Veja quais exercícios te ajudam a melhorar a resistência física

Entre muitas vantagens que a prática de exercícios físicos proporciona, uma delas é a melhora significativa de resistência física. De um modo geral, aumentar a resistência muscular é a capacidade de executar atividades musculares por várias vezes em um determinado período sem perder o folego.

Para quem é adepto a esportes é algo muito importante, para um corredor, por exemplo, o objetivo dele é conseguir correr cada vez mais e para isso é necessário ter bastante resistência física. O mesmo ocorre para outros atletas, como o nadador, jogador de futebol, etc.

Mas, ter músculos resistentes é importante para todas as pessoas, pois, melhora a qualidade vida e a performance no dia-a-dia, como aquela subidinha na rua que te deixa cansado, ou então, as brincadeiras com os filhos que exigem muito pique e até mesmo aquele futebol esporádico com os amigos.

Sendo assim, veja como melhorar sua resistência física:

Corrida

Aquela corrida no parque pode te trazer muitos benefícios, ela ajuda a perder peso, acelerar o metabolismo, melhorar o nível de colesterol, ativar a circulação sanguínea e aumenta o reparo do sistema respiratório e cardiovascular, ou seja, te proporciona mais folego, fazendo com que a circulação sanguínea e coração trabalhem com uma sobrecarga menor.

Natação

A natação é um ótimo esporte para adquirir resistência física, o ideal é seguir uma rotina de treino fazendo três vezes por semana. Com o passar do tempo, você poderá aumentar a intensidade dos treinos, melhorando a velocidade e desempenho. E é claro, assim como qualquer outra prática esportiva, nadar pode te trazer vários benefícios como: controle de peso, queima de calorias, melhora a saúde do coração e trabalha todo o corpo, tornando-o mais flexível e o melhor de tudo é que o esporte não causa impacto severos no corpo, fazendo com que a adaptação seja mais rápida.

Andar de bicicleta 

Ter folego e forca para andar de bicicleta é fundamental! O esporte ajudar a melhora a resistência muscular, além de outros benefícios. Que tal ir para o trabalho pedalando ou andar de bicicleta antes do expediente? O hábito além de trabalhar a musculatura, ajuda a perder peso e a respirar de maneira certa.

Pilates

Uma aula de pilates é super completa, pois, trabalha o alongamento do corpo, mobilidade das articulações e também a forca algumas regiões do corpo, como braços, pernas, lombar e abdômen.  A técnica envolve resistência, forca e equilíbrio. Desde que não haja restrições médicas, pode ser praticado por crianças, adultos, idosos e para as mulheres gestantes o exercício está liberado.

Faça exercícios cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares são ótimos para aumentar a resistência muscular. O melhor de tudo é que eles podem ser feitos em casa ou ao ar livre, se preferir. Abaixo estão alguns que você pode escolher fazer:

  • Polichinelo
  • Pular corda
  • Corrida no lugar
  • Agachamento e salto
  • Step

Cuide da alimentação

Obviamente a alimentação é algo que você também precisa prestar atenção, não adianta ter uma rotina de exercícios físicos, mas não ter refeições adequadas. Após o seu treino, você pode ingerir alimentos que ajudam a ganhar força, resistência e folego. Por isso é importante consultar um médico nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Evite cigarro

O cigarro é um grande vilão para quem pratica exercícios físicos. A nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, são apenas 3 das 4.720 substancias que compõe o cigarro e prejudicam diretamente que é adepto a esportes.

A nicotina diminui o tamanho das artérias, levando sangue até o músculo, fazendo com que o desempenho seja bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos. O alcatrão diminui a elasticidade do pulmão, dificultando a expiração e a eliminação de gás carbônico. E o monóxido de carbono é altamente toxico em grandes quantidades, basicamente, ele atrapalha o transporte do oxigênio impossibilitando o processo da respiração.

Ou seja, você vai sentir dificuldades de respirar, independente, se tive praticando exercícios ou não. E como tentar ter mais folego, sendo que existe algo te impedindo? Motivos não faltam para não querer fumar ou passar a tratar o vício para ter uma qualidade de vida melhor.

Viu só como é fácil ter mais resistência muscular e mandar bem nos seus treinos? Fique por dentro do nosso blog para saber de mais dicas para melhorar a sua qualidade de vida!

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