Pesquisar
Luteína

Luteína: o que é, para que serve e onde encontrar

A importância da luteína é um fato cada vez mais apreciado tanto por aqueles que a usam e já colhem seus benefícios, quanto para os pesquisadores que descobrem cada vez mais propriedades nesse elemento.

 

Por ser encontrada em alimentos naturais, a luteína é ao mesmo tempo, possível e difícil de ser consumida em uma base diária. Não adianta apenas ingerir um alimento que contenha luteína vez por outra. É necessário torná-la parte de uma rotina diária de suplementação, de modo a sentir a vantagem de seus atributos.

 

Descubra a seguir a natureza da luteína e o quanto ela pode fazer a diferença no organismo humano. Veja também as possibilidades de acrescentar esse nutriente poderoso ao seu dia a dia de uma maneira simples e prática.

 

O que é a Luteína?

Em termos científicos, a luteína é um carotenóide. Significa dizer que essa substância é a responsável por conferir pigmentação aos alimentos, no caso desse nutriente em particular, a cor é verde-amarelada.  Além disso, a luteína é um composto que pode ser absorvido pelo organismo.

 

Suplementar uma dieta com esse nutriente é altamente recomendável, pois é encontrado em alimentos como o ovo, rúcula, milho, espinafre e vegetais folhosos em geral. Quanto mais escura for a folha, maior a quantidade de luteína. A questão é que a maioria da população mundial não ingere luteína o suficiente. Há falhas na alimentação e a vida acelerada, especialmente nas grandes cidades, torna o controle nutricional em uma atividade trabalhosa.

 

Luteína: para que serve?

É um dos nutrientes mais importantes, visto que se trata de um potente antioxidante. Basicamente, previne o envelhecimento e adoecimento das células, de forma que atua na consolidação da imunidade e deixa o metabolismo mais acelerado.

 

Mesmo que nosso organismo seja capaz de absorvê-la, não consegue produzi-la. Esse é o principal motivo para o consumo. Esse nutriente está associado em especial com a saúde dos olhos, pois auxilia na construção desses tecidos.

 

Outra utilidade desse carotenóide em relação ao corpo humano é a prevenção de doenças em geral. O sistema imunológico é um grande beneficiado pela luteína. Ademais, esse nutriente também possui atribuição anti-inflamatória.

Como tomar a Luteína?

Uma alimentação adequada sempre é válida, mas a suplementação é extremamente recomendada para quem busca melhorar as condições do corpo de uma forma sistêmica, através de um produto natural. Com intuito de colher todos os benefícios, especialmente no que toca a saúde ocular, a dose recomendada por dia é de 20 mg. Algumas marcas de luteína vêm acompanhadas de zeaxantina, que é outro composto cuja função é agregar na ação a favor da saúde ocular.

 

Por que é recomendado Luteína em cápsula ao invés de em pó?

Por uma questão de praticidade, e de aproveitar ao máximo tudo o que esse carotenóide tem a oferecer, é melhor tomar a luteína em forma de cápsula. Dessa maneira, há um controle total do consumo da substância.

 

Existe a luteína em pó, mas seu consumo pode se tornar complicado em uma base cotidiana. Não apenas pelo fato de ser necessário que dissolva em água, mas porque não é possível tirar a medida exata de 20 mg quando esse nutriente está em pó. Sempre poderá sobrar ou faltar. Em ambos os casos, isso não é o consumo ideal.

 

Luteína: como beneficia seu organismo

Além dos benefícios gerais sobre todo o corpo humano, a ingestão contínua de luteína garante a quem usa uma melhora em áreas específicas.

 

Proteção a saúde dos olhos

A luteína é um dos elementos que constitui o próprio tecido dos olhos, portanto o seu consumo significa literalmente reforçar essa área do corpo. Ademais, ela atua na retina, especificamente nos fotorreceptores, que são responsáveis por captar a luz. Portanto, seus benefícios aos olhos é estrutural e funcional.

 

Um dos grandes benefícios à saúde dos olhos diz respeito à prevenção das doenças degenerativas dos olhos como, por exemplo, a catarata e a degeneração macular, que pode causar cegueira.

 

Proteção da pele

Como já mencionado, a luteína possui atribuição antioxidante. Na prática, é excelente na limpeza e remoção de impurezas da pele. Ao atuar contra os radicais livres, esse carotenóide, de fato, combate às ações que promovem o envelhecimento precoce.

 

As rugas, combatidas tradicionalmente através de cremes, procedimentos estéticos e até mesmo cirurgias, podem ser prevenidas com o uso frequente da luteína. Toda marca que surge devido à intensificação das expressões faciais pode ser evitada com o uso deste carotenóide. Além de tudo, pesquisas indicam que a ingestão precoce de luteína está associada à prevenção do câncer de pele.

 

Cuida do sistema cardiovascular

Ingerir alimentos ou suplementos que contenham luteína, pode ajudar a evitar doenças como a aterosclerose. Essa, em particular, é extremamente prejudicial, pois consegue levar uma pessoa a um infarto. Isso ocorre devido às gorduras em excesso no organismo, que chegam até as artérias e as entopem.

 

A mesma ação antioxidante que protege e cuida da aparência da pele é ligada à proteção dos vasos sanguíneos. A luteína é capaz de impedir o acúmulo de LDL (colesterol ruim) na corrente sanguínea, processo que também já foi registrado nas pesquisas científicas. A luteína também é uma aliada no tratamento da pressão arterial. Seu uso contínuo, obviamente somado a uma alimentação saudável e uma vida de exercícios moderada, já é o bastante para ajudar no tratamento da hipertensão.

 

Melhora a imunidade

A conjugação de seu poder anti-inflamatório e antioxidante faz com que a luteína seja usada como um potente suplemento para regular e aumentar a imunidade do organismo como um todo. Um sistema imunológico sadio representa um corpo mais apto a lutar contra doenças.

 

Luteína: existem contraindicações?

Ela é um produto natural, um composto extraído de alimentos, portanto não sintética. Não existe uma contraindicação propriamente dita, contudo, é importante observar que as cápsulas desse composto existem justamente para que a concentração dele seja maior. Existe, porém, um grupo de pessoas que deve ter cautela extra ao fazer a suplementação. Grávidas e lactantes só podem consumir luteína após exames e recomendação médica. Os responsáveis por crianças de até 3 anos também devem observar esse critério.

 

Onde comprar Luteína?

Uma vez compreendida a extensão dos benefícios da luteína, é compreensível que existam muitas marcas divulgadas, especialmente na internet. Logo, é preciso tomar cuidado e buscar as fontes onde o produto prometido realmente se trata desse poderoso carotenóide, e na concentração correta.

 

A loja virtual da Nature Center possui os melhores suplementos do mercado, além de sua linha exclusiva, de modo que você possa adquirir produtos excelentes, sem contra indicações, aprovados pelos órgãos competentes e com um preço justo.

Muito mais do que simplesmente tomar uma cápsula, é ter a consciência do poder desse composto no organismo. A luteína atua desde a saúde dos olhos até a do coração, portanto a suplementação é uma boa alternativa para ter uma vida mais saudável.

Saiba onde comprar Luteína aqui.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Nature Center

E-commerce dedicado à Saúde e Bem Estar, sendo referência no mercado brasileiro por conter produtos diferenciados.

Todos os posts

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Redes Sociais

Sobre o Autor

Elcione Hickson

"Elcione Hickson, é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, é apaixonada por vida saudável, além de buscar sempre atualizações na área, em prol de compartilhar seu conhecimento e vivência."


Elcione Morais Nogueira Hickson CRF-MG 6655.

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.