A pressão arterial alterada é uma das condições médicas mais comuns no mundo, e também no Brasil. Há diversos fatores que fazem desse um problema tão comum em nossa época, o que inclui maus hábitos alimentares, sociais ou estilo de vida.
A pressão arterial é o termo que a medicina usa para definir a pressão que o sangue faz nas paredes dos vasos, quando é bombeado pelo coração. Quando essa pressão é muito alta ou baixa, pode trazer sintomas ou doenças para o indivíduo.
A pressão alta, ou hipertensão, é um mal que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo, e não é diferente em nosso país, onde praticamente 30 milhões de brasileiros sofrem com essa condição.
No texto, iremos tratar de maneira extensa o que é a pressão arterial alta, como esse mal se caracteriza, e como lidar com esse problema. Também mostraremos alguns tratamentos e um suplemento incrível para quem sofre com pressão alta, o Ginkgo Biloba. Confira!
Índice:
ToggleO que é
A pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão, é um problema quando esse quadro se repete com bastante frequência. A pressão varia em nosso dia a dia normalmente, quando realizamos algum movimento ou exercício, por exemplo, a pressão arterial tende a aumentar.
Isso porque os músculos forçados a um trabalho mais extenso nesse momento, naturalmente começa a pedir mais sangue, e o bombeamento sanguíneo aumenta. Nesses casos, se um indivíduo medir sua pressão, ela estará mais alta mesmo. A pressão arterial alta só é um problema, quando ela apresenta altos níveis durante longos períodos, inclusive durante momentos de descanso no dia a dia.
Causas
Uma das principais causas da pressão arterial alta é o fator genético. A maioria dos indivíduos que apresentam esse quadro herdou dos pais e da família, e muitos dos seus descendentes irão apresentar a mesma condição. E, apenas como título de curiosidade, existe uma relação entre pessoas negras e os problemas de pressão arterial, que são mais recorrentes em pessoas dessa etnia.
Há algumas causas que também podem levar a um quadro de pressão alterada, ou até mesmo levar a quadros de pressão alta mais graves, essas causas são:
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Estresse;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Colesterol Alto.
Todos esses fatores são preponderantes em quadros de pressão arterial alta, e devem ser controlados para que o problema diminua ou desapareça.
Sintomas
A pressão arterial alta pode ser crônica, mas seus sintomas são mais observáveis e sentidos quando os níveis chegam a picos extraordinários. Nesses casos, a pessoa pode sentir tontura, dor de cabeça, visão turva e embaçada, dores no peito, fadiga extrema e sudorese fria.
Como lidar
Uma vez identificada a pressão alterada, é hora de começar imediatamente a tomar algumas precauções e providências para que a pressão arterial não cause alguns problemas mais graves.
A primeira é verificar se de fato a pressão arterial está alterada, e a única forma de ter certeza é medir regularmente seus níveis com um médico ou farmacêutico.
Com esses dados, é hora de procurar um médico especialista para começar o tratamento adequado baseado em quadros específicos, gravidade da alteração da pressão arterial, e até mesmo fatores de risco que eles apresentam.
Formas de melhorar
A pressão alta na maioria das vezes não tem exatamente cura, mas é possível manter o controle. Ao manter a pressão arterial controlada, nenhum sintoma de pressão alta será percebido.
Então a melhor forma de “melhorar” e estabilizar a pressão arterial é apostar no seu controle, o que significa formalizar um estilo de vida mais saudável, seja com tratamentos à base de remédios, ou com suplementos como o ginkgo biloba, aliado a boa alimentação e outras práticas saudáveis.
Tratamentos
Como comentamos, o tratamento é uma das formas de melhorar da pressão arterial alta. Mas esse tratamento no geral é utilizado durante muito tempo, ou até mesmo pela vida toda, pois o controle é necessário.
O tratamento envolve práticas rotineiras, alimentação adequada, exercícios e, em alguns casos, a utilização de medicamentos.
Exames
Para verificar se a pressão está alterada, pode ser utilizado o exame manual feito por um médico ou profissional da saúde que tenha os instrumentos e saiba realizar o exame. Outros exames também são utilizados para medir a pressão arterial, como o eletrocardiograma e o próprio aparelho de medir pressão, muito utilizados de modo doméstico pelos hipertensos.
Exercícios físicos
Exercícios físicos são necessários para manutenção do organismo e da saúde humana, e sua importância é ainda maior para pessoas que sofrem com a pressão arterial alta. Em primeiro lugar, pôr os exercícios serem bons para ajudar a manter a força e mobilidade dos membros.
Pessoas com pressão alta devem praticar, principalmente, os exercícios aeróbicos e leves como natação, caminhada e andar de bicicleta, sempre com consentimento médico.
Remédios
Como toda condição médica, existem alguns remédios comuns para tratar pressão alta. Vamos conhecer alguns desses que são mais recomendados, e outros que devem ser evitados por quem sofre com a condição.
Recomendados
Entre os remédios e medicamentos mais utilizados por quem sofre com hipertensão estão remédios diuréticos, vasodilatadores, inibidores de angiotensina e adrenérgicos, antagonista de angiotensina e cálcio. Muitos desses remédios devem ser tomados para sempre para que o quadro de pressão alta seja controlado pelo resto da vida.
Não recomendados
Entre os remédios que devem ser evitados ao máximo por quem tem pressão alta e sofre com a condição, estão aqueles com teor elevado de sal, como sal de frutas, remédios efervescentes como vitaminas em pastilhas e todo remédio que utiliza sódio e sal em sua composição.
Alimentos
Se alimentar corretamente também é uma peça importante para a saúde humana. Vamos conhecer alguns alimentos muito recomendados para compor a dieta de quem sofre com a pressão arterial alta.
Recomendados
Entre os alimentos mais recomendados estão frutas frescas, proteínas com pouca gordura, carne magra, vegetais e legumes, ervas e especiarias e uma dieta balanceada no geral, que favoreça a boa nutrição do corpo sem nenhum excesso.
Não recomendados
A lista de alimentos não recomendados para quem sofre com pressão alta é bem grande. No geral, devem ser evitados todos os alimentos muito salgados, embutidos, industrializados, gordurosos, frituras, fast foods, alimentos com altos índices de colesterol, alimentos doces e molhos prontos industrializados.
Suplementos
Os suplementos alimentares também podem ajudar bastante na sua saúde cardiovascular, e um dos principais, que pode impactar de modo benéfico à saúde do seu coração, é o Ginkgo Biloba. Vamos conhecer mais detalhadamente esse suplemento especial.
Ginkgo Biloba
O Ginkgo Biloba é uma planta muito utilizada por asiáticos. Na verdade, o povo chinês utilizou muito a planta durante muitos anos, seu uso medicinal é prática milenar no país. Hoje já aparece como um suplemento globalizado para ser utilizado por qualquer um, não só pelo povo asiático. Vamos conhecer algumas qualidades desse suplemento.
- Se procura estimulante sexual, clique aqui e conheça nossos melhores suplementos
Indicado para
Esse Suplemento tem inúmeros benefícios, indicados para quem busca uma melhora na saúde do organismo, principalmente em aspectos cognitivos, melhoria da concentração, da saúde cerebral e a melhora da pressão arterial. Ajuda a dilatar os vasos que transportam o nosso sangue e, assim, ajustar os níveis da pressão.
Contra indicado para
O Ginkgo Biloba não é recomendado para crianças menores de 12 anos, e também deve ser evitado por pessoas que estão com alguns quadros de hemorragia. O suplemento também deve ser evitado por gestantes e por mulheres em processo de amamentação, ou seja, lactantes.
Onde comprar
Você pode encontrar o Ginkgo Biloba e outros dos melhores suplementos do mercado na loja online da Nature Center! Compre suplementos de qualidade comprovada com um preço competitivo e com um excelente atendimento na Nature Center!
Preço
Em média o preço, é de R$ 60,00, um frasco com 60 cápsulas. Você também pode comprar alguns conjuntos com mais fracos e assim economizar, ao aproveitar os preços promocionais.
Nature Center
A Nature Center é uma loja de produtos naturais, notável por seu excelente atendimento e pela qualidade dos produtos comercializados. Visite já a loja da Nature Center para adquirir os melhores suplementos do mercado, com preços excelentes.
Com isso, você aprendeu mais sobre a pressão arterial, quais seus sintomas, tratamentos, como deve ser feita a alimentação e muito mais. Descobriu também, um grande aliado para o tratamento: Ginkgo Biloba e onde encontrar, então se quer saber mais desse e outros suplementos, visite o site da Nature Center.
Respostas de 4
Otima reportagem
Sabe, eu tomava Ginkgo Biloba, por conta própria, sempre me cuidei
Parei, hoje tomo losartana, nunca pensei que parando com o que tomava teria que tomar remedios.
Sou mais natural possivel em minha alimentação, vou voltar.
Antes tarde do que nunca.
Obrigada
Olá, agradeço o comentário e o elogia. Lembrando que sempre é interessante a consulta frequente com um cardiologista, para acompanhamento. Elcione Hickson CRF-MG 6655
Olá bom dia!
Tomo meus medicamentos para controle da pressão e do colesterol (pressat e ateroma); posso Ginkgo Biloba
alternando com os medicamentos?
Grato,
Luz Cláudio
Olá, desde que esteja controlado a pressão e o colesterol, e com acompanhamento médico, o uso poderá ser feito. Elcione Hickson CRF-MG 6655