Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

Não tem jeito, todo mês ela vem e faz parte da rotina da mulher, normalmente, entre três e cinco dias.

E, embora, muitas não gostem, a menstruação é também sinônimo de saúde para elas, afinal, o fluxo pode indicar uma série de fatores, pois, até mesmo a cor do sangue significa algo.

Para aquelas que praticam exercícios físicos algumas fases do ciclo menstrual pode ser um verdadeiro pesadelo, já que, tende a ser um momento de muito incomodo.

Mas como passar por esses dias, uma vez que, a indisposição pode bater na porta? Não tem muito segredo, além de, é claro, conhecer o próprio fluxo e respeitar os limites.

Academia X ciclo menstrual

Certamente, cada mulher lida de uma forma, porém, em determinadas fases é natural que haja uma certa indisposição, cólicas, dores nas pernas e outros sintomas, pois, o corpo passa por uma mudança hormonal.

O mais importante é que a mulher conheça cada fase do seu ciclo para tirar melhor proveito das atividades físicas.

Entenda cada fase do ciclo menstrual

Um ciclo regular dura, normalmente, entre 25 e 30 dias, e eles são divididos nas seguintes fases:

Menstruação

O ciclo inicia no primeiro dia da menstruação e termina no próximo mês quando a mulher menstrua novamente, é também conhecido como a fase folicular.

Durante este período os hormônios estrogênio e progesterona caem, elas são os responsáveis pelo desenvolvimento do corpo da mulher e também da regulação do ciclo menstrual.

Neste tempo, é comum sentir cólicas, dores nas pernas e mais alguns desconfortos, o que pode fazer com que a mulher não queira praticar os exercícios, afinal, ela não está nos melhores dias do ciclo.

Para isso, o indicado é fazer exercício de baixo impacto e usar roupas mais confortáveis, além disso, atividades físicas liberam hormônios de bem-estar, o que é ótimo, pois, a menstruação também muda o humor, então, é essencial se sentir bem.

Fase pós-menstrual

Essa fase é ótima para treinar, pois, é quando a mulher sente mais disposição, isso acontece por causa da maior concentração de estrogênio e também de noradrenalina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Por estar mais disposta, os esportes de alto impacto são ideais para este momento, pois, eles exigem mais força.

As mulheres que praticam, por exemplo, crossfit, musculação e até mesmo corrida, podem aproveitar bem esse período do ciclo menstrual.

Fases ovulatória/ pós-ovulatória

Essas duas fases são ótimas, pois é quando a mulher está no auge do seu ciclo menstrual e pode pegar pesado nos treinos.

Há um aumento da progesterona, hormônio sexual fundamental para o equilíbrio do ciclo ovariano e também pela gravidez, é natural que neste momento as mulheres se sintam mais atraente devido ao período fértil.

Durante a ovulação, há também um aumento de resistência muscular, o que torna o cenário perfeito para exercícios de força, já que o corpo está mais propício a isso. A musculação é um treino ideal para esta fase, por exemplo.

Fase pré-menstrual

Neste período certos incômodos começam a aparecer, porque o ocorre a famosa TPM.

O nível de progesterona cai drasticamente, o que causa fadiga muscular e alguns desconfortos, como o inchaço, dores de cabeça e dores nos seios.

É natural que a mulher não sinta disposição durante esta fase, no entanto, assim como na menstruação, é aconselhável fazer exercícios de baixo impacto, respeitando os limites do corpo.

Por outro lado, cada mulher sabe se deve ou não ir a academia durante a TPM e menstruação, visto que, são fases que mudam significativamente os hormônios femininos interferindo na performance delas.

Algumas dicas

A corrida pode ser excelente para amenizar algumas dores, como cólica ou dor de cabeça, durante o período pré-menstrual.

A atividade libera endorfina e melhora a retenção de água no corpo, além disso, a mulher pode fazer no próprio ritmo, sem exigir muito do corpo.

Os alimentos também merecem atenção: álcool, cafeína, chá, sal e açúcar, quanto menos, melhor! Frutas diuréticas, como melancia, melão, abacaxi, entre outras, são mais ideais para a fase de pré- menstruação, além de, claro, muita água.

Treinos e ciclo menstrual

As mulheres podem fazer exatamente tudo durante o ciclo menstrual, mas na hora de elaborar um plano de treinamento, características individuais devem ser levadas em consideração nos diferentes períodos, especialmente, no período pré e pós- menstrual, onde há mudanças no nível de progesterona.

Em casos de mulheres que participam de competições, é importante entender que se fizer uma prova durante essas fases, obviamente, o rendimento e performance podem ser menores, já que o cenário não estava propicio para este tipo de esforço.

O mais recomendado é: conhecer o próprio corpo e consequentemente, o ciclo menstrual, e poder aproveitar cada fase dele.

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro do nosso blog e acompanhe nossos conteúdos sempre voltados para a saúde e bem-estar.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário