Muito famosa por seus diversos benefícios, a Maca Peruana tem sido utilizada como suplemento há mais de 2 milênios. Desde que seus benefícios foram descobertos, ela vem auxiliando milhões de pessoas a reduzirem seus níveis de estresse, aumentarem o desempenho sexual, emagrecer etc.

Se você já ouviu falar sobre as vantagens que a maca peruana pode trazer e quer saber um pouco mais sobre o assunto, então fique com a gente e vamos mergulhar a fundo nesse suplemento!

Maca peruana O que é?

Conhecida como “Maca Peruana”, a planta Lepidium Meyenii é uma fitoterápica nativa da região dos Andes, no Peru.

Como já dissemos acima, suas propriedades medicinais vêm sendo exploradas há milênios pelos seres humanos e, atualmente, tem ganhado tanta fama que já foi notícia até mesmo em páginas policiais: em 2014, o The New York Times relatou que chineses estavam contrabandeando esse valioso tesouro do Peru (a planta tem tanta ligação com o país que já existiu uma lei nacional proibindo o processamento da mesma fora do Peru).

Em sua composição, a Maca Peruana traz bons níveis de aminoácidos, minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco, vitaminas B1, B2, B12, C e E e hidratos de carbono.

Todas essas propriedades, principalmente se combinadas, trazem uma série de fatores positivos para o organismo humano. Continue lendo para entender para que serve a maca peruana!

Maca Peruana para que serve?

Enquanto alguns suplementos possuem apenas uma função ou benefício central, a Maca Peruana oferece uma melhora global e considerável para a saúde humana.

Apesar de ser muito conhecida como uma potencializadora da libido e desempenho sexual, seus efeitos vão muito além disso.

Nutritivo e energético, o suplemento combate o cansaço, diminui os níveis de estresse, aumenta a vitalidade e até mesmo previne doenças como anemia e osteoporose.

O consumo de maca peruana também está ligado a efeitos positivos sobre o processo de aprendizagem, já que suas propriedades agem sobre o sistema cognitivo, e sobre a diabetes, promovendo maior controle da doença.

Maca peruana aumenta a fertilidade?

Se hoje a Maca Peruana é tão famosa e difundida, isso também se deve às suas propriedades que melhoram a qualidade do sêmen no homem e a fertilidade nas mulheres.

De acordo com estudos realizados pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, está comprovada a eficácia da maca peruana na fertilidade masculina.

Durante o experimento, homens entre 24 e 44 anos foram acompanhados por 4 meses enquanto recebiam doses do fitoterápico.

A conclusão foi uma só: suplementar com maca peruana melhorou não só a quantidade de sêmen, mas também a mobilidade dos espermatozóides.

De acordo com estudos feitos em outra instituição, a Universidade College London, pesquisadores também observaram os efeitos positivos da planta sobre a fertilidade feminina.

Maca Peruana melhora o desempenho sexual?

Agora que você já entendeu a eficácia da maca peruana para a fertilidade masculina e feminina, vamos falar um pouco sobre outra dúvida: será que a maca peruana realmente melhora o desempenho sexual de homens e mulheres?

A resposta é positiva! Por trazer ótimos níveis de aminoácidos, vitaminas e minerais, a maca peruana é um suplemento utilizado para aumentar a vitalidade, reduzir o cansaço e estimular a libido.

Aliás, vale um parêntese: as mesmas propriedades que fazem a maca ser interessante para o desempenho sexual também influenciam no desempenho esportivo. Se procurar, você certamente encontrará atletas utilizando o fitoterápico para aumentar a energia e seus níveis de massa magra.

Voltando… Segundo estudo divulgado no Journal of Andrology, homens com disfunção erétil (DE) foram observados e, ao consumirem maca peruana por alguns meses, apresentaram melhora significativa no desempenho sexual (em relação a outros que não consumiram).

De acordo com a Universidade College London, o suplemento também ajuda quem está entrando na menopausa, um momento complicado para muitas mulheres que veem seus níveis de estrogênio caírem e a libido ser muito prejudicada.

De acordo com os pesquisadores, a raiz tem todos esses “poderes” porque ajuda a equilibrar importantes hormônios como testosterona, progesterona e o próprio estrogênio.

Maca peruana ajuda na hora do treino?

A maca peruana também possui algumas ações importantes que podem interessar aos praticantes de atividades físicas.

Além de oferecer maiores níveis energéticos, que servem de base para uma melhor performance e resultados na hora do treino, o suplemento também é uma alternativa aos esteróides anabolizantes, já que é rico em esteróis.

As fibras presentes na maca peruana também aumentam a saciedade e, consequentemente, ajudam indiretamente em dietas de controle de peso.

Benefícios da Maca Peruana em Tópicos

– Melhora o desempenho sexual
– Melhora a fertilidade masculina
– Melhora a fertilidade feminina
– Ameniza os sintomas da TPM
– Ameniza os sintomas da menopausa
– Fortalece o sistema imunológico
– Aumenta os níveis de energia
– Auxilia na produção de hormônios
– Aumenta a resistência física
– Aumenta a espermatogênese
– Auxilia em dietas de perda de peso
– Regula o ciclo menstrual
– Melhor o sistema cognitivo
– Previne doenças como diabetes e cânceres

Como tomar Maca Peruana?

A maca peruana pode ser encontrada em pó ou em cápsulas, e fica a seu critério decidir qual formato melhor encaixa em sua rotina.

Se preferir a maca em pó, você poderá adicioná-la a um líquido — como vitamina, shake ou até o próprio whey protein — e consumir a quantidade diária prescrita na embalagem (média de 1 colher de sopa ao dia).

Para quem prefere o suplemento em cápsulas, a recomendação geralmente é de 1 a 3 cápsulas ao dia.

Maca Peruana funciona?

Depois de ser testada por milhões de pessoas e resistir aos efeitos do tempo, é possível dizer que sim, a maca peruana funciona.

Esteja você em busca de melhorar o desempenho sexual, combater o cansaço ou simplesmente aumentar os níveis energéticos ao longo do dia, vale a pena testar a suplementação.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o que é maca peruana e para que ela serve, deixe um comentário abaixo e ficaremos felizes em continuar ajudando!

Quer saber mais ? Clique e saiba mais sobre maca peruana e seus benefícios !

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.

Deixe um comentário