Saúde

Vantagens ao suplementar com Ômega 3

Você conhece os benefícios e vantagens do ômega 3 para o seu corpo? Quando nos referimos a gordura logo pensamos naqueles pneuzinhos que aparecem e incomodam algumas pessoas. Porém é importante saber que as gorduras boas fazem parte e contribuem para um bom funcionamento do corpo.

Benefícios e vantagens do ômega 3. Fonte: FreePik.

Muito presente em peixes e algumas sementes, o ômega 3 é uma gordura boa que ao ser consumida pode trazer diversos benefícios. Também está presente em suplementos e pode ser uma boa opção para quem necessita.

Nesse texto, será tratado mais a fundo dos inúmeros benefícios e vantagens que a ingestão dessa gordura saudável traz para o nosso corpo, seja por meio de alimentos ricos ou por meio de suplementação alimentar.

Benefícios do Ômega 3

O ômega 3 possui vários tipos de ácidos graxos, entre eles o EPA e DHA. Esses ácidos são chamados de ácido eicosapentanoico e ácido docosahexaenoico, respectivamente. Juntos com outros ácidos graxos, trazem diversos benefícios para o indivíduo.

Benefícios do ômega 3. Fonte: FreePik.

É importante lembrar que antes da suplementação um profissional de saúde deve ser consultado. É essencial avaliar cada caso antes de se utilizar produtos desse gênero.

De grande importância para o cérebro, suas atividades e as células, veja a seguir os alimentos ricos nessa gordura e seus inúmeros benefícios.

Alimentos que se pode encontrar ômega 3

Podemos encontrar ômega 3 em vários alimentos, que inclui:

  • Peixes, principalmente sardinha, linguado, bacalhau, salmão, arenque atum;
  • Sementes: chia e linhaça;
  • Canola;
  • Soja;
  • Vegetais verde de cor escura (rúcula, espinafre e couve);
  • Castanhas e nozes.

Além disso, a suplementação pode acontecer por meio de cápsulas, orientadas pelo profissional de saúde, de acordo com cada necessidade.

Previne doenças cardíacas

O ácido graxo eicosapentanoico (EPA) ajuda as plaquetas a trabalhar melhor. Isso melhora o fluxo de sangue, previne coágulos, o que evita problemas como AVC ou infarto. Esse ácido graxo presente no ômega 3 ainda contribui para a diminuição dos triglicerídeos.

Já outro ácido graxo importante, o DHA, previne arritmias cardíacas e faz com que o coração fique estável. Isso previne problemas no sistema cardiovascular.

Diminui os níveis de colesterol

O ômega 3 contribui para a diminuição de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL). Isso é importante para melhorar o funcionamento do organismo, já que o LDL é importante, mas quando há uma dieta pouco saudável ele pode se acumular nos vasos e causar problemas.

Já ao aumentar os níveis de colesterol bom, ajuda ao organismo na produção de hormônios, evita o estresse, produção de vitaminas e outras funções como antioxidante.

Ajuda no tratamento contra a depressão

O ômega 3 possui substâncias que são importantes para que vários neurotransmissores sejam produzidos. Serotonina, em particular, o que faz com que a depressão seja combatida.

Além desse neurotransmissor, ainda pode contribuir para a produção de dopamina e noradrenalina e traz o bem-estar para a vida das pessoas.

Equilibra a pressão arterial

Como o ômega 3 melhora o organismo ao diminuir o colesterol que se fixa nas paredes dos vasos sanguíneos, isso contribui para uma melhor pressão arterial. Por isso, há um melhor equilíbrio da pressão arterial e a pessoa pode ficar livre de doenças como aterosclerose, infartos ou derrames.

É importante para o funcionamento da visão

O ômega 3 é um ácido graxo presente na retina, uma parte do olho importante para a visão. Ele cobre a retina e isso contribui para uma visão ajustada.

Faz parte da composição do sistema nervoso

As substâncias presentes nessa gordura boa são importantes para o cérebro. As atividades cerebrais e comunicação entre neurônios acontece pois ele trabalha para esse melhor desempenho.

Sem falar que a cognição é uma parte também influenciada pelo ômega 3. A memória e o raciocínio é beneficiado por ele.

Atua no tratamento da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença que as articulações ficam inflamadas. Nesse caso, o sistema imunológico ataca alguns tecidos, inclusive as articulações das mãos e dos pés.

O ômega 3 na forma de suplementos pode ajudar pessoas com artrite reumatoide, pois seu consumo alivia as inflamações, já que ele tem uma propriedade anti-inflamatória.

Previne a diabetes

Pesquisas mostram que quem consome alimentos ricos em ômega 3 ou até em forma de suplementos, se previne da diabetes do tipo 2, pois essa substância diminui a glicose sanguínea, contribui para um equilíbrio.

Pode ajudar a combater a obesidade

O ômega 3 é importante para o tratamento da obesidade, já que é ótimo para reduzir problemas cardíacos, tem ação anti-inflamatória e prevenção de doenças cardíacas.

Importante na gravidez

Os estudos sobre ômega 3 têm mostrado a importante desse composto para os estágios da gravidez. Estudos nos EUA tem mostrado que é importante para o desenvolvimento fetal, o que contribui para que mulheres tenham filhos mais saudáveis e fortes.

Sem falar que ao ser ingerido na gravidez e sob orientação médica, pode contribuir para um bom funcionamento do corpo da mãe e ajuda na redução de partos prematuros.

Também é visto em pesquisas que aumenta o QI das crianças cujas as mães ingeriu esse ácido graxo. Porém, a suplementação nesse caso só é indicada caso a grávida não tenha uma alimentação rica em ômega 3. Deve sempre buscar ajuda médica antes de iniciar essa suplementação.

Fortalece o sistema imunológico

Por sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o ômega 3 tem ainda o benefício de fazer com que as células do sistema imune trabalhem melhor. Isso contribui para a preservação desse sistema tão importante para o nosso corpo.

É um aliado na prática de exercício físico

Ao praticar exercício físico, podemos ficar com dores musculares. Essas dores estão relacionadas com o processo inflamatório no músculo, que entrou em fadiga e agora precisa se recuperar.

O ômega 3 ajuda nesse processo de recuperação. O DHA presente nessa substância pode reduzir a inflamação nos músculos e faz com que alguns compostos que causam a inflamação não sejam liberados. Isso contribui para uma melhor recuperação muscular e aumento da disposição física.

Vantagens ao usar o Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo muito importante para o funcionamento do organismo. Sua capacidade de manter o corpo livre de doenças e de melhorar processos inflamatórios são incríveis, e isso chama a atenção das pessoas.

Vantagens do ômega 3. Fonte: FreePik.

Porém, é importante lembrar que pode ser encontrado em alguns alimentos e pode ser consumido durante o dia a dia. A suplementação deve ser recomendada pelos profissionais de saúde, de acordo com cada caso. Além disso, a recomendação diária varia em cada caso e cada idade.

Podemos encontrar inúmeras vantagens para a suplementação a base dessa gordura boa. Algumas podemos ver a seguir:

  • Reduz inflamações musculares e melhora o desempenho físico;
  • Previne a diabetes, pois controla os níveis de glicose;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Aumenta o funcionamento do cérebro e contribui para a memória e o raciocínio;
  • Contribui para uma boa coagulação sanguínea;
  • Age como um anti-inflamatório e assim ajuda no tratamento da artrite reumatoide e outras doenças;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Reduz a pressão arterial, equilibra o colesterol e previne doenças;
  • Ajuda na liberação de neurotransmissores, o que pode ajudar no tratamento da depressão.

Além de todas essas vantagens, trata-se ainda de um composto importante para o desenvolvimento fetal. O bebê pode ser beneficiado quando a mãe se alimenta dessa substância durante a gravidez, o que ajuda no bom desenvolvimento e aumento do QI.

Outra função importante se refere ao cérebro. Muitas das atividades cerebrais são beneficiadas por conta dessa gordura saudável.

As células neuronais necessitam das substâncias presentes nessa gordura saudável para um bom desenvolvimento e funcionamento. Não à toa, que é um suplemento muito indicado para idosos, pois ajuda na memória, raciocínio e funcionamento dos neurônios.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Beleza e Bem Estar no nosso blog.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Compartilhar
Publicado por
Farmacêutica - Nature Center

Postagens Recentes

Porque o Coenzima Q10 é um excelente suplemento?

O que é Coenzima Q10? A Coenzima Q10, também chamada ubiquinona, é uma substância natural…

6 horas atrás

Benefícios do Óleo de Abacate

Você já ouviu falar sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este superalimento, repleto…

2 semanas atrás

Para Que Serve Óleo de Abacate

Você já se perguntou sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este artigo é…

3 semanas atrás

Óleo de Abacate Serve para Diabetes

Você já se perguntou se o óleo de abacate serve para diabetes? Com sua crescente…

4 semanas atrás

O que é Spirulina e como ela pode auxiliar a sua saúde

Você já ouviu falar em spirulina? Este termo tem se tornado cada vez mais popular,…

1 mês atrás

Conheça os benefícios e malefícios da spirulina

Você já ouviu falar sobre a spirulina? Este superalimento tem ganhado destaque por seus inúmeros…

1 mês atrás