As gorduras estão presentes em muitos pratos que ingerimos ao longo do dia. Realmente não tem como escapar delas, afinal as gorduras boas obtidas por meio de frutas e outros alimentos também são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, mas as ruins realmente devem ser evitadas, pois são elas que, em partes, são responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e o sobrepeso.
Justamente pensando em seus malefícios, muitas pessoas veem as gorduras em geral como um mal a saúde e acabam as excluído por completo das refeições, mas na verdade não é bem assim. Existem gorduras que são muito boas para a saúde e podem até mesmo substituir o tradicional óleo de cozinha no preparo de alimentos sem sofrer qualquer mudança em sua composição e proporcionar até mais benefícios, como é o caso do óleo de coco, benéfico para a diminuição do colesterol, aumento de energia e redução de açúcar no sangue.
Índice:
ToggleO que é o óleo de coco?
Muito comentado ultimamente como um grande auxiliador da vida saudável, o óleo de coco vem sendo utilizado cada vez mais no lugar de temperos, óleos para preparo de alimentos e até mesmo como um suplemento para auxiliar o bom funcionamento do organismo.
Fundamentalmente, o óleo de coco rico em fontes como o ferro e as vitaminas E e K, é composto por gorduras boas e saturadas, essas que são os triglicerídeos de cadeia média (TCM) e não longa, como os encontrados na maioria dos alimentos. Uma de suas vantagens é que esses TCM são absorvidos com maior facilidade pelo organismo e, principalmente, no fígado, onde são facilmente convertidos em energia sem gerar acumulo de gordura.
Como melhorar a dieta com o consumo do óleo de coco?
Ao contrário de muitas gorduras presentes em alimentos tentadores, o óleo de coco possui inúmeros benefícios que melhoram a qualidade de vida de forma natural e saudável. Inclui-lo em sua dieta rica em minerais e vitaminas proporciona resultados surpreendentes quando combinado com a prática de exercícios físicos regulares.
Presente em alguns cosméticos e pratos saudáveis, o nutriente pode gerar benefícios como, por exemplo, o aumento da imunidade do organismo, melhoria no canal digestivo, redução dos níveis de LDL, o colesterol ruim e ainda é capaz de promover a hidratação de pele e cabelo, evitando a manifestação de algumas doenças e aspectos incômodos como a caspa e o piolho, por exemplo.
Incluir o uso regular do óleo de coco da Chá Mais é ter certeza de uma dieta mais saudável e protetora do organismo.
Quais os benefícios do óleo de coco da Chá Mais?
Melhora a imunidade
Dentre um de seus principais benefícios, a proteção do organismo contra fungos, bactérias e vírus é um dos mais importantes. Isso porque quando seus TCM entram em contato com o estômago são transformados em monolaurina, uma substância importante na ação antiviral, antifúngica e antibactericida, ou seja, excelente na manutenção da imunidade do organismo.
Aumenta o metabolismo
Justamente por possui esses triglicerídeos de cadeia média, o óleo é facilmente absorvido pelo organismo e transformado em energia, podendo ser utilizado para aumentar o metabolismo ou em casos de síndromes de má absorção dos nutrientes.
O elemento possui propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e favorece o aumento de temperatura do corpo, o que pode auxiliar na eliminação de gordura se aliado a um exercício físico periódico e uma dieta balanceada.
Em relação às outras gorduras, o elemento em sua forma extra virgem possui um diferencial. Por possuir uma rápida absorção e ser transformado facilmente em energia pelo fígado, o óleo de coco não se acumula no tecido adiposo como as demais gorduras, e assim, ajuda a evitar o sobrepeso.
Bom para pele e cabelo
Além de bom com o funcionamento adequado do organismo, o óleo de coco da Chá Mais também provoca efeitos externos muito eficientes. Quando passado na pele, por exemplo, ele é capaz de hidratá-la, graças à vitamina E presente em sua fórmula, e ao mesmo tempo promover uma pele mais saudável por meio da prevenção de problemas como erupções cutâneas, dermatite, acne, eczema, psoríase e até mesmo rugas. Além disso, o elemento também é responsável por retardar a flacidez natural do envelhecimento e inibir a ação da enzima 5-alfaredutase, responsável pelo processo de calvície.
O cabelo também está na lista de locais beneficiados pela ação do óleo. Muito usado para tratamentos capilares, o composto age como um excelente hidratante para os fios e quando massageado no couro cabeludo e nas mechas é capaz de proporcionar um cabelo brilhoso, saudável e hidratado. A aplicação de óleo de coco com certa frequência pode ajudar a prevenir o surgimento de piolhos e caspas.
Proporciona níveis de colesterol equilibrados
Por mais que o nutriente seja considerado uma gordura saturada, há estudos que apontam que o mesmo auxilia na manutenção do colesterol. Pesquisas realizadas no Brasil e em outras partes do mundo apontaram uma significante diminuição dos níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, e, ainda de forma sutil, um aumento do HDL, colesterol bom. Além disso, pesquisadores constataram que o uso do óleo também provoca uma importante ação antioxidante no organismo, isso graças ao ácido fenólico e a vitamina E presentes em sua composição.
Especialistas que realizaram o estudo constaram uma melhora significativa em perfis diferentes, mas principalmente em mulheres na fase da menopausa. Uma pesquisa realizada com 1839 mulheres na Filipina constatou essa observação. O estudo mostrou que a ingestão do óleo de coco demonstrou uma melhora dos níveis de HDL em mulheres na fase pré-menopausa.
Libera menos açúcar no sangue
Durante a digestão é comum que o alimento sofra inúmeras reações químicas para ser transformado em glicose, que vai para o sangue estimulando o pâncreas a liberar o hormônio insulina. Essa por sua vez se liga a um receptor celular e indica à célula para que a mesma leve a glicose para seu interior para gerar energia ao corpo. Porém, muitas vezes por haver um excesso de glicose no sangue, há uma superprodução de insulina, o que faz com que as células não reconheçam seus comandos e assim gerem doenças como a diabetes, por exemplo.
Ao consumir óleo de coco não existe a necessidade de liberação de insulina organismo, pois há a liberação de ácidos graxos saturados que geram a produção de energia necessária, o que beneficia pâncreas já que ele não se sobrecarrega produzindo o hormônio. Desta forma, pessoas que sofrem com diabetes são beneficiadas pela diminuição de glicose no sangue.
Como consumir?
Por ser um nutriente de baixo potencial alergênico, o óleo de coco extra virgem não possui contraindicações se consumido moderadamente. Aliás, por ser um alimento totalmente natural e ainda objeto de estudo de muitos pesquisadores, não existe uma quantidade certa de ingestão a ser padronizada, porém, uma ou duas colheres do elemento por dia é suficiente. Um médico especialista ou um nutricionista também devem ser consultados antes da ingestão do nutriente, assim poderão recomendar a melhor dieta a ser acompanhada pelo óleo e a quantidade necessária a ser consumida do nutriente.
Para ter qualidade em sua dieta é preciso saber a procedência dos produtos ingeridos, por procurar lojas especializadas e com qualidade comprovada é fundamental na hora da suplementação saudável. Por isso a Nature Center, há mais de dez anos no mercado possui todos os produtos com qualidade comprovada pelos órgãos de saúde do Brasil. Entre no site e conheça melhor o óleo de coco da Chá Mais e outros produtos.
Respostas de 4
Show de artigo!
Agradecemos muito pelo seu comentário e fique atento que muitos outros artigos interessantes estão por vir. Atualizamos semanalmente nosso portal com muito conhecimento!!
como faco pra comprar
Prezada Celia Ramos, tudo bem?
Agradecemos seu contato e informamos que para adquirir o produto basta acessar o link: https://goo.gl/QNa2G2 e realizar sua compra.
Caso tenha qualquer outra dúvida pode entrar em contato através do telefone (31) 3063-8989 que nossa equipe de atendimento estará à sua disposição!