixo.

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