Pesquisar

Tribulus Terrestris – Saiba tudo sobre!

O consumo da Tribulus Terrestris ocorre há vários séculos, e traz diversos benefícios para o corpo humano. Chineses, gregos, indianos e a população da Europa antiga já conheciam e faziam uso dessa planta para os mais variados fins.

Tribulus Terrestris - Saiba tudo sobre! Fonte: FreePik.
Tribulus Terrestris – Saiba tudo sobre! Fonte: FreePik.

Aqui nesse texto, vamos conhecer melhor sobre a tribulus terrestris, como a sua definição, suas serventias para nosso corpo, as formas de ingestão, o que tem em sua composição, os efeitos colaterais trazidos pelo seu uso, os benefícios e vantagens adquiridos por quem usa essa planta e também onde comprar.

Tribulus Terrestris: o que é?

O tribulus terrestris é uma planta herbácea rasteira por ter uma estrutura um pouco mais flexível e frágil, com caules verdes e frutos arredondados, espinhosos e secos que soltam sementes em formato de espinhos afiados.

O que é Tribulus Terrestris? Fonte: FreePik
O que é Tribulus Terrestris? Fonte: FreePik

Seus galhos medem de 45 cm a 70 cm de comprimento, com folhas pequenas e compostas por 5 a 8 pares que se encontram e flores de 4 mm a 10 mm de largura, com 5 pétalas de cor amarela.

Por volta de uma semana após florescer, seu fruto nasce e deixa cair de 4 a 5 sementes. As sementes são duras e cada uma possui 2 espinhos afiados de 10mm de comprimento e 4 mm a 6 mm entre eles.

Por serem afiados e duros, podem furar com muita facilidade pneus de bicicletas e causar bastante dor se pisar em cima de um deles com os pés descalços.

Por ter cores vivas, aparência delicada e crescimento instantâneo, ela se torna uma planta de decoração de paisagens naturais, desta forma deixam a paisagem mais bela e colorida.

Erva daninha

A Tribulus Terrestris é uma erva daninha da família Zygophyllaceae, muito conhecida por seu nome científico, algo que é incomum nas plantas medicinais, e é popularmente conhecida como videira da punctura, cabeça de cabra, cruz de malta, abre os olhos, abrolhos, entre outros nomes regionais.

É considerada uma erva daninha, pois é uma planta que cresce de maneira espontânea e prejudica o plantio e o crescimento de outras diversas espécies de plantas.

Origem da Tribulus Terrestris

Sua origem ainda é incerta, embora a maioria dos pesquisadores sugerem que ela é uma planta nativa das regiões quentes como sul da Europa, sul da Ásia e África, onde seu consumo é muito popular.

Atualmente é encontrado em quase todo o mundo, exceto em altas latitudes, e é classificada como uma espécie invasora em vários países.

A origem do nome tribulus vem do grego “tríbulo”, que significa estrepe, uma arma de quatro pontas espinhosa. O nome terrestris vem de sua característica de planta rasteira.

Como seu nome já diz, essa planta cresce horizontalmente, sempre junto ao solo e tem muita facilidade de crescer em campos, estradas e outros tipos de terrenos.

Floresce na primavera e no verão, em geral, formam arbustos planos, mas podem crescer de forma vertical em sombras e entre plantas de copas mais altas.

É uma planta que se adapta com facilidade, ela consegue sobreviver até em climas de deserto e em solo pobre.

Contém uma série de saponinas, mas a principal responsável pelos efeitos biológicos da Tribulus Terrestris é a saponina esteroidal chamada de protodioscina.

Tribulus Terrestris: para que serve?

O consumo da Tribulus Terrestris ocorre há séculos, e traz diversos benefícios para o corpo humano. Confira alguns dos benefícios abaixo:

  • Na China: ela era para à redução de dores e para a melhoria do sistema cardiovascular.
  • Na Grécia antiga: ela era empregada como regulador intestinal e como laxante.
  • Na Índia e na Europa antiga: a Tribulus Terrestris era muito utilizada com fins afrodisíacos, e é uma alternativa para a impotência sexual e para o aumento de libido em homens e mulheres.

Tribulus Terrestris é um fitoterápico natural usado como suplemento alimentar, contém saponina, que é uma das substâncias responsáveis pela sua ação, desta forma, também rico em protodioscina, que é um composto esteroide da saponina.

Portanto, possui funções vasodilatadoras no organismo, graças ao óxido nítrico que é produzido e é responsável por todos os benefícios atribuídos a essa planta.

É um extrato rico em protodioscina, e é um grande aliado no controle da pressão arterial, pois inibe a enzima conversora de angiotensina, que por sua vez, se for produzida em grandes quantidades aumenta a pressão arterial. Outras substâncias encontradas nesta planta são o cálcio e os flavonoides.

Saponinas

Além de agir como mecanismo de defesa no organismo, as saponinas agem contra o ataque bacteriano, fúngico e de agentes protetores, e tem relação com o estímulo do hormônio luteinizante (LH).

Nas mulheres o hormônio luteinizante está relacionado com o período fértil e atua como um estimulador no amadurecimento dos folículos ováricos, assim aumentam a fertilidade e as chances de uma gravidez.

Enquanto nos homens, o hormônio luteinizante fica localizado em seus testículos, com auxílio do suplemento de tribulus terrestris, há um aumento na produção de testosterona.

O aumento da testosterona faz aumentar a produção de espermatozoides, ajuda a combater a impotência sexual e estimula o apetite sexual. Também ajuda a aumentar a força física e a disposição para exercícios físicos.

Flavonoides

A cor da tribulus terrestris é graças aos flavonoides, que apesar de não ser a propriedade mais procurada ao consumir o suplemento, ele exerce uma ação analgésica, antioxidante e anti-inflamatória.

Há décadas os flavonoides são utilizados por sua ação tópica em ferimentos e em alergias, como também no auxílio do reforço da imunidade.

Cálcio

O cálcio é um dos nutrientes necessários para o organismo humano, e sua ingestão garante ossos e tecidos saudáveis. Por ser uma planta que contém esse nutriente, a suplementação de tribulus terrestris também auxilia na oferta de cálcio ao organismo, o que ajuda a melhorar também a absorção de outros nutrientes.

Tribulus Terrestris: como tomar?

Para saber como tomar essa suplementação natural, precisa entender melhor alguns pontos e qual a intenção do consumidor ao ingerir os derivados dessa planta.

Como tomar Tribulus Terrestris? Fonte: FreePik.
Como tomar Tribulus Terrestris? Fonte: FreePik.

Vale lembrar que antes de consumir, deve-se buscar orientação sobre os impactos disso para sua vida, com um médico ou nutricionista.

Variações entre diferentes extratos

Para a produção do extrato de tribulus terrestris, a concentração de saponinas pode haver uma variação, pois essa concentração irá variar de região para região.

Por se tratar de um produto natural, o solo e a temperatura onde são cultivados, são fatores de grande importância em seu cultivo, pois tem influência direta no seu desenvolvimento e nas concentrações de seus componentes naturais. Além de que nem sempre são utilizadas as mesmas partes da planta na produção do extrato.

O fator determinante da força e quantidades que irão ser consumidas do extrato vem da concentração de seu principal agente ativo: a protodioscina.

Extratos da Bulgária, da Turquia e da Macedônia, apresentam uma maior concentração do agente ativo protodioscina, já o extrato do Vietnã e da China, essa concentração de protodioscina é inferior. O ideal é procurar um suplemento que contenha entre 40% a 45% de concentração de saponinas e cerca de 6% de concentração de protodioscina.

Isso reforça a importância de saber sempre a origem do suplemento de tribulus terrestris, bem como o acompanhamento do seu médico ou nutricionista.

Doses recomendadas

É difícil determinar uma dosagem, pois como já visto, há algumas variações entre a origem, os fabricantes, entre outros aspectos, que têm uma influência direta nas concentrações de saponinas e de protodioscina. Porém, a dose recomendada e segura da suplementação de Tribulus Terrestris é de 85 mg a 250 mg, 3 vezes ao dia.

Lembre-se mais uma vez da importância do acompanhamento do seu médico ou nutricionista para definir a quantidade recomendada para cada pessoa, e a quantidade de vezes que essa suplementação alimentar deve ser ingerida por dia.

A cápsula deve ser ingerida somente com um copo de água, pois a influência dessa suplementação alimentar próxima a refeições ainda não foi definida.

Tribulus Terrestris: bula e composição

Para fazer o consumo do extrato de Tribulus (Tribulus Terrestris L.), atualmente, pode-se encontrar o extrato dessa planta tanto em pó, como em cápsulas de gelatina. Assim, fornece ao organismo suas substâncias benéficas à saúde, como seus fitoterápicos, que são substâncias encontradas somente em plantas.

Tribulus Terrestris - Bula e composição! Fonte: FreePik.
Tribulus Terrestris – Bula e composição! Fonte: FreePik.

Nessa planta medicinal, encontramos uma variedade de compostos, que importantíssimo para o ser humanos, como os já citados saponinas, flavonoides e cálcio

Em suma, as saponinas que agem no combate de bactérias, fungos e no estímulo da produção do hormônio luteinizante (LH). Os flavonoides têm a função analgésica, antioxidante e anti-inflamatória e o cálcio é o nutriente que garante a saúde dos nossos ossos e tecidos.

Tribulus Terrestris: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da ingestão da suplementação de tribulus terrestris não são totalmente conhecidos, por isso que é sempre importante ser acompanhado por um especialista no assunto.

Efeitos colaterais da Tribulus Terrestris. Fonte: FreePik.
Efeitos colaterais da Tribulus Terrestris. Fonte: FreePik.

Esse suplemento é contraindicado para crianças menores de 3 anos de idade, para gestantes, para lactantes, para idosos e para portadores de qualquer enfermidade.

O consumo em excesso ou por longos períodos pode ocorrer problemas de saúde que vai variar de acordo com alguns fatores. Os principais efeitos colaterais podem ser diferentes em homens e mulheres, confira a seguir.

Em homens:

  • Infertilidade;
  • Alargamento da glândula da próstata;
  • Desenvolvimento de ginecomastia (inchaço nas mamas dos homens);
  • Aumento da agressividade;
  • Atrofia muscular.

Em mulheres:

  • Crescimento anormal de pelos pelo corpo;
  • Aumento do clitóris;
  • Infertilidade;
  • Alteração do ciclo menstrual.

Em ambos os gêneros podem ocorrer:

  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Enjoo;
  • Dores de estômago;
  • Dificuldade de concentração;
  • Agitação;
  • Aumento da oleosidade da pele e de acnes.

Há casos em que pessoas sofreram intoxicação por suplementação de tribulus terrestris, mesmo ao utilizar a dose recomendada. Nessa situação, é recomendado a suspensão imediata do suplemento e entrar em contato imediato com seu médico ou nutricionista.

Tribulus Terrestris: benefícios e vantagens

A lista dos benefícios trazidos pelo uso dessa planta é extensa. A tribulus terrestris pode auxiliar em muitas coisas, como por exemplo:

  • Aumento da libido em homens e mulheres;
  • Proporciona uma ereção mais duradoura;
  • Redução dos sintomas da menopausa;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Aumento da imunidade;
  • Melhora a fertilidade;
  • Aumento da quantidade de espermatozoides;
  • Controla os triglicerídeos;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução dos níveis de colesterol;
  • Redução das taxas de gordura;
  • Melhora do humor;
  • Aumento da massa muscular em atletas;
  • Aumento da resistência e do desempenho físico em atletas;
  • Diurético;
  • Estimula a ovulação.

Para conhecer mais a fundo os principais impactos da tribulus terrestris em nosso organismo, podemos tratar mais detalhadamente sobre:

Aumento da libido

Em estudos realizados com humanos, foi constatado que a tribulus terrestris contribui com o aumento da libido e também aumenta o tempo das relações sexuais. Isso se deve ao aumento do trânsito do hormônio da testosterona.

Ereção mais duradoura

Por conter protodioscina, o consumo da suplementação de Tribulus Terrestris, contribui na vasodilatação, e faz aumentar o fluxo sanguíneo e o trânsito do hormônio testosterona, o que também contribui para uma ereção mais duradoura.

Aumento da massa muscular

O aumento do trânsito de testosterona também contribui no aumento da massa muscular, o que ajuda no desempenho físico e esportivo, e melhora o ganho de massa magra em homens e mulheres.

Reduz a pressão arterial

Graças ao óxido nítrico encontrado na Tribulus Terrestris, ela inibe a enzima conversora de angiotensina, que leva ao aumento da pressão arterial em quantidades altas.

Tribulus Terrestris: onde comprar

O Tribulus Terrestris pode ser encontrado in natura ou em formato de suplemento em pó ou cápsula em lojas online ou físicas de produtos naturais, como a Nature Center.

Pode também ser encontrado em farmácias e drogaria em forma de suplementação alimentar em pó ou cápsula.
Lembre-se sempre de buscar recomendação do seu médico ou nutricionista para utilizar qualquer suplementação alimentar.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.