Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇

Alguns fatores e mudanças que acontecem na pele podem incomodar bastante. Acnes, cravos, e o tão temido envelhecimento causam desconforto e deixam qualquer pessoa preocupada com a aparência.

O que poucas pessoas sabem é que a vitamina C, bastante conhecida por fortalecer o sistema imunológico, ajudando na prevenção de gripe e resfriado, também auxilia no combate ao envelhecimento precoce, diminuindo a probabilidade de ter uma pele ressecada ou com rugas.

Sendo assim, os benefícios da vitamina C são inúmeros e se tornou um dos queridinhos dos dermatologistas, pois garantem uma pele saudável e bonita. A seguir, descubra como utilizar essa vitamina a favor da sua saúde!

Quem causa o envelhecimento

Assim como o corpo, a pele também precisa ser nutrida, não apenas para ter um aspecto bonito, mas, também, para prevenir doenças. Porém, o envelhecimento chega para todo mundo e isso é inevitável. O que muitas vezes acontece é que ele vem de forma precoce e junto com ele traz as manchas, rugas, flacidez e linhas de expressão.

Um dos principais motivos que causam esse envelhecimento são os radicais livres, que são moléculas formadas naturalmente pelo corpo por meio de reações metabólicas e liberadas na corrente sanguínea.

Essas moléculas possuem um elétron a menos e se tornam instáveis, para que sejam estáveis, elas precisam “roubar” elétrons para completar a estrutura, sendo assim, se liga a outras moléculas, podendo prejudicar o funcionamento delas. Devido a isso, alguns problemas podem ser detectados, como as doenças degenerativas e outras marcas do envelhecimento.

Os radicais livres não podem ser evitados, até porque, essas moléculas em quantidade normal fazem bem ao corpo, porém, de forma excessiva, são prejudiciais. Para haver um equilíbrio, é possível tomar alguns cuidados, que de certo, farão bem ao organismo como um todo, não apenas para evitar o envelhecimento precoce.

Encontrando um equilíbrio

Para chegar num meio termo e cuidar da pele, é importante manter uma alimentação rica em fonte de antioxidante, pois, com esses alimentos é possível inibir a ação oxidante dos radicais livres, protegendo as células.

A vitamina C atua diretamente contra essas moléculas. Sem ela, não há produção de colágeno, que é a substância responsável em deixar a pele bonita. Por meio da vitamina C também é possível suavizar a pele, deixando-a mais macia, lise e firme. Além de reduzir os sinais de cansaço e de diminuir as linhas de expressão. Por ser um poderoso antioxidante, ela também protege dos efeitos nocivos do sol.

Onde obter vitamina C

É possível encontrar essa propriedade em fontes naturais, como a laranja e limão. Uma pessoa que se nutre, dificilmente, terá alguma deficiência dessa vitamina. Além disso, existem outras frutas quem também podem fornecê-la, como kiwi, manga, mamão, abacaxi e melancia.

Pode ser encontrada em vegetais, como brócolis, pimentões, batatas, espinafre e repolho. Há muitos meios para aumentar o consumo, e sempre que possível escolher as opções orgânicas, pois o uso de agrotóxicos diminui a presença de antioxidantes nesses alimentos.

Como incluir a vitamina C para pele na rotina de beleza

Também é possível encontrar a vitamina C concentrada em dois tipos: em liquido (que vem com conta-gotas) e gel creme. É importante consultar um dermatologista para saber qual é o mais indicado para cada pele, visto que, existem algumas que são mais secas ou oleosas.

Pode ser passado antes do protetor solar, que é recomendado ser utilizado todos os dias ou misturado no hidratante. Porém, não é indicado misturar com produtos que possuam retinol ou qualquer outro ácido que possa comprometer o poder de ação da vitamina C. Também é possível fazer o uso como se fosse um passo a mais na rotina de beleza, antes do hidratante.

Benefícios da vitamina C para a pele e para o resto do corpo

Agora que você já sabe que a vitamina C faz bem ao sistema imunológico e também para e pele, pois ela tem a capacidade de aumentar a produção de colágeno, já está na hora de conhecer outras vantagens que este nutriente oferece. Sendo assim, separamos alguns benefícios que ela proporciona, para que comece a consumir essa vitamina o quanto antes!

1 – Saúde ocular

Os radicais livres também podem afetar os olhos por causa da exposição à luz. Entretanto, a vitamina C pode protege-los com os seus antioxidantes e ainda evitar doenças como a catarata.

2 – Combate doenças cardiovasculares

Também em consequência dos antioxidantes, a vitamina C atua contra o acúmulo de colesterol nas artérias, evitando doenças como arteriosclerose, hipertensão arterial e até mesmo infarto do miocárdio. 

3 – Regula o metabolismo

A vitamina C faz bem ao metabolismo, absorvendo ferro e controlando níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, beneficia pessoas que tem anemia e diabetes.

4 – Ganho de massa muscular

Deve ser levado em consideração que os antioxidantes protegem os músculos dos radicais livres. Tomar a vitamina após o treino ajuda diminuir as dores pós treinos, fazendo com que o atleta se sinta mais confortável.

5 – Combate o estresse

Anda muito estressado? A vitamina C também ajuda a diminuir os efeitos do estresse. Essa propriedade é capaz de reduzir os níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e pode trazer efeitos nocivos às pessoas.

 

Viu só como e fácil evitar o envelhecimento da pele? Além de ser ótima para a pele, proporciona uma série de benefícios para o corpo. Com essas dicas da Nature Center é possível ter uma rotina nutrida de vitaminas que fazem bem e deixa o corpo saudável!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário