Coenzima Q10 ou a Ubiquinona é como se fosse um tipo vitamina, que tem feito muito sucessos entre as pessoas que são adeptas a suplementos vitamínicos.
Entretanto, o corpo produz esse nutriente de forma natural e ele pode ser encontrado em maior concentração nos rins, no coração, fígado e cérebro.
Mas, alimentos como carne bovina e suína, frango, espinafres, nozes, gergelim, milho, feijão, e mais alguns outros, também possuem a Coenzima Q10, em pequenas quantidades, sendo assim necessário sua suplementação.
Índice:
ToggleCoenzima Q10 – Benefícios
Não é por acaso que a Coenzima Q10 está entre as mais queridas do momento, e também entre a mais indicadas pelos médicos, pois, ela oferece uma série de benefícios ao corpo que ajudam desde a quem quer perder peso a até mesmo para quem precisa de um pouco mais de atenção na saúde cardiovascular.
É um poderoso antioxidante, que protege o corpo dos famosos radicais livres e é uma vitamina fundamental para o funcionamento das células.
Entres os benefícios da coenzima q10, estão:
- Auxilia na perda de peso, pois estimula o metabolismo do corpo;
- Ajuda a aumentar energia celular;
- Deixa as gengivas saudáveis;
- Faz bem para a pele, diminui a flacidez e tem ação antioxidante, amenizando as rugas;
- Possui efeito anti-inflamatório
- Restaura os níveis das vitaminas C e E;
- Evita perda de massa muscular em idosos;
- Faz bem para o coração, prevenindo, especialmente, doenças cardiovasculares e melhora os sintomas de insuficiência cardíaca, como as palpitações, pernas inchadas e falta de ar.
Em caso de deficiência da Coenzima Q10
Mesmo que o corpo produza naturalmente a vitamina q10, é comum o organismo apresentar uma deficiência da coenzima q10, principalmente, após os 40 anos.
Sua falta reflete primeiro em alguns órgãos, como o coração, rins e fígados, ajudando no envelhecimento deles.
Além disso, a baixa ingestão de alimentos que possuem esse nutriente pode prejudicar a saúde e também o uso de medicamentos pode diminuir a quantidade produzida pelo corpo, remédios para colesterol, conhecidos como estatinas, bloqueiam a ação da enzima responsável pela produção de colesterol, porém, essa enzima também é responsável pela produção da Coenzima Q10.
Independente dos motivos que baixaram os níveis, a falta da vitamina pode causar fadiga, falta de força muscular, envelhecimento precoce, aumento de stress oxidativo e até mesmo doenças degenerativas.
Suplementação
Se houver a deficiência da vitamina, é possível aumentar a quantidade dela no corpo por meio de suplementação, apesar de estar presente em alguns alimentos, mesmo que haja o consumo deles, a ingestão pode não ser o suficiente para repor os níveis.
Entretanto, médicos e nutricionistas podem indicar o uso da Coenzima Q10 por meio de suplementos.
Viu como o coq10 é importante para o corpo? Para ficar por dento de todas nossas dicas sobre saúde e bem-estar fique de olho no blog da Nature Center!