Os benefícios da luteína para os olhos são capazes de promover uma vida com mais saúde. Diversos hábitos diários, como realizar diferentes atividades físicas ou manter uma dieta equilibrada e rica de nutrientes são indicados para pessoas que, independente da sua idade, desejam ter uma rotina mais saudável. Além destes, um hábito crescente é o uso de suplementação para complementar esta rotina de cuidados da saúde.
A luteína: um nutriente antioxidante, também do grupo dos carotenóide, que pode ser encontrado em inúmeros vegetais. Os benefícios da luteína são extremamente valiosos e importantes para a saúde dos olhos, além de serem essenciais para a manutenção de outras áreas do nosso organismo.
Infelizmente, o nosso corpo não pode produzir esta proteína, e por isso, é necessário consumir alimentos como espinafre, brócolis ou couve diariamente, além de fazer uso de suplementos vitamínicos para que este seja encontrado em boa quantidade no corpo.
Bom, há inúmeros benefícios da luteína para a nossa saúde ocular e para a prevenção de doenças que afetam os nossos olhos, por isso é extremamente importante que esta proteína faça parte da nossa dieta diária. Quer saber mais sobre os benefícios da luteína para a saúde dos seus olhos e do seu organismo, de forma geral? Veja!
Índice:
ToggleO que é a Luteína?
A luteína é um carotenóide, ou seja, um antioxidante presente em vegetais e com pigmentação amarela, de suma importância para a saúde dos nossos olhos e para a manutenção de outras funções do nosso organismo. Os benefícios da luteína em nosso corpo são inúmeros, e por isso, ela deve ser consumida diariamente e encontrada em boas quantidades no organismo.
Este carotenóide pode ser encontrado em conjunto com a zeaxantina nos tecidos e nos plasmas dos olhos. Por não ser produzida em nosso corpo, a luteína deve ser encontrada em alimentos como espinafre, milho, brócolis, couve, rúcula ou ovos.
Os benefícios da luteína para a saúde dos olhos são diversos! O mais importante é saber que esta proteína ajuda o nosso organismo a se proteger contra a catarata, retinite pigmentosa e doenças maculares como a degeneração macular relacionada à idade. De forma resumida, a luteína é uma das principais responsáveis por melhorar a saúde ocular.
E não é somente aos olhos que os benefícios da luteína se resumem: a proteína também é responsável pela saúde da pele, proteção do sistema cardiovascular e pela prevenção de inúmeras outras doenças. Ou seja, conhecer os benefícios da luteína e saber como utilizar esse suplemento durante a sua rotina, contribui bastante para manter uma vida saudável.
Luteína e seus benefícios: regeneração de sua visão
Bom, é nítido que mesmo diante de tantos benefícios da luteína, seus principais acabam por ser voltados para a saúde dos nossos olhos. Mas eles não se resumem a apenas isso: além de contribuir para uma visão saudável e em regenerar a visão perdida, a luteína também combate o envelhecimento da precoce e protege tanto os olhos como a pele dos radicais livres.
Por conta disso, é extremamente importante manter uma dieta rica e equilibrada em vegetais que a contenham. Caso não seja possível, devemos recorrer a suplementação para manter a saúde da nossa vista. Confira abaixo todos os benefícios da luteína para o nosso organismo:
Proteção da pele
Diante de diversos benefícios da luteína, graças a sua ação antioxidante, é responsável por contribuir para a proteção da nossa pele contra os radicais livres, radiação ultravioleta ou da luz azul e prevenir o envelhecimento precoce dela. Dessa forma, o carotenóide reduz o dano oxidativo nas camadas superiores da nossa pele.
Saúde dos olhos
Dentro dos benefícios da luteína, o principal é a proteção que esta proteína causa em nossa visão. Ao adicionarmos a luteína em nossa dieta, ela irá ajudar na saúde dos nossos olhos graças ao fato de ser o principal componente do pigmento da mácula, que está inserida na retina do nosso olho.
Os riscos de se ter doenças oculares como a catarata, degeneração macular ou a retinite pigmentosa ficam drasticamente menores quando se tem uma dieta rica em luteína. Ou seja, esta proteína é extremamente útil na prevenção das doenças oculares. E os benefícios da luteína para a vista não param por aí.
Além de servir principalmente como prevenção, a luteína atua também na melhora da visão em pessoas afetadas com catarata, apresenta uma proteção na retina contra os danos provocados pelas luzes azuis e o desenvolvimento de outras desordens através da neutralização de espécies reativas do oxigênio, por conta de sua ação antioxidante.
Prevenção de doenças
A prevenção de inúmeras doenças que acometem o nosso corpo é o último dos principais benefícios da luteína. Graças às suas propriedades antioxidantes, a luteína é responsável pela proteção do DNA, pela estimulação do sistema imunológico e na prevenção de doenças crônicas.
Além disso, a luteína também se torna uma importante protagonista na prevenção de doenças do sistema cardiovascular e na redução do processo inflamatório, pois apresenta capacidade para reduzir os marcadores inflamatórios presentes na fisiologia da dor e da inflamação.
Como tomar a Luteína para os olhos de forma saudável?
Como a luteína, infelizmente, não é produzida pelo nosso organismo, é necessário manter uma dieta equilibrada e rica em certos vegetais ou suplementação para se ter acesso aos benefícios da luteína.
A forma mais saudável de se ter acesso aos benefícios da luteína é através de suplementos ou de alimentos ricos, que geralmente são os vegetais verdes folhosos, como por exemplo: milho, couve, agrião, rúcula, brócolis, chicória, espinafres, alface ou aipo. A proteína também pode ser encontrada nas gemas dos ovos, em tubérculos vermelho-alaranjado ou em ervas frescas, porém em menor quantidade.
Quando não se tem tempo para manter uma dieta equilibrada, é necessário recorrer para o uso dos suplementos de luteína! Estes suplementos também são capazes de fazer com que haja os benefícios da luteína no seu corpo, caso sejam usados nas quantidades corretas e sob orientação médica.
Além disso, diversas pesquisas científicas e ensaios realizados em pacientes com problemas oculares, indicam que os suplementos são sim capazes de promover os benefícios da luteína e ajudam a melhorar a visão.
A dose de consumo recomendada para aproveitar dos benefícios da luteína é de duas capsulas por dia.
Quanto tempo para a Luteína para os olhos fazer efeito?
De certa forma, não há um tempo certo para os benefícios da luteína surgirem no nosso organismo. Porém, a partir do momento que se administra pela primeira vez o suplemento ou a dieta alimentar, observa-se o começo da ação desta proteína em nosso corpo – varia de organismo para organismo.
Onde comprar a melhor Luteína?
O melhor suplemento para adquirir os benefícios da luteína pode ser encontrado aqui na Nature Center. Entregamos no prazo estabelecido e apresentamos as melhores marcas disponíveis dentro do mercado, com preços excelentes e diversas promoções que cabem no seu bolso.
Não só isso, mas diversos clientes aprovam a nossa mercadoria e recomendam os nossos serviços. Diante de uma grande variedade de formas de pagamento e disponibilidade de parcelas, você pode adquirir o melhor suplemento e todos os benefícios que a luteína apresenta para a saúde dos seus olhos.
Por fim, há diversos benefícios da luteína para o nosso corpo, porém o mais significativo é a sua ação perante a saúde dos olhos e a prevenção de doenças oculares que podem promover a perda parcial ou total da visão. Por conta disso, é extremamente importante manter uma boa taxa de luteína no organismo através de suplementos e de uma dieta rica e balanceada.
Visite a Nature Center.