6 alimentos ricos em cálcio para adicionar na sua alimentação diária

Uma dieta com alimentos ricos em cálcio é essencial para a manutenção plena da nossa saúde. Muitas vezes, este composto faz parte de funções importantes para o organismo, como os tecidos.

Viver sem cálcio é inadmissível para o organismo humano. Por isso, é importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio durante o cotidiano.

Neste artigo trataremos sobre os alimentos ricos em cálcio, o que são e quais são esses alimentos, para que servem, a melhor forma de reposição de cálcio e muito mais.

O que é cálcio

O cálcio é o mineral mais encontrado no corpo humano, muito importante para o nosso organismo. Faz parte da formação de alguns órgãos e pode ser adquirido pela dieta ou através de suplementação.

Abundante em tecido como o tecido ósseo, é necessário a ingestão do cálcio diariamente. Sua necessidade varia de acordo com a idade do indivíduo.

Qual a quantidade de cálcio necessário para cada pessoa?

A quantidade desse mineral para cada indivíduo vai variar de acordo com sua condição: caso seja uma grávida, tenha deficiência do mineral, esteja na infância, lactação, entre outros fatores.

Acompanhe abaixo a necessidade de cálcio de acordo com o indivíduo:

  • Infância: depende da idade, crianças que têm de 2 a 8 anos, necessitam de 100 mg ao dia. Aos de 9 a 18 anos, necessita de cerca de 1300 mg por dia.
  • Mulheres grávidas ou lactantes: nesse período, a mãe necessita de cálcio para ela e o feto, então a taxa aumenta. Mulheres entre 19 e 50 anos nessa fase necessitam de 1000 mg ao dia.
  • Pessoas entre 19 e 20: a quantidade indicada de cálcio vai a 1000 mg ao dia.
  • Idosos: pessoas com mais de 50 necessitam de aproximadamente 1200 mg de cálcio por dia. A necessidade do mineral para essas pessoas é muito importante, pois é nessa idade que começa a diminuir a densidade óssea e as doenças podem surgir.

Como esse mineral não é sintetizado pelo corpo, é crucial que as pessoas adquiram alimentos ricos em cálcio ou até mesmo a suplementação. Isso vai variar de acordo com a necessidade de disponibilidade de cálcio para o indivíduo.

O que a deficiência de cálcio pode trazer para o organismo?

Para crianças, essa falta de mineral pode contribuir para danos no crescimento, pois o cálcio é obrigatório para uma boa saúde e crescimento ósseo. A vitamina D é intimamente ligada a absorção de cálcio, então a falta dessa vitamina também traz esse efeito.

Estudos mostram que pessoas que não consomem alimentos ricos em cálcio ou consomem em pouca quantidade, ficam mais propícias a fraturas ósseas. Além disso, há uma maior chance de obter doenças dos ossos.

Para que serve o cálcio

A maioria do cálcio presente no organismo se encontra nos ossos e dentes. É ele um dos responsáveis pela dureza e resistência do osso, o que evita a quebra e doenças ósseas.

O restante vai ser importante para algumas funções vitais. Além dos benefícios já mencionados, o cálcio é importante para organizar as células, pois há mensagens químicas que necessitam do cálcio para serem enviadas.

Confira a seguir mais funções do cálcio para o ser humano:

  • Atua no processo de coagulação sanguínea;
  • O cérebro utiliza cálcio para o seu funcionamento;
  • Os músculos também utilizam cálcio, ele é importante para realizar a sua contração. Assim, até o músculo cardíaco utiliza esse mineral;
  • Compõe a estrutura dos dentes e garante que eles estejam mais fortes e saudáveis;
  • Participa da absorção da vitamina D;
  • Atua como mensageiro dentro das células. Um exemplo é que a célula apresenta uma permissão para passagem de substâncias ao encontrar esse mineral como mensageiro.

Outra função de grande importância que se pode atribuir ao cálcio, é o controle da pressão arterial. Intervir com alimentos ricos em cálcio ajuda a manter a pressão sanguínea normal e para a prevenção de alguns males.

Quais doenças podem ser prevenidas com o consumo de alimentos ricos em cálcio?

Consumir alimentos com cálcio diariamente é importante para manter todas as funções vitais que envolvem esse mineral, mas também é importante para a prevenção de doenças. A hipertensão é uma das moléstias prevenidas com a presença de cálcio nas células.

O cálcio atua na manutenção da pressão arterial e estudos mostram que o consumo desse mineral diminui a existência de pressão alta no organismo.

Além disso, por fazer parte da composição dos ossos, o cálcio é importante para a prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose e osteopenia. Vale destacar que o déficit desse mineral no organismo torna os ossos menos firmes e a quebra mais fácil.

Quais são os alimentos ricos em cálcio

A alimentação é uma forma de tirar proveito do cálcio, pois as células não podem sintetizar esse mineral. Confira abaixo os alimentos que podemos encontrar o cálcio no organismo:

  • Sardinha;
  • Brócolis;
  • Grão de bico;
  • Soja;
  • Espinafre;

Muitas vezes, os alimentos derivados do leite são a fonte de cálcio mais conhecida. Todavia, existem vários outros alimentos ricos em cálcio, como já citados acima. Além disso, ainda se pode encontrar cálcio em linhaça, aveia, chia, ovos, dentre outros alimentos.

Os alimentos acima são boas opções para pessoas que apresentam intolerância à lactose. Por exemplo, consumir 100 gramas de sardinha equivale a cerca de 500 gramas de cálcio na alimentação.

Quais são as frutas ricas em cálcio

Para pessoas que preferem consumir frutas, há uma variedade delas que apresentam cálcio na composição, como por exemplo:

  • Uva;
  • kiwi;
  • Pera;
  • Manga;
  • Laranja;
  • Amora preta;
  • Amora seca etc.

A ameixa seca e uva passas também são ótimas opções. A cada 100 gramas de ameixa seca, há cerca de 38 mg de cálcio, e a cada 100 gramas de uva passas, temos cerca de 50 mg desse mineral.

Então, uma boa alternativa para manter a quantidade certa de cálcio é através do consumo destes alimentos diariamente.

Melhor forma de repor o cálcio

O cálcio pode ser reposto a partir de alimentos ricos nesse mineral ou com suplementação. Muitas vezes, especialistas de saúde, como médicos ou nutricionistas, permitem visto a situação do paciente e a suplementação de cálcio, dessa forma, é mais fácil repor esse mineral.

Então, antes de adquirir a suplementação, é necessário a ajuda de um nutricionista para avaliar o organismo. Caso seja necessário, a suplementação é uma ótima forma de repor o mineral, assim como continuar o consumo de alimentos ricos em cálcio.

Como a suplementação pode ajudar na reposição do cálcio

A suplementação é muito eficiente para repor o cálcio no organismo, por meio desta, a pessoa consegue recuperar a densidade óssea e prevenir doenças. Uma ótima suplementação é o Cálcio Maxx K2 + D3 60 cápsulas, um suplemento vendido com o selo de qualidade da Nature Center.

Esse suplemento apresenta o cálcio na forma de cálcio citrato malato, formado justamente da junção do cálcio com ácidos. Assim, o cálcio em menor concentração presente nas cápsulas tem uma probabilidade de ser mais absorvido e causar menos efeitos colaterais (flatulências e prisão de ventre).

Com isso, as cápsulas garantem a saúde dos ossos, dentes e reduz a chance de males relacionados a esses órgãos.

Outro suplemento eficiente é o Cálcio Health. Com cálcio e vitamina D3 na composição, essas cápsulas apresentam um poder maior de absorção do cálcio por conta da vitamina D3.

Assim, fica mais fácil a sua absorção e aproveitamento para compor ossos, contração de músculos, coagulação, entre outras funções importantes.

Assim, finalizamos o texto sobre 6 alimentos ricos em cálcio para adicionar na sua alimentação diária. Esperamos que tenha gostado e qualquer dúvida é só entrar em contato com os nossos canais de atendimento.

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