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Alimentos Ricos em Vitamina C

Quando se fala em uma alimentação mais saudável, normalmente o que quer se dizer com isso é falar de uma alimentação balanceada, que seja seja equilibrada entre carboidratos, proteínas e em destaque vitaminas e minerais.

Dentre as vitaminas que o nosso corpo precisa, a Vitamina C provavelmente é uma das mais práticas para serem consumidas no dia a dia, com uma grande variedade de fontes e uma riquíssima diversidade de sabores que podem ser incluídas na dieta.

Até por isso, saber as fontes de vitamina C é algo muito importante para qualquer pessoa que está em busca de ser saudável. A Vitamina C contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, também contribui para o reparo dos tecidos danificados, para prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo para o bom funcionamento do cérebro {linkar texto vitamina c para que serve}.

Conhecer as principais fontes dessa vitamina e saber incluí-las de maneira adequada na alimentação é o primeiro grande passo para que você possa ter uma alimentação e uma vida realmente saudável.

Alimentos com Vitamina C

Frutas e vegetais podem ser facilmente citadas como as maiores e mais efetivas fontes de Vitamina C. Por isso, focar na alimentação com esse tipo de alimento é um grande passo para aumentar o consumo desse nutriente tão importante em sua dieta.

Alimentos com Vitamina C fonte: Freepik.
Alimentos com Vitamina C fonte: Freepik.

Um ponto positivo de incluir com frequência frutas e vegetais na alimentação é que quando você come menos alimentos processados, naturalmente estará ingerindo mais nutrientes importantes e menos substâncias prejudiciais para o seu corpo.

Além disso, esses alimentos também trazem uma série de benefícios e nutrientes que se complementam entre si, proporcionando uma mais efetiva e abrangente absorção de vitaminas e minerais. Uma alimentação o mais natural possível seria a melhor forma de garantir uma nutrição segura, completa e saudável. Abaixo, poderemos relacionar exemplos de alimentos ricos em Vitamina C.

Pimentas

Uma fonte surpreendentemente rica e até mesmo subestimada são as pimentas em geral. Uma pimenta verde contém em média 109 miligramas de Vitamina C, quantidade que corresponderia a cerca de 121% da ingestão diária recomendada. Pimentas vermelhas contém, em média, 65 miligramas, o que corresponde a 72% do recomendado. (1, 2)

Além disso, o composto que dá às pimentas o seu sabor picante característico, a capsaicina, tem numerosos benefícios. Algumas pesquisas mostram que essa substância seria capaz de reduzir casos de dor crônica e riscos de inflamação no corpo (3). Segundo pesquisas, haveria também certa evidência de que algumas substâncias presentes nas pimentas ajudam na queima de gordura. (4)

Pimentões Amarelos

Os pimentões também são uma rica fonte de Vitamina C. Ao contrário das pimentas, no entanto, a quantidade dessa vitamina presente nos pimentões tende a aumentar à medida que eles amadurecem. Assim, os pimentões amarelos são a melhor fonte de vitamina, nesse caso.

Apenas 75 gramas de pimentão amarelo contém 137 miligramas da Vitamina C, o que corresponde a 152% do valor diário mínimo necessário (5). Esse valor seria o dobro da quantidade encontrada nos pimentões verdes.

Estudos feitos com o aumento da ingestão dessa vitamina a partir dos pimentões mostram a importância de ter uma ingestão diária saudável. Uma pesquisa feita com cerca de 300 participantes do sexo feminino teria descoberto que aquelas com hábitos de praticar um maior consumo de vitamina C na dieta tiveram um risco 33% menor de desenvolver catarata, quando comparado àquelas com menor ingestão. (6)

Couve

A couve é um vegetal do grupo dos crucíferos. Essa família de plantas abriga um grande número de alimentos saudáveis, riquíssimos em uma grande variedade de nutrientes e fibras. Recomenda-se fortemente que eles façam parte de qualquer dieta.

Uma xícara de couve cortada crua contém cerca de 80 miligramas de vitamina C, o que chega a quase 90% da ingestão diária mínima recomendada. Estão presentes neste vegetal, também, quantidades consideráveis de de vitamina K, além dos carotenóides luteína e zeaxantina, que se transforma na Vitamina A em nosso corpo. (7)

Geralmente, o cozimento desses vegetais reduz um pouco a quantidade de vitamina por grama. Porém, estudos correlacionaram o preparo, seja através do cozimento ou fritura, a um aumento na quantidade de antioxidantes disponíveis para ingestão. Essas substâncias poderosas ajudam a reduzir doenças inflamatórias e crônicas. (8)

Frutas ricas em Vitamina C

A vitamina C tem uma característica marcante em relação a diversos nutrientes: ela integra o quadro nutricional de uma grande maioria das frutas. Em menor ou maior quantidade, é possível encontrar esse nutriente em praticamente qualquer fruta, seja ela uma das que comemos no nosso dia a dia ou mais exótica.

Frutas ricas em Vitamina C Fonte: Freepik.
Frutas ricas em Vitamina C Fonte: Freepik.

Mesmo assim, é importante saber quais frutas têm um maior percentual desse nutriente. Toda fruta também tem calorias, então por mais que você deva sempre comer uma boa quantidade de frutas diariamente, é importante conhecer as que são mais nutritivas e então tomar passos necessários para que essas sejam priorizadas em nossa alimentação. Assim, podemos obter a maior quantidade de nutrientes com o menor teor calórico possível. Isso é especialmente importante em dietas de emagrecimento.

Frutas Cítricas

Quando alguém menciona as fontes Vitamina C, normalmente se falaria de frutas cítricas. Uma fruta muito presente no cardápio dos brasileiros, a laranja, bem como outras frutas cítricas possuem diversos benefícios e o seu alto teor desse nutriente é apenas um deles.

Uma laranja de tamanho médio possui cerca de 70 miligramas dessa vitamina, o que seria o equivalente a mais ou menos 78% do valor mínimo recomendado. As acerolas, outra fruta cítrica bem conhecida no Brasil, possui ainda mais desse nutriente, proporcionalmente.

As outras frutas cítricas também possuem quantidades significativas de vitamina C. Tangerinas, diferentes tipos de limões, outras frutas como abacaxi e podemos citar até mesmo frutas um tanto quanto diferentes em algumas regiões do Brasil como o caju ou exóticas como a toranja são excelentes opções para obter esse nutriente.

Goiaba

A goiaba é uma fruta conhecida por ser típica de países como o México e estar presente em diversas regiões da América do Sul. Ela é certamente conhecida por muitos brasileiros e seria uma das frutas mais ricas em vitamina C, apresentando ainda em sua composição outras substâncias importantíssimas.

Ela possui uma carne vermelha e costuma ser bem doce. É rica em fibras e no antioxidante licopeno. Além disso, uma única goiaba conteria cerca de 126 miligramas de Vitamina C, o que corresponde a incríveis 140% do valor diário recomendado. Ou seja, uma única goiaba seria eficaz em suprir as necessidades diárias médias de uma pessoa saudável dessa vitamina. (9)

Além disso, diversos estudos mostram os benefícios da goiaba. Nos Estados Unidos, um estudo que durou cerca de 6 semanas e contou com a participação de 45 pessoas saudáveis teria descoberto uma correlação entre o consumo diário de goiaba e uma grande redução nos casos de pressão alta e nos níveis totais de colesterol (10).

Isso pode estar ligado ao grande potencial das vitaminas presentes na goiaba em combater a retenção de líquido, que tende a aumentar a pressão sanguínea. Além disso, um dos benefícios diretamente relacionado ao valor de fibras presente nessa fruta seria a redução de LDL, o colesterol ruim.

 

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